Siga o Tondela vs Famalicão em direto
FINAL DA PARTIDA!! TONDELA 0 FAMALICÃO 1. Dois jogos, duas vitórias, quatro golos marcados e nenhum sofrido. É este o registo do conjunto orientado por Hugo Oliveira que, desta forma, tem uma certeza: vai dormir (pelo menos) esta noite na liderança isolada da Liga. Depois do triunfo (3-0) sobre o Santa Clara, na ronda anterior, os minhotos foram a Rio Maior bater os beirões - golo apontado por Simon Elisor, aos 69 minutos - e dão corpo a mais um excelente arranque de campeonato, à imagem, de resto, do que já haviam feito na época passada, ainda com Armando Evangelista ao leme. Esta tarde, no anfiteatro riomaiorense, os azuis e brancos do Minho foram mais pragmáticos e maduros, conseguindo, assim, mais três pontos na sua caminhada. O embate foi equilibrado, mas o Tondela também dispôs de excelentes situações para marcar, nomeadamente no arranque da etapa complementar, quando Miro (46') e Ouattara Moudjatovic (52') atiraram ao poste e à barra, respetivamente. O Famalicão, depois de bafejado pela sorte, soube voltar ao domínio do desafio e aproveitar uma transição rápida para apontar o único tento do encontro. Depois disso, os auriverdes tiveram mais coração do que cabeça e os minhotos geriram na perfeição a vantagem.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Por pouco! Cabeceamento de Afonso Rodrigues ao lado do poste direito da baliza à guarda de Lazar Carevic.
O jogo é reiniciado.
Ouattara Moudjatovic viu a barra negar-lhe os intentos, aos 52 minutos:
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Grande defesa de Bernardo Fontes! Remate cruzado de Umar Abubakar para uma excelente intervenção do guarda-redes brasileiro do Tondela.
Miro, logo na primeira jogada desta segunda parte, atirou ao poste esquerdo da baliza do Famalicão:
O quarto árbitro mostra 6 minuto(s) de descontos
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 532
Mathias de Amorim sai do campo e é substituído por Umar Abubakar.
Simon Elisor sai do campo e é substituído por Ibrahima Ba.
Joe Hodge sai do campo e é substituído por Hélder Tavares.
O jogo é reiniciado.
Sorriso, no último suspiro da primeira parte, também ficou perto de marcar:
Paragem para beber água. Está muito quente hoje e o jogo é parado para que os jogadores se refresquem.
Grande oportunidade para o Famalicão! Pontapé de canto batido à esquerda por Sorriso, desvio de primeira de Léo Realpe, já no interior da pequena área, e enorme defesa de Bernardo Fontes a negar o segundo golo aos minhotos.
Pedro Bondo sai do campo e é substituído por Gustavo Garcia.
Gustavo Sá sai do campo e é substituído por Pedro Santos.
GOOOOOLOOOOO DO FAMALICÃO!! Passe de Mathias de Amorim e remate de primeira de Simon Elisor, à entrada da área, com a bola a entrar junto ao ângulo superior esquerdo da baliza defendida por Bernardo Fontes. Os minhotos adiantam-se no marcador em Rio Maior. 0-1.
G O O O O O L O - Simon Elisor do Famalicão bate o guarda redes de fora da área de pé esquerdo!
Responde o Famalicão! Cruzamento da direita de Rodrigo Pinheiro e remate na passada de Gustavo Sá a rasar o poste direito da baliza à guarda de Bernardo Fontes.
Ouattara Moudjatovic sai do campo e é substituído por Yefrei Rodríguez.
Yarlen sai do campo e é substituído por Afonso Rodrigues.
Com nota artística! Cruzamento da esquerda de Ouattara Moudjatovic e pontapé de bicicleta de Yarlen para defesa segura de Lazar Carevic.
Yarlen obrigou Lazar Carevic a aplicar-se, aos 36 minutos:
Gil Dias sai do campo e é substituído por Romeo Beney.
Lazar Carevic demonstrou a sua atenção na sequência do remate de Xabi Huarte (22'):
Aos 12 minutos, Simon Elisor viu Tiago Manso negar-lhe os intentos em cima da linha:
NA BARRA!! Pouco depois de Miro atirar ao poste, agora foi a vez de Ouattara Moudjatovic rematar com estrondo à barra da baliza à guarda de Lazar Carevic, que, neste lance, nada poderia fazer para evitar o primeiro golo do Tondela. O conjunto orientado por Ivo Vieira entrou muitíssimo bem nesta etapa complementar...
Mathias de Amorim, logo no primeiro minuto, tentou a sua sorte neste lance:
NO POSTE!! Remate de Miro, já dentro da área, Lazar Carevic consegue o desvio e a bola ainda vai ao poste esquerdo da baliza do Famalicão. O Tondela esteve a milímetros de inaugurar o marcador...
Xabi Huarte sai do campo e é substituído por Pedro Maranhão.
Início da segunda parte.
INTERVALO! TONDELA 0 FAMALICÃO 0. O equilíbrio tem sido a nota dominante e, como tal, o empate aceita-se perfeitamente. Os minhotos entraram de forma mais afirmativa, com Mathias de Amorim a dar o primeiro sinal logo no minuto inicial, mas os beirões não demoraram a responder, por Miro (7'). À passagem do minuto 12 surgiu a oportunidade mais flagrante de toda a primeira parte, com Tiago Manso, em cima da linha, a negar o golo a Simon Elisor, na sequência de um cabeceamento do ponta de lança francês que havia sofrido um desvio e tirado Bernardo Fontes do lance. Responderam os auriverdes, com um tiro de meia distância de Yarlen que Lazar Carevic teve dificuldades em suster, cabendo a Sorriso tentar a sua sorte no último suspiro antes do intervalo, sendo que o remate (forte) do extremo brasileiro do conjunto de Vila Nova saiu a rasar a barra da baliza contrária. Há transpiração de ambos os lados, é um facto, mas falta mais inspiração...
O árbitro apita para o intervalo
A rasar a barra! Remate em jeito de Sorriso, à entrada da área, com a bola a passar muito perto do travessão da baliza defendida por Bernardo Fontes.
O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos
Cícero está a sair com queixas físicas e é substituído por Juan Rodríguez.
Yarlen testa a meia distância! Remate forte do jovem extremo do Tondela com Lazar Carevic a ter algumas dificuldades em travar o esférico, algo que só conseguiu à segunda.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
O jogo é reiniciado.
Pausa para hidratação.
Paragem para beber água. Está muito quente hoje e o jogo é parado para que os jogadores se refresquem.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Xabi Huarte testa a atenção de Lazar Carevic! Cruzamento da direita de Ouattara Moudjatovic e remate do médio espanhol dos beirões para defesa atenta do guarda-redes montenegrino dos minhotos.
Léo Realpe do Famalicão recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.
Grande oportunidade para o Famalicão! Pontapé de canto cobrado à esquerda por Sorriso, cabeceamento de Simon Elisor que sofreu um desvio e traiu Bernardo Fontes, valendo ao Tondela o bom posicionamento de Tiago Manso que, em cima da linha, evitou o primeiro golo do conjunto minhoto.
Reage o Tondela... mas também sem direção. Transição rápida dos beirões e remate em jeito de Miro, ainda de fora da área, com a bola a sair sem ponta de perigo para Lazar Carevic.
Primeira aproximação com algum perigo por parte do Famalicão. Passe de Gustavo Sá e remate de Mathias de Amorim, à entrada da área, por cima da barra da baliza à guarda de Bernardo Fontes.
Famalicão sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
INÍCIO DA PARTIDA!
Vai cumprir-se um minuto de silêncio em memória de Joaquim Oliveira.
Aí estão as três equipas! Depois da habitual saudação ao público e da escolha de campo e bola, estará tudo a postos para o apito inicial deste Tondela-Famalicão, partida da 2.ª jornada da Liga, que, recorde-se, vai ser jogada no Estádio Municipal de Rio Maior.
Terminado o período de aquecimento dos artistas, que entretanto já regressaram aos balneários, o tapete verde do Estádio Municipal de Rio Maior está agora a ser regado para que a relva fique em perfeitas condições para o início da partida, o que deverá acontecer dentro de sensivelmente 10 minutos.
As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado do Estádio Municipal de Rio Maior. Nas bancadas já estão alguns adeptos, de ambas as equipas, sendo de prever que até ao apito inicial ainda mais aficionados de Tondela e Famalicão possam chegar aqui ao anfiteatro riomaiorense. Isto, claro está, pese embora o intenso calor que se faz sentir na referida cidade ribatejana. Neste momento (e à sombra!) estão cerca de 35º, pelo que, como se imagina, qualquer comparação entre a tribuna de Imprensa e uma sauna... não é pura ficção. Jornalistas sofrem...
Já Hugo Oliveira, técnico do Famalicão, faz apenas uma mudança na equipa relativamente às escolhas iniciais que tinha feito para o duelo com o Santa Clara (3-0). Sai Rafa Soares, devido a lesão (mialgia do adutor), entra Pedro Bondo.
Ivo Vieira, treinador do Tondela, procede a três alterações no onze tendo como termo de comparação o encontro da jornada anterior, diante do SC Braga (0-3). Saem Brayan Medina, Hélder Tavares e Pedro Maranhão, entram Christian Marques, Xabi Huarte e Ouattara Moudjatovic.
Famalicão (treinador): Hugo Oliveira
Famalicão (suplentes): Ivan Zlobin (1), Gustavo Garcia (2), Marcos Peña (8), Umar Abubakar (9), Otar Mamageishvili (15), Roméo Beney (18), Yassir Zabiri (21), Ibrahima Ba (55) e Pedro Santos (80)
Famalicão (titulares): Lazar Carevic (25); Rodrigo Pinheiro (17), Léo Realpe (3), Justin de Haas (16) e Pedro Bondo (28); Tom van de Looi (6) e Mathias de Amorim (14); Gil Dias (23), Gustavo Sá (20) C e Sorriso (7); Simon Elisor (12)
Tondela (treinador): Ivo Vieira
Tondela (suplentes): Gabriel Souza (1), Bebeto (2), Pedro Maranhão (7), Hélder Tavares (8), Yeffrei Rodríguez (7), Afonso Rodrigues (19), Brayan Medina (20), Rémy Vita (21) e Juan Rodríguez (32)
Tondela (titulares): Bernardo Fontes (31); Tiago Manso (48), João Afonso (5) C, Christian Marques (4) e Maviram (60); Xabi Huarte (14), Cícero (97) e Joe Hodge (10); Ouattara Moudjatovic (70), Miro (9) e Yarlen (67)
Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria); Assistentes: Hugo Marques e Ricardo Carreira; 4.º Árbitro: Rui Bolais Mónica; VAR/AVAR: Cláudia Ribeiro e Pedro Felisberto
Já há equipas oficiais!
Com o mercado de transferências ainda aberto, os clubes vão realizando algumas movimentações no sentido de dotarem os plantéis de mais e melhores soluções para os respetivos treinadores. O Famalicão, que mantém a aposta forte num projeto duradouro e que tem vindo a ter sucesso, ainda deverá contratar (pelo menos) mais um jogador - até para fazer face à grave lesão sofrida por Óscar Aranda (o extremo espanhol só deverá estar recuperado na segunda metade da temporada) - e o Tondela continua em força no terreno para aumentar as opções de Ivo Vieira. O internacional português Ivan Cavaleiro foi o último a ser garantido - o extremo será oficializado muito em breve -, ao passo que Canizares está na mira para a baliza.
Eis a projeção de Hugo Oliveira, técnico do Famalicão:
Recorde a antevisão de Ivo Vieira, treinador do Tondela:
Pelo exposto, está fácil de ver que a entrada em cena na nova época foi de extremos para Tondela e Famalicão. É (também) por isso que o jogo desta tarde gera ainda mais expectativa. Tudo porque, apesar do desaire por números expressivos na Pedreira, os tondelenses deixaram uma imagem positiva e em muitos momentos do jogo demonstraram que têm qualidade para fazerem um campeonato tranquilo. Por outro lado, os famalicenses não deram hipótese ao (europeu) Santa Clara e talvez nem o mais otimista dos adeptos dos azuis e brancos do Minho sonhasse com uma ronda inaugural tão categórica. Será desta que o emblema de Vila Nova vai conseguir o ambicionado apuramento para as competições europeias?...
Lembra-se do que se passou no triunfo do Famalicão diante do Santa Clara? Está aqui:
Foi assim que A BOLA 'viu' o SC Braga-Tondela, da ronda inaugural da Liga:
As duas equipas chegam a este embate após arranques totalmente diferentes... mas ambos marcados pelo mesmo número: 3. O Tondela saiu derrotado (0-3) da deslocação ao reduto do SC Braga, o Famalicão recebeu e venceu (3-0) o Santa Clara. É, pois, caso para perguntar: quem reagirá melhor... à 'chapa 3'?
Recorde aqui a oficialização do novo estádio para esta partida:
A 2.ª jornada da Liga coloca frente a frente Tondela e Famalicão, numa partida que está agendada para as 15h30 deste sábado, mas, ao contrário do que possa pensar-se quando olhamos para os nomes de ambos os contendores, a partida não vai disputar-se na Beira nem em Vila Nova: será no Estádio Municipal de Rio Maior. A razão prende-se com as más condições do relvado do anfiteatro tondelense, onde o duelo seria, em condições normais, disputado. Mas, seja lá onde rolar o esférico, A BOLA está sempre presente. Como tal, a nossa equipa de reportagem já se encontra em Rio Maior para lhe contar tudo sobre este Tondela-Famalicão. E tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!