«O FC Porto é mais importante»: tudo o que disse Pepe na antevisão à final
Pepe (IMAGO)

«O FC Porto é mais importante»: tudo o que disse Pepe na antevisão à final

NACIONAL25.05.202420:32

Capitão dos dragões mostrou-se focado na conquista da Taça de Portugal; recusou falar sobre a sua recuperação, a possível renovação e da presença no Euro-2024

Pepe deixou para o seu treinador, Sérgio Conceição, instantes depois, o anúncio sobre a sua (in)disponibilidade para a disputa da final da Taça de Portugal. Focado na tarefa do coletivo em conquistar a prova rainha pela terceira época consecutiva, o capitão dos azuis e brancos não aceitou abordar outro assunto que não a decisão da prova, agendada para este domingo, chutando para canto outros temas como a sua eventual continuidade ou a presença no Euro-2024, para o qual se encontra convocado por Roberto Martínez para representar Portugal.

Estamos em véspera do jogo. Vai concretizar o objetivo de jogar? Está a 120%?

Estou bem, depois o mister vai explicar melhor. Primeiro, há que demonstrar respeito pelo nosso adversário e respeitá-lo ao máximo, como fizemos em outras finais, dando o nosso melhor, trabalhando como uma equipa e mostrando o nosso espírito de equipa. Temos de fazer o que o treinador nos pediu durante a emana para sairmos vitoriosos.



Espera uma final quentinha?
Espero que seja uma final entre duas grandes equipas, à altura do que é a
Taça de Portugal. Esta competição representa muito do que é o futebol português e é com esse intuito que encaramos o jogo, com muita seriedade, com respeito máximo por todas as equipas, seja de que Liga forem, da Liga 3 ou da Liga 2... Vão para o campo os melhores e trabalhamos ao máximo para poder honrar este clube e esperamos entrar bem, com esta paixão neste último jogo.

Será o terceiro jogo da temporada entre as duas equipas esta época. Tendo por base o que se passou no campeonato, que jogo espera amanha?

Vai ser um jogo difícil entre duas boas equipas. Demonstrámos no último jogo em casa, contra o
Sporting, o que somos verdadeiramente e merecíamos mais naquele jogo. O primeiro foi completamente diferente porque jogámos com um a menos, por muito tempo, em Alvalade…Vai ser um jogo difícil e espero que o FC Porto esteja á altura da final.



Como é possível travar
Gyokeres coletivamente? Como será o seu futuro? Perspetiva ficar ou será o seu último ato como capitão?

Acho que não temos de nos focar individualmente em ninguém, temos de ter respeito pelo
Sporting e é nesse sentido que vamos pois encaramos este jogo, com todos os jogadores e para fazermos o nosso trabalho e como o mister vem habituando os nossos adeptos. Sobre a renovação, não é altura para falar. Estamos a falar de uma final e o FC Porto é muito mais importante que o Pepe, não me vou pronunciar.

O Pepe sempre disse que ficaria se se sentisse apto para tal. Sente-se apto?

Sobre mim não me vou pronunciar, por respeito aos meus colegas. A
Taça é uma competição demasiado bonita para falar de mim. Estou aqui para ajudar os meus companheiros e ajudá-los com a ilusão de ganhar mais uma taça.



Está convocado para o
Euro. Qual a sua reação à convocatória?

Não vou falar da seleção aqui, por respeito à própria seleção. Amanhã não sei se aqui estarei, não sabemos o dia de amanhã, o que me preocupa é o dia de hoje. Estou muito feliz por poder representar o
FC Porto e estar na seleção. Sou um privilegiado por fazer o que mais amo, que é jogar futebol.