A equipa que reclama o recorde de Jorge Jesus
Jorge Jesus fez história no Al Hilal (IMAGO)

A equipa que reclama o recorde de Jorge Jesus

INTERNACIONAL16.04.202413:44

Técnico do Al Hilal já leva 34 vitórias consecutivas, um registo reconhecido pelo Livro de Recordes do Guiness

Já foi em março que o Al Hilal de Jorge Jesus bateu o recorde dos galeses dos The New Saints e chegou aos 27 triunfos consecutivos, marca que entretanto foi estendida para 34. No entanto, uma equipa do Turquemenistão afirma que já ultrapassou a mesma.

Trata-se do Arkadag FC, clube criado no ano passado, que ganhou a liga local na época de estreia, vencendo todos os 24 jogos. Junta-se a isso sete vitórias na taça local e mais seis no campeonato da presente época e o clube acredita ter vencido 37 jogos seguidos.

No entanto, o Guiness já veio refutar essa reivindicação, numa nota enviada ao The Guardian: «Há relativamente poucos detalhes disponíveis sobre a liga do Turquemenistão, menos do que queremos para o tipo de diligência que realizamos na nossa pesquisa para este e outros registos semelhantes.»

«Isto também pode ser indicativo de um nível de governação e competição abaixo do que normalmente procuramos. Tendo tudo isto em conta, confirmámos o Al Hilal como detentor do recorde», ditou a fonte do Guiness.

O Arkadag FC foi fundado pelo antigo presidente do Turquemenistão – um dos países mais fechados do mundo – de 2006 a 2022, Gurbanguly Berdymukhamedov. O nome do clube traduz-se por herói protetor.

Gurbanguly Berdymukhamedov, ex-presidente do Turquemenistão (IMAGO)

O clube situa-se numa cidade do sul do país, com o mesmo nome, que o próprio ex-presidente mandou construir e cujo custo terá ascendido aos 4,7 mil milhões de euros, segundo o The Guardian.