Siga o Gil Vicente vs Sporting em direto
2026 arranca com um empate entre Gil Vicente e Sporting. O jogo foi bastante equilibrado no primeiro tempo, onde o Sporting foi mais eficaz e conseguiu chegar à vantagem por Luis Suárez.
Galvanizados pelo golo marcado em cima do intervalo, os leões entraram melhor depois do intervalo, mas o Gil Vicente foi conseguindo anular muito bem essa superioridade inicial do Sporting, cresceu no jogo e foi atrás do resultado.
Os gilistas viram-se em superioridade numérica perto do minuto 80, face à expulsão de Gonçalo Inácio, e aproveitaram para aplicar um mata leão - que pode deixar o emblema verde e branco a sete pontos do líder, caso o FC Porto vença Santa Clara (domingo, às 18h).
Fim da partida: Gil Vicente 1-1 Sporting
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
O jogo está parado, enquanto o árbitro fala com alguns jogadores.
Hjulmand cabeceia com muito perigo por cima da barrada. Dá a sensação que Andrew defende, mas o árbitro dá pontapé de baliza.
O árbitro não aceita as queixas de Rómulo e mostra-lhe o cartão amarelo
Agora é a vez do Sporting criar perigo. Belo trabalho de Alisson pela esquerda. Elimbi tira para canto.
Carlos Eduardo novamente a causar muito perigo de cabeça! O Gil Vicente dá o tudo por tudo pelo 2-1.
O árbitro não aceita as queixas de Maxi Araújo e mostra-lhe o cartão amarelo
O quarto árbitro mostra 7 minuto(s) de descontos
Joelsoooooon isolou-se pela esquerda e ficou muito perto de fazer 2-1! Valeu uma bela defesa de Rui Silva para canto. Gil Vicente continua a apertar!
GOLOOOOO! Carlos Eduardo empata o jogo no Estádio Cidade de Barcelos. O avançado apareceu na área para finalizar de cabeça, após um belíssimo cruzamento de Luís Esteves.
Fotis Ioannidis sai do campo e é substituído por Rómulo - uma estreia na equipa A dos leões!
Hevertton Santos sai do campo e é substituído por Jonathan Mutombo.
Zé Carlos sai do campo e é substituído por Carlos Eduardo.
Murilo!!! Até o speaker gritou golo no Estádio Cidade Barcelos! Livre batido na sequência da expulsão de Gonçalo Inácio passou a milímetros da baliza defendida por Rui Silva.
CARTÃO! Depois de analisar a situação, o árbitro confirma o cartão de Gonçalo Inácio do Sporting.
Gonçalo Inácio é expulso! Gustavo Varela preparava-se para se isolar em direção à baliza e o defensa central travou-o. Sporting fica reduzido a dez jogadores a dez minutos do final do jogo.
Matheus Reis sai do campo e é substituído por Alisson Santos.
João Simões sai do campo e é substituído por Morita.
Gustavo Varela puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e leva amarelo.
Luís Esteves por cima! Médio apanhou uma bola perdida, mas o remate não lhe saiu bem.
César Peixoto, no tudo por tudo, lançou dois jogadores de ataque - Joelson e Martín - e está a resultar: o Gil Vicente vai-se aproximando da baliza leonina.
Estão 8956 espetadores no Estádio Cidade de Barcelos!
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Marvin Elimbi (Gil Vicente) leva cartão amarelo, depois de ter feito falta.
Gustavo Varela serve Martín para remate à entrada da área. Bola é desviada para canto.
O jogo é retomado.
Santi Garcia sai do campo e é substituído por Martín Fernandez.
Tidjany Touré sai do campo e é substituído por Joelson Fernandes.
O jogo está parado. Matheus Reis está deitado no chão.
Gil Vicente volta a crescer no jogo. Pontapé de canto para os galos.
Recorde o golo de Luis Suárez, que vai dando a vitória ao Sporting.
Agora foi a vez do Gil Vicente criar perigo!! Rui Silva defendeu o cabeceamento de Touré, depois de um cruzamento tirado pela direita por Zé Carlos.
Grande defesa de Andrew!! A impedir o bis de Luis Suárez. Leão sufoca galo nesta fase.
Luis Suárez que perigo!! Colombiano apareceu pelo lado esquerdo e rematou à estrada da área. Não passou muito longe do poste esquerdo...
Ionnidis ganha canto, depois de se aproximar da baliza com a bola controlada. O Sporting entra melhor no segundo tempo!
O árbitro mostra a Luis Suárez o cartão amarelo por conduta antidesportiva.
O árbitro mostra a Zé Carlos Ferreira e a Luis Suáreez, devido a uma picardia.
Remate perigoso de Maxi Araújo a abrir o segundo tempo! Andrew defendeu a dois tempos.
Início da segunda parte.
Intervalo (0-1). Não que o Sporting tenha sido indiscutivelmente a melhor equipa no primeiro tempo, mas foi, de certo, a mais eficaz. Viu-se, no Estádio Cidade de Barcelos, um jogo muito rápido, com boas oportunidades de parte a parte. Os galos entraram destemidos para enfrentar o leão e não se encostaram atrás. O golo dos verdes e brancos surgiu precisamente numa bola nas costas da defensiva gilista. Luis Suárez isolou-se e no frente a frente com Andrew meteu a bola por baixo das pernas do guarda-redes. Com este 'tento', o colombiano isolou-se também na lista de melhores marcadores da Liga, com 15 golos (mais um do que o benfiquista Pavlidis).
A imprensa brasileira avança que Filipe Luís (treinador do Flamengo) e José Boto (diretor desportivo) estão em Barcelos para observar o guarda-redes Andrew.
O árbitro apita para o intervalo
O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos
GOLOOOOO! Luis Suárez, o suspeito do costume, faz o 1-0 e põe o Sporting na frente! Na cara a cara com Andrew, o 97 dos verdes e brancos não tremeu. Mas há que dar destaque também ao grande passe de Eduardo Quaresma, que lançou o avançado colombiano nas costas da defensiva gilista. Os colegas reconheceram-lhe o mérito e foram festejar com o defesa central.
Gustavo Varela tenta agora a sua sorte, mas o remate de fora de área sai fraco.
Touré com uma grande oportunidade fazer o 1-0!! Depois de um corte deficiente de Trincão, na sequência de um livre, o extremo rematou pelo lado esquerdo dentro de área, mas Rui Silva defendeu.
Morten Hjulmand faz falta sobre Gustavo Varela, vê o quinto cartão amarelo no campeonato e falha o próximo jogo, frente ao Casa Pia, referente à 18.ª jornada da Liga.
O jogo é reiniciado.
Facundo Cáseres está a sair com queixas físicas e é substituído por Zé Carlos Ferreira.
Cáseres não está bem e vai sair. Zé Carlos Ferreira prepara-se para entrar.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque Cáseres está lesionado. César Peixoto chama os jogador para dar indicações.
Agora Suárez a tentar o golo de cabeça, após mais um cruzamento de Fresneda pela direita. Bola sai por cima...
O jogo é reiniciado.
Jogo parado. Murilo ficou magoado na cara, depois de um lance com Ionnidis, na área do Sporting.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Cheira a golo em Barcelos! As duas equipas tiveram duas grandes oportunidades para abrir a contagem, à passagem do quarto de hora.
Ioannidis por cima!! Grego apareceu no coração da área a cabecear, após cruzamento de Fresenada. Foi por pouco...
Gustavo Varela com um remate acrobático a obrigar Rui Silva a uma grande defesa para canto!
Rui Silva sacode o perigo com o punho.
Fresneda comete falta sobre Touré. Livre perigoso a favor do Gil Vicente do lado esquerdo.
Jogo parado. Matheus Reis e Zé Carlos estão pegados.
Bom ambiente no Estádio Cidade de Barcelos! Relvado rápido, resultado da chuva que caiu antes do início do encontro. Promete ser um belo espetáculo de futebol!
Bom ambiente no Estádio Cidade de Barcelos! Relvado rápido, resultado da chuva que caiu antes do início do encontro. Promete ser um belo espetáculo de futebol!
Sporting sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Equipas sobem ao relvado!
No ano passado, o Sporting não foi além de um empate sem golos no Estádio Cidade de Barcelos, num jogo que ditou a saída de João Pereira do comando técnico dos leões e consequente entrada de Rui Borges.
Filipe Luís, treinador do Flamengo, está em Barcelos para assistir ao jogo. José Boto, diretor desportivo do clube brasileiro, acompanha-o.
Em casa do Gil Vicente, já se realizaram 27 jogos entre as duas equipas, com o Sporting a sair de vencido mais de metade das vezes: 14. De resto, registam-se sete empate e seis vitórias para os gilistas.
O Gil Vicente não ganha ao Sporting desde dezembro de 2019 (há 14 jogos!). À data os galos venceram os leões por 3-1, em Barcelos, com golos de Kraev, Sandro Lima, Naidji. Para o Sporting marcou Wendel.
Equipas recolhem aos balneários.
A partida vai ser dirigida por Gustavo Correia, juiz da AF Porto, com assistência de Fábio Silva e Jorge Fernandes. Flávio Jesus é o 4.º árbitro e no VAR estarão Vasco Santos e Paulo Miranda.
No Sporting o homem do momento é Luis Suárez. O avançado colombiano marcou cinco golos nos últimos três jogos do campeonato. É - com 14 golos e a par com Pavlidis - o melhor marcador da I Liga.
Equipas já aquecem!
O Gil Vicente está na iminência de perder o seu goleador de serviço - Pablo - para o West Ham. O jogador - ainda ligado ao clube de Barcelos - cumpre 22 anos esta sexta-feira e os gilistas assinalaram a data nas redes sociais.
Guardiões leoninos também já aquecem, numa altura em que faltam cerca de 45 minutos para o arranque da partida.
Guarda-redes do Gil Vicente sobem ao relvado para dar início ao aquecimento.
Suplentes do Sporting: João Virginia, Morita, Georgios Vagiannidis, Giorgi Kochorashvili, Alisson, Rodrigo Ribeiro, Rômulo Junior, Rodrigo Dias e Flávio Gonçalves
Suplentes do Gil Vicente: Dani Figueira, Zé Carlos Ferreira, Mohamed Bamba, Joelson Fernandes, Sergio Lillo, Diogo Costa, Carlos Eduardo, Martín e Jonathan Mutombo
Já do lado do Sporting registam-se mudanças nas duas laterais: Fresneda regressa à direita e Matheus Reis à esquerda, para os lugares que no último jogo foram de Vagiannidis e Ricardo Mangas, respetivamente.
César Peixoto só faz uma mexida em relação ao jogo anterior. Com Pablo de partida para o West Ham, é Gustavo Varela quem assume o seu lugar.
Onze do Sporting (4x4x2): Rui Silva; Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Matheus Reis; Hjuldmand (C), João Simões, Maxi Araújo, Francisco Trincão; Ionnidis, Luis Suárez
Onze do Gil Vicente (4x2x3x1): Andrew; Zé Carlos (C), Marvin Elimbi, Espigares, Hevertton; Facundo Cáseres, Santi Garcia; Murilo, Luís Esteves, Tidjany Touré; Gustavo Varela
Já há onzes!
Recorde o que disseram César Peixoto e Rui Borges na antevisão ao duelo desta sexta-feira:
Rui Borges teve uma baixa de última hora para o duelo com o Gil Vicente. Ricardo Mangas não integrou a convocatória do técnico leonino, em virtude de uma limitação física apresentada na véspera. Eis o onze provável do emblema verde e branco em Barcelos:
Já o Sporting venceu em casa o Rio Ave por 4-0. Luis Suárez fez um hat trick e Maxi Araújo juntou-se à festa com outro golo.
Na última jornada, o Gil Vicente empatou 2-2 com o Arouca - jogo que, ao que tudo indica, marcou a despedida de Pablo que está de saída para o West Ham.
O número 9 dos gilistas marcou 10 golos em 13 jogos no campeonato, esta temporada. Foi precisamente com um golo que Pablo disse adeus a uma casa onde chegou esta época em definitivo, oriundo do Famalicão.
Apesar de não vencer para o campeonato há sete jogos, o Gil Vicente foi a equipa sensação da primeira volta do campeonato. É, à passagem desta jornada, o primeiro classificado depois do três grandes. Soma cinco empates e uma derrota nos últimos seis jogos.
Já o Sporting está em segundo lugar, com 13 vitórias, dois empates e apenas uma derrota (na 4.ª jornada contra o líder FC Porto). A equipa leonina tem o melhor ataque da Liga (46 golos) e está a três golos de bater o seu melhor registo atacante, ao fim da primeira volta, dos últimos 50 anos.
Olá! Seja bem-vindo ao acompanhamento em direto, em A BOLA, do Gil Vicente-Sporting da 17.ª e última jornada da primeira volta da Liga Portugal Betclic!