Portugal sub-17
1 - 0
Áustria sub-17

Siga o Portugal sub-17 vs Áustria sub-17 em direto

Já está: Portugal vence o Mundial sub-17!
Golo solitário de Anísio Cabral decidiu uma palpitante final, um jogo que Portugal nunca vai esquecer

Rafael Quintas, o capitão da Seleção, levanta o troféu de campeão Mundial!

Gianni Infantino, presidente da FIFA, entrega as medalhas aos jogaodores.

A Itália recebe as medalhas de 3.º classificado do Mundial. Segue-se a áustria, pelo 2.º lugar que alcançou.

Mateus Mide recebe o prémio de melhor jogador do Mundial da smãos de Xavi!

Portugal em destaque nos prémios individuais neste Mundial sub-17, incluindo o de melhor jogador!

Os jogadores portugueses fazem um túnel de honra para a equipa austríaca, que sobe primeiro ao palco para receber as medalhas.

Marcel Desailly leva a taça do Mundial para o palco já montado no relvado.

Obrigado pela sua companhia neste dia histórico para o futebol português! Daqui a pouco publicaremos a crónica e todas as reações deste encontro.

Final do encontro: Portuga vence a Áustria e é campeão do mundo de sub-17!

Jogo fantástico dos comandados de Bino Maçães, que marcaram graças a Anísio Cabral (32’), mas que venceram devido a um jogo fantástico, que concedeu muitas poucas oportunidades ao adversário e que junta agora o título de campeão mundial ao Europeu que já conquistara neste ano!

Toda a equipa está de parabéns, assim como todo o país!

90

O árbitro dá 5 minutos de compensação.

89

A defesa de Portugal fica, pela primeira vez, aos papéis enquanto vão chovendo bolas para a área. Para já, a Áustria é que não consegue aproveitar.

85

Áustria manda ao posteeee! Daniel Frauscher, na primeira ação que tem no jogo, recolhe uma bola à entrada da área e dispara com toda a força contra o poste da baliza de Romário Cunha!

80

O sonho já está ali tão perto...

O golo de Anísio Cabral, até agora o único desta final:

77

Mais duas substituições para Portugal: saem Mateus Mide e Rafael Quintas, entram Tomás Soares e Santiago Verdi.

75

Portugal consegue controlar o jogo e até atacar com mais perigo do que a Áustria. Falta discernimento e cabeça fria para os austríacos, que não encontram soluções para, em ataque organizado, desbloquearem a compacta defesa portuguesa.

A festa do golo de Anísio Cabral (Portugal) na final do Mundial sub-17 - Foto: FPF

A reação do selecionador Sub-21, Luís Freire, à vantagem portuguesa na final do Mundial sub-17:

67

José Neto remata uma bola que ficou a pingar na área, mas não acerta com a baliza.

66

Substituições de Portugal: entram João Aragão e Yoan Pereira, saem Stevan Manuel e Duarte Cunha.

Adeptos de Portugal na final do Mundial sub-17 - Foto: EPA/Noushad Thekkayil
64

Moser desperdiça um livre lateral ao tentar rematar diretamente à baliza, mas a bola sai muito por cima da baliza.

62

Mateus Mide peeeerto do 2-0! Excelente cruzamente de Anísio Cabral para o cabeceamento de Mateus Mide, ao lado da baliza. Os dois jogadores trocaram as habituais tarefas e por pouco que Portugal não marca o segundo.

Stevan Manuel (Portugal) em ação na final do Mundial sub-17 - Foto: EPA/Noushad Thekkayil
55

A Áustria consegue chegar com maior frequência à área portuguesa, mas algum nervosismo na execução vai impedindo que a equipa crie lances de perigo. Nota-se claramente urgência na busca pelo empate, porque o tempo, agora, não é amigo dos austríacos.

Portugal e Áustria em duelo na final do Mundial sub-17 - Foto: EPA/NOUSHAD THEKKAYIL
49

Lance bem trabalhado por Stevan Moreira, a deixar Feldinger no chão e a rematar com perigo, mas contra o pé de Pokorny.

48

Livre muito perigoso de Hasan Deshishku, passa por cima da barreira e vai à baliza de Portugal, onde estava Romário Cunha a defender para canto.

O árbitro julgou que não houve fora de jogo no lance do goo português, apesar das queixas do selecionador austríaco Hermann Stadler.

Lance decisivo da primeira parte da final do Mundial sub-17: a análise ao golo de Anísio (Portugal) no duelo com a Áustria - Foto: Canal 11
46

Começa a 2.ª parte!

Steven Manuel (Portugal) em ação na final do Mundial sub-17 contra a Áustria - Foto: ÖFB

Intervalo: Portugal 1-0 Áustria

Era difícil pedir mais a Portugal nesta 1.ª parte. Conseguiu bater uma defesa que tem sido de betão com uma excelente jogada entre Mateus Mide e Duarte Cunha, antes da simples finalização de Anísio Cabral (32’).

Johannes Moser ficou perto do golo (15’), mas Mauro Furtado estava nos sítio certo à hora certa para limpar o perigo. Foi a única grande chance da Áustria. Portugal está a jogar bem e só tem razões para assim continuar, se bem que o cansaço pode fazer-se sentir nesta 2.ª parte. Haja esperança!

45

O árbitro dá 3 minutos de compensação.

42

Portugal continua a pressionar e tenta chegar ao 2-0 ainda antes do intervalo!

Anísio Cabral chega ao sétimo golo no Mundial e só está a um de igualar o registo do austríaco Johannes Moser, que já esteve perto de marcar hoje.

Ao oitavo jogo, é apenas o segundo golo que a Áustria sofre no Mundial! Note-se que o árbitro só reviu a jogada a pedido do selecionador Hermann Stadle. Como não tinha razão, Stadler já só pode pedir mais uma vez, durante o jogo, a revisão de uma jogada.

33

ESTÁ CONFIRMADO! É GOLO DE PORTUGAL!

33

O árbitro vai rever as imagens ao VAR, a pedido do selecionador austríaco. Anísio Cabral pode estar fora de jogo.

32

GOOOOOOOLOOOOOO DE PORTUGAAAL! Que jogada fantástica! Duarte Cunha recebe na ala direita, combina muito bem com Mateus Mide e assiste Anísio Cabral, que só tem de encostar para uma baliza deserta e faz o golo português!!!

Portugal celebra o 1-0 frente à Áustria na final do Mundial sub-17 - Foto: FIFA
30

Portugal tem um jogo controlado, com clara perceção dos riscos que deve correr no passe e nas desmarcações, mas bem rendilhado e trabalhado, sobretudo pelas alas, onde Mateus Mide se desloca para dar qualidade à distribuição de jogo. A Áustria vive um pouco mais de um jogo anárquico, gosta de provocar um caos controlado com passes verticais e contra-ataques rápidos.

24

Mauro Furtado encontra Anísio Cabral a fugir ao central Ndukwe, avança para a área, mas o remate apressado de pé esquerdo saiu ao lado.

19

Banjaqui lança Mateus Mide na ala direita, o jogador do FC Porto ganha espaço e cruza rasteiro para Anísio Cabral, que falha o remate na área. Na sequência, Rafael Quintas dispara à figura de Daniel Posch.

15

Mauro Furtado impede o golo da Áustria! Transição muito perigosa para Portugal, que se vê aflito para afastar o perigo. Valeu a intervenção de Furtado, para cortar o remate de Johannes Moser. O melhor marcador deste Mundial ficou próximo de aumentar a contagem pessoal.

13

Golo de Portugal... mas imediatamente anulado pela equipa de arbitragem. O guarda-redes Daniel Posch saiu da área para afastar uma bola, mas Duarte Cunha empurrou um defesa austríaco contra Posch, ficando assim com caminho livre para introduzir a bola na baliza.

8

Canto batido por Stevan Manuel e após alguns ressaltos, Bernardo Lima desvia ao de leve a bola para a baliza, mas a defesa austríaca estava atenta e afastou o perigo. Nota-se que a Áustria não está cómoda em campo, devido à pressão portuguesa

6

Entrada positiva e categórica de Portugal, que consegue progredir no terreno pelos dois flancos, com Stevan Manuel e Daniel Banjaqui em evidência até ao momento.

3

Primeira ameaça de Portugal! Anísio Cabral lança muito bem Mateus Mide na produndidade, que deixa a bola em Duarte Cunha para um remate perigoso, mas ao lado.

1

A Áustria sai a jogar... e atira pela linha de fundo portuguesa, para pressionar Portugal no pontapé de baliza e a estratégia traz logo frutos, com Portugal a perder a bola em zona proibida, mas um fora de jogo limpou o perigo da jogada.

O onze inicial de Portugal na final do Mundial sub-17 - Foto: FPF

Agora é a vez do hino austríaco, o Bundeshymne, que em português se traduz Terra de Montanhas.

Já se ouve A Portuguesa no Estádio Internacional Khalifa!

Chegada dos jovens portugueses ao estádio:

A final tem lugar no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, recinto com lugar para 40 mil pessoas e que recebeu vários jogos do Mundial 2022.

Estádio Internacional Khalifa, em Doha (IMAGO)

Onze da Áustria: Daniel Posch; Rafael Feldinger, Ifeanyi Ndukwe, Jakob Pokorny, Florian Hofman; Jakob Werner, Vasilije Markovic, Luca Weinhandl; Hasan Deshishku, Nicolas Jozepovic, Johannes Moser.

Suplentes: Paul Scharner, Christof Katzmayr, Sergej Savic, Emil Ganser, Julian Halmich, Loris Husic, Daniel Frauscher, Filip Alexksic, Dominik Dobis, Kenny Nzogang

O ONZE DE PORTUGAL:

Romário Cunha; Daniel Banjaqui, Martim Chelmik, Mauro Furtado, José Neto; Rafael Quintas, Bernardo Lima; Duarte Cunha, Mateus Mide, Stevan Manuel; Anísio Cabral.

Suplentes: David Rodrigues, Alexandre Tverdohlebov, Gabriel Dbouk, Ricardo Neto, Yoan Pereira, Miguel Figueiredo, Santi Verdi, Martim Guedes, João Aragão, Tomás Soares.

Riade 1989, Lisboa 1991, Bogotá 2011 e Doha 2025: as cidades e anos em que Portugal jogou a final de um Campeonato do Mundo de futebol. Venceu as duas primeiras, perdeu a terceira. Este é um jogo histórico para o futebol português, mas quando o apito inicial soar, a história fica para trás e a esperança depositada na equipa lusitana que quer juntar o título mundial ao Europeu que já conquistou neste escalão no último verão.

A melhor seleção austríaca num Mundial

Antes desta prova, o melhor lugar que a Áustria alcançou num Campeonato do Mundo de qualquer escalão foi mesmo nos seniores, em 1954, na Suíça. A equipa chegou até Às meias-finais, onde foi eliminada pela Alemanha Ocidental, eventual vencedora da prova, mas depois venceu o Uruguai para ficar no 3.º lugar.

Do lado da Áustria, Jakub Pokorny é, como descreve a FIFA, «um dos principais responsáveis por uma defesa praticamente intransponível» da equipa no Mundial. Johannes Moser é o melhor marcador da prova com 8 golos – ultrapassou Anísio Cabral graças ao bis na meia-final.

Antevisão de Bino Maçães: «Poder estar aqui é um privilégio para nós por representarmos bem tudo o que é o nosso país. Quando se chega à final, o único pensamento que uma equipe pode ter é o de vencê-la.»

Bino Maçães - Foto: FPF

O aviso de Rafael Quintas, capitão da Seleção: «A Áustria tem mostrado o seu poder em campo, tem muita capacidade para lutar até o fim do jogo, tem um bom futebol, e temos trabalhado para tentar contrariar o jogo deles.»

Hermann Stadler, selecionador austríaco, salientou que a Áustria só tinha o objetivo de ultrapassar a fase de grupos: «É a primeira vez que uma seleção da Áustria está na final. É fantástico, um sonho que se realiza. Que história incrível! Quando chegamos ao Mundial, o nosso objetivo era sair da fase de grupos, mas fomos melhorando a cada partida.»

O caminho de Portugal

A única equipa que perdeu um jogo e que chegou às meias-finais, Portugal entrou com tudo frente à Nova Caledónia (6-1) e a Marrocos (6-0), antes do desaire (1-2) com o Japão. Seguiram-se vitórias com a Bélgica (2-1), México (5-0) e Suíça (2-0), antes da vitória com o Brasil nas meias-finais, que colocaram a equipa das Quinas tão perto do sonho.

Estatísticas gerais: 7 jogos, 5 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 22 golos marcados, 4 golos sofridos.

Áustria na final com registo perfeito

7 jogos, 7 vitórias, 17 golos marcados e apenas um sofrido. A Áustria, que nem esteve no Europeu da categoria deste ano, ganho por Portugal, tem estado imaculada.

Venceu no grupo L Arábia Saudita (1-0), Mali (3-0) e Nova Zelândia (4-1), venceu a Tunísia no início da fase a eliminar, humilhou (4-0) Inglaterra, venceu o Japão (1-0) – a única seleção que derrotou Portugal neste Mundial – antes de ultrapassar a Itália (2-0) no último jogo.

Portugal vem de uma vitória dramática nas meias-finais da prova: empatou a zeros com o Brasil antes de sorrir nas grandes penalidades (6-5), onde um falhanço do guarda-redes Romário Cunha foi ultrapassado graças a duas perdidas dos brasileiros.

Boa tarde, esperançosos portugueses! É um dia muito especial para o futebol nacional, pela quarta vez, uma Seleção de Portugal está na final de um Campeonato do Mundo! A partir das 16.00 horas, os sub-17 comandados por Bino Maçães jogam com a Áustria, que nunca ganhou qualquer mundial em qualquer escalão, e pode acompanhar o jogo ao minuto aqui!