A explicação de Luis Enrique para Gonçalo Ramos não ter saído do banco
Gonçalo Ramos, jogador do PSG (IMAGO / NurPhoto)

A explicação de Luis Enrique para Gonçalo Ramos não ter saído do banco

INTERNACIONAL02.05.202417:27

Apesar da boa forma, o avançado português não somou qualquer minuto na primeira mão da meia-final da Liga dos Campeões contra o Dortmund

Apesar da boa forma que tem apresentado, somando quatro golos marcados apenas no mês de abril, Gonçalo Ramos não chegou a sair do banco para tentar reverter a derrota do PSG na casa do Dortmund (1-0), na primeira mão da meia-final da Liga dos Campeões.

A decisão de Luis Enrique em não dar qualquer minuto ao avançado português gerou alguma discussão em França. No final do encontro, o treinador do PSG não escapou das perguntas em relação a Gonçalo Ramos e, ainda que não tenha respondido diretamente, deixou no ar uma possível explicação para o português não ter sido opção.

«Nós, treinadores, tomamos sempre as nossas decisões com base no que achamos que é melhor para a equipa. Antes de falar das mudanças, é preciso dizer que foi um jogo equilibrado entre duas equipas que jogam bom futebol quando têm a bola», afirmou Luis Enrique.

Não entrou Gonçalo Ramos, mas, por outro lado, Kolo Muani foi a jogo. Contudo, o francês ficou com a função de cobrir a ala esquerda, o que acabou por não correr tão bem. Luis Enrique explicou esta decisão e pode ter deixado mais pistas sobre a falta de minutos do português: «O nosso objetivo era claramente pressionar. Tentámos proteger-nos pelo lado esquerdo, permitindo ao Barcola situações de dois contra um. Queríamos ter o nosso lateral ou um médio que pudesse ajudar a defender em bolas longas».

«Na primeira parte, devíamos ter sido mais incisivos no ataque. Depois demos mais trabalho ao adversário, que teve de defender a sua vantagem. No segundo tempo, não posso culpar os meus jogadores pelo seu estado de espírito. Não teve nada a ver com táticas», explicou o treinador do PSG quando questionado se tinha mudado a tática ao intervalo.

A imprensa francesa vê as explicações de Luis Enrique uma justificação para que este não tenha deixado que Mbappé fosse para a ala esquerda, como tantas vezes faz. Segundo o RMC Sport, se Kylian Mbappé está a ocupar o centro do ataque, não há espaço para colocar um «número 9 puro» como é Gonçalo Ramos, o que explica a sua falta de minutos.