Liveblog Gil Vicente vs Estrela da Amadora outubro 2025
FINAL DA PARTIDA!! GIL VICENTE 2 ESTRELA DA AMADORA 0. Os galos continuam em alta e o triunfo desta tarde (aliado à derrota do Moreirense no reduto do Nacional) garante-lhes o 4.º lugar da tabela classificativa. Pablo voltou a ser o herói dos minhotos: dois golos e... três pontos em caixa. O jovem luso-brasileiro, de apenas 21 anos, abriu o ativo com um golo à ponta de lança, voltando a fazer o gosto ao pé pouco depois, na transformação de um pontapé de penálti. Os tricolores foram demasiado curtos na primeira parte e a desvantagem ao intervalo até era... lisonjeira. Na etapa complementar, porém, houve um momento que poderia ter ajudado a alterar a história do jogo: Andrew foi expulso e os gilistas ficaram em inferioridade numérica. Os tricolores foram, naturalmente, atrás do prejuízo, mas Dani Figueira (que entrara para o lugar do habitual dono das redes do Gil Vicente) respondeu à chamada e nunca permitiu que os forasteiros reduzissem a desvantagem para poderem, depois, reentrarem na discussão pelos pontos. Os galos estão (mesmo) na crista da onda, os estrelistas (que tiveram João Nuno em estreia no banco) voltaram a escorregar depois de na jornada anterior terem conseguido a primeira vitória na Liga.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
INCRÍVEL!! Gustavo Varela, chamado à transformação do penálti, permitiu a defesa de Renan Ribeiro, sendo que, na recarga e com a baliza totalmente escancarada, o jovem ponta de lança que está emprestado pelo Benfica ao Gil Vicente acertou em cheio... na barra.
O quarto árbitro mostra 8 minuto(s) de descontos
DEFENDIDO - Gustavo Varela atira o penalti, mas Renan Ribeiro defende!
Penálti para o Gil Vicente! Renan Ribeiro saiu dos postes para disputar uma bola área, mas derrubou Gustavo Varela à margem das leis. O árbitro apontou de imediato para a marca dos 11 metros.
Dani Figueira do Gil Vicente vê cartão amarelo por perder tempo.
Ghislain Konan sai do campo e é substituído por Antonio Espigares.
Paulo Moreira sai do campo e é substituído por Robinho.
Que grande defesa de Dani Figueira! Remate forte de Sidny Cabral para um voo espetacular do guarda-redes dos gilistas.
A rasar o poste! Jefferson Encada voltou a cruzar da direita e Kikas, de cabeça, ficou muito perto de reduzir a desvantagem.
Segura Dani Figueira! Remate de Jorge Meireles, à entrada da área e na sequência de um cruzamento da direita de Jefferson Encada, com o (agora) guarda-redes do Gil Vicente a demonstrar total confiança e a negar o golo ao médio do Estrela da Amadora.
Ainda antes do intervalo, Pablo, chamado à conversão de um pontapé de penálti, aumentou a vantagem do Gil Vicente:
Pablo abriu assim o marcador:
Rodrigo Pinho sai do campo e é substituído por Leandro Antonetti.
Segura Renan Ribeiro! Gustavo Varela, acabadinho de entrar, tentou a sua sorte, com um remate cruzado, ligeiramente descaído para o flanco direito, mas o guarda-redes dos tricolores estava atento e amarrou.
Pablo sai do campo e é substituído por Gustavo Varela.
Santi Garcia sai do campo e é substituído por Zé Carlos Ferreira.
Atanas Chernev sai do campo e é substituído por Alan Godoy.
Joelson Fernandes sai do campo e é substituído por Jonathan Mutombo.
Murilo sai do campo e é substituído por Dani Figueira.
Guilherme Montóia sai do campo e é substituído por Ryan Santos.
Cartão vermelho direto para Andrew! O guarda-redes do Gil Vicente saiu da grande área para impedir a progressão de Kikas, que surgia isolado, mas tocou a bola com a mão e, como tal, foi expulso pelo árbitro da partida.
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 4.960
Começa a chover no Estádio Cidade de Barcelos.
Luís Esteves viu Renan negar-lhe o golo (26'):
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Sidny Cabral, logo aos 8 minutos, atirou a rasar a barra:
Ianis Stoica sai do campo e é substituído por Jefferson Encada.
Início da segunda parte.
Murilo, aos 18 minutos, tentou a sua sorte, mas viu Bernardo Schappo negar-lhe os intentos:
INTERVALO! GIL VICENTE 2 ESTRELA DA AMADORA 0. Vantagem inteiramente justa dos gilistas e que só peca... por escasso. Os comandados de César Peixoto dominaram em absoluto os primeiros 45 minutos, jogaram quase sempre no último terço ofensivo e ameaçaram de várias formas a baliza de Renan Ribeiro. Pablo foi o autor dos dois golo (e novidades?) dos minhotos e está, naturalmente, a ser o principal destaque do desafio. Os tricolores tentaram segurar o ímpeto contrário nos instantes iniciais - Sidny Cabral até deu o primeiro sinal de perigo, como um remate a rasar a barra -, mas a verdade é que a equipa do estreante João Nuno tem estado demasiado curta no terreno de jogo. Será preciso (muito) mais para que os estrelistas consigam dar a volta ao texto na etapa complementar.
O árbitro apita para o intervalo
O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos
GOOOOOOOOLOOOOOOOO DO GIL VICENTE!! Chamado à conversão do penálti, Pablo não perdoou e chegou ao bis. 2-0.
Depois de ir ver as imagens, Márcio Torres tomou a decisão e anunciou-a a todos os adeptos presentes no Estádio Cidade de Barcelos: penálti para o Gil Vicente!
G O O O O O L O - Pablo do Gil Vicente de pé direito marca o penalti para o meio da baliza. Renan Ribeiro saltou para a direita.
Depois de validado pelo VAR, o árbitro alterou a sua decisão e marcou penalti para o Gil Vicente!
Atanas Chernev puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.
O Gil Vicente fica a pedir penálti por suposta falta de Atanas Chernev sobre Jonathan Buatu. O árbitro mandou seguir a partida, mas está agora a ouvir as indicações do VAR.
GOOOOOOOLOOOOOOO DO GIL VICENTE! Pablo, no coração da área, aproveitou uma bola que lhe chegou aos pés (erro de Kikas) e atirou de pronto para o fundo das redes da baliza contrária. Está consumada a superioridade dos gilistas. 1-0.
De novo o Gil Vicente! Agora foi Zé Carlos a testar a meia distância, com o remate do lateral-direito e capitão dos galos a sair muito perto do poste direito da baliza à guarda de Renan Ribeiro.
Segura Renan Ribeiro! Bela jogada de ataque do Gil Vicente - que começou nos pés de... Andrew (!) - que culminou com um remate forte de Luís Esteves, à entrada da área, para defesa atenta do experiente guarda-redes brasileiro do Estrela da Amadora.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Grande corte de Bernardo Schappo a evitar que o remate de Murilo seguisse na direção da baliza.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado, enquanto o árbitro fala com alguns jogadores.
Outra vez Santi García! O camisola 95 voltou a aparecer em zona frontal para visar a baliza contrária, mas Renan Ribeiro, atento, foi ao relvado e amarrou.
Responde o Gil Vicente! Santi García não pediu licença para rematar à baliza, mas o tiro do médio espanhol saiu perto do poste direito.
A rasar a barra! Investida de Sidny Cabral no ataque, com o internacional cabo-verdiano a testar a meia distância e a colocar Andrew em sentido. O remate do camisola 55 do Estrela da Amadora passou perto do travessão da baliza dos gilistas.
Gil Vicente sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Entram as três equipas em campo. Depois da saudação ao público e da escolha de campo e bola estará tudo em condições para que Márcio Torres, jovem árbitro, de apenas 34 anos, filiado na AF Viana do Castelo, dê o primeiro apito neste Gil Vicente-Estrela da Amadora.
Já João Nuno, em estreia absoluta no comando técnico do Estrela da Amadora, também só mexe numa peça relativamente à equipa que tinha sido apresentada por Luís Silva (treinador interino que fez a transição após a saída de José Faria) no encontro frente ao Aves SAD (3-0): sai Abraham Marcus e entra Rodrigo Pinho.
César Peixoto, treinador do Gil Vicente, faz apenas uma mudança em relação ao onze que havia apresentado diante do Benfica (1-2): sai Agustín Moreira e entra Joelson Fernandes.
Refira-se que no anfiteatro gilista estarão, esta tarde, figuras ilustres da história do Gil Vicente e que durante o intervalo desta partida serão homenageados pelo clube. Falamos de Capucho, Caccioli, Carlitos, Dejair, Formoso, Laureta, Lim, Marconi, Tozé, Rochinha, Xico Nelo e Zé Albino. No decorrer do tempo de descanso, Francisco Dias da Silva, presidente honorário do Gil Vicente, irá entregar várias lembranças às referidas antigas glórias dos gilistas.
As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no (bem tratado) relvado do Estádio Cidade de Barcelos.
Estrela da Amadora (treinador): João Nuno
Estrela da Amadora (suplentes): Diogo Pinto (1), Issiar Dramé (5), Leandro Antonetti (7), Robinho (8), Alan Godoy (13), Jefferson Encada (17), Alex Sola (63), Ryan Sousa (66) e Simão Pedro (87)
Estrela da Amadora (titulares): Renan Ribeiro (40); Bernardo Schappo (40), Luan Patrick (6) e Atanas Chernev (79); Sidny Cabral (55), Paulo Moreira (19), Jorge Meireles (18) e Guilherme Montóia (21); Ianis Stoica (10), Rodrigo Pinho (9) e Kikas (98) C
Gil Vicente (treinador): César Peixoto
Gil Vicente (suplentes): Dani Figueira (99), Zé Carlos Ferreira (6), Sergio Bermejo (17), Agustín Moreira (27), Martín Fernández (32), Jonathan Mutombo (45), Antonio Espigares (48), Gonçalo Maia (82) e Gustavo Varela (89)
Gil Vicente (titulares): Andrew (42); Zé Carlos (2) C, Jonathan Buatu (39), Marvin Elimbi (4) e Konan (3); Facunco Cáseres (5) e Santi García (95); Murilo (77), Luís Esteves (10) e Joelson Fernandes (11); Pablo (9)
Árbitro: Márcio Torres (AF Viana do Castelo); Assistentes: José Pereira e André Ferreira; 4.º Árbitro: Miguel Fonseca; VAR/AVAR: Tiago Martins e Marco Vieira
Já há equipas oficiais!
Os dois clubes já começam a mostrar um pouco dos bastidores da partida desta tarde:
Eis a projeção de João Nuno, técnico do Estrela da Amadora, ao duelo que marcará a sua estreia absoluta como líder de uma equipa do principal escalão nacional:
Recorde a antevisão de César Peixoto, treinador do Gil Vicente, à partida desta tarde:
No que concerne aos galos, este desaire no anfiteatro das águias foi apenas o segundo na presente edição do campeonato. Antes disso, apenas o FC Porto tinha batido o pé ao Gil Vicente (0-2), logo na 2.ª jornada. A formação orientada por César Peixoto tem tido um excelente arranque de temporada, somando, até à data, quatro vitórias, um empate e duas derrotas. Já o Estrela da Amadora conseguiu, na receção ao Aves SAD, o primeiro triunfo nesta Liga. Antes disso, o conjunto da Reboleira havia registado quatro empates e dois desaires.
As duas equipas chegam a este jogo depois de terem tido resultados distintos na ronda anterior. O Gil Vicente perdeu (1-2) diante do Benfica, no Estádio da Luz, o Estrela da Amadora recebeu e venceu (3-0) o Aves SAD.
O encontro desta tarde será marcante para João Nuno. O novo técnico do Estrela da Amadora - que sucedeu no cargo a José Faria (Luís Silva foi o treinador interino dos tricolores nos últimos dois jogos) - foi contratado ao Belenenses e está a viver a primeira experiência no principal escalão do futebol nacional.
São seis os pontos que separam atualmente as duas equipas. O Gil Vicente está num (altamente) meritório 5.º lugar, com 13 pontos somados, ao passo que o Estrela da Amadora segue no 12.º posto, com 7.
A 8.ª jornada da Liga tem sotaque minhoto. A partir das 15h30, o Estádio de Barcelos será palco do duelo entre o Gil Vicente e o Estrela da Amadora e A BOLA, tal como sempre acontece, vai contar-lhe tudo sobre esta partida. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!