FC Porto
2 - 1
Malmoe FF

Siga o FC Porto vs Malmoe FF em direto

FC Porto vence Malmo e já pensa na fase a eliminar da Liga Europa
Azuis e brancos chegaram aos 13 pontos na competição, depois de baterem os suecos por 2-1. Samu bisou, Moura marcou autogolo a fechar
Galeria de imagens 16 Fotos
90 +5

Ponto final na partida! O FC Porto vence o Malmo por 2-1, com toda a justiça, e tem os dois pés na fase a eliminar da Liga Europa. Com 13 pontos, os dragões já não cairão para fora da zona de apuramento.

Contra Plzen e Rangers, em janeiro, a equipa de Farioli vai tentar carimbar o apuramento direto para os oitavos de final.

90 +5

Auto golo

90 +5

Olha a surpresa! Golo do Malmo, mesmo a acabar! Livre batido para a área, Alberto Costa faz um corte atabalhoado e, após carambola, Moura introduz o esférico na própria baliza com azar à mistura.

90 +4

Aos trambolhões, Alarcón, Gul e William quase desenham o 3-0. Na hora H, à meia-volta, o espanhol rematou ao lado. Mas boa iniciativa dos três jogadores lançados na segunda parte.

90 +1

Grande iniciativa individual de Alarcón, que arranca de trás da linha do meio-campo, ultrapassa um adversário e atira forte para defesa apertada de Olsen. Quase o 3-0!

90

Quatro minutos de compensação.

86

O FC Porto faz um derradeiro forcing à procura do terceiro golo, mas o Malmo vai-se aguentando.

84
Substituição

Substituto sai do campo

84
Substituição

Substituto sai do campo

83

Dupla oportunidade para o FC Porto! Moura cruza para o cabeceamento de Froholdt, que Robin Olsen defende. Na ressaca do lance, William coloca ao segundo poste, para Gul também cabecear... e espantosa defesa de Olsen!

82
Substituição

Substituto sai do campo

81
Cartão Amarelo

Cartão amarelo

79

William Gomes, no seu movimento típico da direita para dentro, penetra na grande área e remata para Robin Olsen encaixar. O brasileiro entrou com gás.

78

Cruzamento perigoso, rasteiro, de Alberto Costa, para corte da defensiva do Malmo.

O FC Porto divulga que Luís Freire, selecionador nacional de sub-21, está no Dragão a assistir ao encontro. Pôde tirar notas sobre Rodrigo Mora e Martim Fernandes...

74

Uma iniciativa de pressão de Borja Sainz no flanco direito rende muitos aplausos na bancada.

Pepê e Martim Fernandes também cedem os respetivos lugares. Entram William Gomes e Alberto Costa.

70
Substituição

Substituto sai do campo

70
Substituição

Substituto sai do campo

O jogo entra agora numa fase menos interessante, com várias interrupções, a maioria motivada por problemas físicos de jogadores do Malmo.

64
Substituição

Substituto sai do campo

64
Substituição

Substituto sai do campo

64
Cartão Amarelo

Cartão amarelo

64

Martim Fernandes sofre uma falta sobre a meia direita e fica com algumas queixas, recebendo assistência médica.

Farioli já vai fazendo alguma gestão, lançando Eustáquio e Gul para os lugares de Mora e Samu.

Rodrigo Mora e Samu recebem um tremendo coro de aplausos dos adeptos portistas no momento em que são substituídos.

57
Substituição

Substituto sai do campo

57
Substituição

Substituto sai do campo

55
Substituição

Substituto sai do campo

50

Pablo Rosario quase descobre Borja Sainz em zona frontal à baliza, mas Robin Olsen sai da área para limpar.

46

Começa a segunda parte!

Tudo a postos para o reinício do encontro.

O FC Porto vence por 2-0 ao cabo dos primeiros 45 minutos. Uma vantagem plenamente justificada e obtida à custa de Samu, que bisou. Nota para Rodrigo Mora, que está a fazer uma excelente partida no processo criativo. Foi dele a primeira assistência da noite. A outra foi de Borja Sainz.

O Malmo só criou perigo à custa de dois erros individuais, um de Kiwior, outro de Diogo Costa. Mantendo-se esta toada, Farioli poderá aproveitar para gerir no segundo tempo.

45 +2

Ponto final na primeira parte!

45 +2

Mais uma oportunidade! Mora (ele novamente) a colocar na área. Borja Sainz recebe de peito, ajeita e... remata por cima.

45 +1

Esteve à vista o 3-0! Novo cruzamento de Mora e cabeceamento de Froholdt, que sai ligeiramente ao lado. Robin Olsen só controlou com os olhos...

Volta a marcar o FC Porto! Grande lance coletivo dos dragões, que começou numa troca de bola entre Rosario e Mora. O criativo solta para Pepê, que cruza tenso para a grande área. Ao segundo poste, surge Borja Sainz, que endossa para Samu rodar e disparar para o bis.

36
Golo

2-0 PARA O FC PORTO! MARCA NOVAMENTE SAMU!

33

Ui, agora foi Diogo Costa que tremeu! O guarda-redes do FC Porto falha o controlo de bola e quase a perde para Haksabanovic. Valeu a recuperação a tempo do 99, que conseguiu emendar.

Rodrigo Mora recebe sobre a meia-esquerda da área do Malmo, espera, ajeita e centra com conta, peso e medida para o cabeceamento certeiro do ponta de lança espanhol. O FC Porto já justificava a vantagem!

30
Golo

É GOLO DO FC PORTO! SAMU!

27

Mora encontra Pepê livre de marcação, lança o brasileiro e este tenta o disparo, que é bloqueado pela defensiva do Malmo.

Começa a chover na cidade do Porto...

23

Outra vez uma grande oportunidade. Pepê temporiza e levanta para Samu, que, isolado, tenta o chapéu a Olsen. Mas o guardião sueco é alto e consegue ficar com a bola.

21

Quase marca o FC Porto! Grande trabalho de Rodrigo Mora, a tirar um defesa do caminho com classe e a servir Borja, que atira em arco para enorme defesa do experiente Robin Olsen!

20

O FC Porto vai construindo com paciência. Bednarek e Kiwior vão trocando a bola, solicitando ora Rosario, ora Martim Fernandes. Chegar ao último terço é que se tem revelado mais complicado.

De referir que, no deslize (12') de Kiwior, e após alguns assobios iniciais, as bancadas do Dragão uniram-se num aplauso ao polaco. Uma demonstração de apoio após o erro.

14

Esteve à vista o primeiro golo do FC Porto! Cruzamento perfeito de Rodrigo Mora, cabeceamento de Froholdt e Robin Olsen, atento, a ir à relva segurar.

13

O FC Porto responde de imediato. Rodrigo Mora, à entrada da área, puxa a culatra atrás, mas, de pé esquerdo, atira desenquadrado.

12

Monumental erro de Kiwior quase dá golo para o Malmo! O central colocou a bola nos pés de um adversário, que dispara para corte do polaco. À segunda, o tiro sai ao lado. Um calafrio daqueles para os dragões...

9

Muito bem agora Diogo Costa! Após alguma atrapalhação na área portista, o guarda-redes e capitão responde com intervenção atenta a remate de ressaca.

7

Ui! Martim Fernandes dá o primeiro sinal de verdadeiro perigo. Disparo potente do lateral, para defesa apertada de Olsen, para canto.

6

Rodrigo Mora cobra o livre, mas a bola sai em balão... diretamente para fora.

5

Livre em zona lateral da grande área do Malmo para o FC Porto. Falta sobre Samu. Pode haver perigo.

3

O FC Porto toma conta da posse de bola nos momentos iniciais. Tenta aproximar-se da área, mas um cruzamento de Moura sai muito largo.

1

Rola a bola no Dragão, saem a jogar os portistas!

O FC Porto vai começar como é mais habitual no Dragão: a atacar para a baliza Norte.

E tudo pronto para a entrada das equipas!

Começa o espetáculo de luzes no Dragão...

As equipas recolhem aos balneários. Está quase tudo a postos para o arranque do encontro.

Atendendo aos resultados da tarde, o FC Porto sabe que, se vencer o Malmo, fica com o apuramento praticamente fechado. Resta, depois, tentar a via direta para os oitavos de final, de forma a evitar dois jogos extra no play-off.

Fancesco Farioli: «O presente que recebo todos os dias é uma grande família em casa e um grupo dejogadores fantástico»

Declarações do treinador do FC Porto à Sport TV, a meia hora do apito inicial: «Todos os jogos importam, tentamos analisar sempre o momento da equipa, os suplentes esforçam-se e dão-me dificuldades em decidir os onzes, o que é bom.»

O técnico continuou a destacar o trabalho de todo o plantel. «Sabem o quão importante cada jogo é. Se voltarmos ao jogo com o Vitória de Guimarães [derrota por 1-3 na Taça da Liga], jogámos bem na 1.ª parte, depois cometemos erros através de jogadores que têm jogado muito. E Karamoh e Ángel Alarcón, que nunca tinham sido titulares, estiveram muito bem.»

Francesco Farioli também nao quis falar de presentes ou de possíveis reforços no mercado de janeiro.

«O presente que recebo todos os dias é uma grande família em casa e um grupo de jogadores fantástico que está a fazer um grande trabalho. Já sou muito sortudo e o resto, temos de lutar para o merecer. Tentamos ganhar todos os jogos, nunca é impossível, mas estes jogadores estão a fazer um grande trabalho e um bom resultado hoje leva-nos a uma boa posição na Europa League», ditou.

Sobem agora os restantes jogadores ao relvado e já se ouvem aplausos!

Os guarda-redes do FC Porto sobem ao relvado para realizar exercícios de aquecimento.

As bancadas ainda estão praticamente vazias, o que se compreende: à volta do estádio, o trânsito está bastante intenso, fruto da greve geral que marca a atualidade do dia de hoje.

Já o Malmo apresenta-se sem algumas das suas figuras, que ou estão lesionadas (casos de Martin Olsson, Ellborg e Hugo Bolin), ou no banco, como Otto Rosengren.

Em relação ao jogo de Tondela, Francesco Farioli promove três mudanças no onze portista.

O técnico italiano lança Martim Fernandes, Pablo Rosario e Borja Sainz nos lugares de Alberto Costa, Alan Varela e William Gomes, todos no banco de suplentes.

Suplentes do Malmo: Dahlin, Persson; Karlsson, Djuric, Lewicki, Rosengren, Christiansen, Ekong, Berg, Botheim, Vecchia e Daniel Gudjohnsen.

O onze do Malmo: Robin Olsen; Stryger Larsen, Pontus Jansson e Rosier; Lundbergh, Johnsen, Skogmar e Busanello; Soumah, Haksabanovic e Busuladzic

Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, João Costa; Alberto Costa, Prpic, Zaidu, Alan Varela, Tomás Pérez, Eustáquio, João Teixeira, Ángel Alarcón, William Gomes e Deniz Gül.

O onze do FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Bednarek, Kiwior e Moura; Froholdt, Pablo Rosario e Rodrigo Mora; Pepê, Samu e Borja Sainz

«O FC Porto é uma equipa de nível Champions League»

Anes Mravac, treinador do Malmo, está pronto defender muito com o FC Porto, como disse há pouco há Sport TV:

«Do que vi do FC Porto, esta é uma equipa de nível de Champions League, vai ser um grande desafio para nós. Temos de estar preparados e aceitar que não vamos ter muita posse de bola e temos de ser muito bons a defender em bloco baixo. Não temos nenhum jogador identificado para marcarmos em particular, o FC Porto tem tantos jogadores especiais, que nem vale a pena estar a destacar algum individualmente.»

Antes do jogo, Prpic falou à SportTV: «Vai ser um jogo difícil, mas, com todo o respeito por eles, nós somos a melhor equipa e espero que o mostremos nesta partida. Temos de o mostrar. Chegamos com mais ritmo, mas não tenho dúvidas de que estarão preparados para fazer um bom jogo. Certamente quererão deixar uma boa imagem e vão lutar, não tenho dúvidas. Estou muito feliz aqui, tanto eu como a minha namorada. Estou a aprender português… Daqui a uns meses já posso tentar. Estou muito contente por ter estes companheiros, por aprender com o Bednarek e o Kiwior, muito contente com a equipa técnica… Já conheço a cidade também, as pessoas também, que têm muito coração. Vivem o clube de forma intensa e isso é muito bom. Estou muito feliz que seja assim, estão connosco em todo o lado e têm-nos ajudado muito»

O árbitro do encontro será o norueguês Rohit Saggi. No VAR, estará o alemão Soren Storks.

Já o treinador interino do Malmo, Anes Mravac, admitiu a superioridade portista, mas vincou que «não quer cobardia» na visita ao Estádio do Dragão.

Treinador atento a tudo o que rodeia a equipa que orienta

No lançamento do jogo desta noite, Francesco Farioli falou sobre os desafios do calendário do FC Porto, o objetivo de passar aos oitavos de final de forma direta e aproveitou para deixar uma mensagem à «família portista»... em bom português.

O Malmo, por outro lado, está na cauda da tabela classificativa, com apenas 1 ponto em cinco jogos. Ou seja, empatou um e perdeu quatro.

Os dragões chegam a este desafio com 10 pontos somados ao cabo de cinco jogos, que os deixa em posição de apuramento direto. Uma vitória sobre o histórico sueco deixa o apuramento muito bem encaminhado para os azuis e brancos.

Boa tarde! O FC Porto recebe esta quinta-feira o Malmo, da Suécia, em partida da 6.ª jornada da fase de liga da UEFA Europa League. Acompanhe aqui todas as incidências do encontro.