A dimensão do calvário de Bernat
Juan Bernat, 30 anos, lateral-esquerdo do Benfica emprestado pelo PSG (Foto: Nicolo Campo/IMAGO)

A dimensão do calvário de Bernat

NACIONAL07.02.202419:53

Lateral passou quase metade do tempo de fora, por lesão, nos últimos três anos e meio; paragem no Benfica é a segunda maior da carreira

Os últimos três anos têm sido infernais para Juan Bernat. Desde que se lesionou gravemente no joelho esquerdo, em setembro de 2020, num jogo do PSG frente ao Metz, e até final de abril de 2024, data provável para o seu regresso à competição, o espanhol terá estado 570 dias de fora devido a problemas clínicos e físicos. 

Isto significa que 44 por cento do tempo foi passado entre a mesa de operações, departamento médico e sessões de recuperação, divididos entre Paris e Lisboa. 

A maior paragem foi precisamente após o grave problema no joelho: rotura dos ligamentos cruzados, implicando uma ausência de competição de 347 dias e um total de 60 jogos, equivalente a mais que uma temporada desportiva.

Desde o regresso aos relvados após a cirurgia, o valenciano passou por mais quatro paragens, que de acordo com o levantamento feito pelo transfermarkt tiveram sempre origem muscular (e também por Covid-19), somando um total de 52 dias fora dos relvados. 

Entre os que falhou e os que deve falhar, serão 32 jogos de fora no Benfica, numa paragem de 180 dias

Foi com este histórico que o internacional espanhol (11 jogos) chegou à Luz e é no Benfica que tem a sua segunda maior ausência competitiva da carreira, prevendo-se que entre o último jogo pelos encarnados, a 31 de outubro (Arouca), e a total recuperação passem 180 dias e um total de 32 falhados.

Juan Bernat foi operado nesta terça-feira a uma pubalgia, em Bordéus, depois de ter tentado, sem sucesso, um tratamento conservador. A paragem prevista é de oito semanas. 

O esquerdino de 30 anos aterrou em Lisboa no verão, por empréstimo do Paris Saint-Germain, clube com o qual tem contrato até junho de 2025, e participou apenas em seis jogos, metade deles a titular.