Siga o Estoril vs Vitória de Guimarães em direto
As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no tapete verde do Estádio António Coimbra da Mota. A noite está fria e chuvosa no Estoril, mas já há bastantes adeptos nas bancadas do anfiteatro estorilista.
Luís Pinto, técnico do Vitória de Guimarães, faz duas mexidas na equipa titular relativamente à partida da ronda anterior, frente ao FC Porto (0-1): saem Orest Lebedenko e Beni Mukendi, entram João Mendes e Matija Mitrovic.
Ian Cathro, treinador do Estoril, repete o onze que havia apresentado na última jornada, no duelo diante do Estrela da Amadora (5-0).
Vitória de Guimarães (treinador): Luís Pinto
Vitória de Guimarães (suplentes): Charles (27), Miguel Maga (2), Gustavo Silva (11), Orest Lebedenko (17), Fabio Blanco (22), Diogo Sousa (23), Thiago Balieiro (28), Ejike Opara (33) e Ricardo Rocha (80)
Vitória de Guimarães (titulares): Juan Castillo (25); Tony Strata (66), Miguel Nóbrega (3), Rodrigo Abascal (26) e João Mendes (13); Gonçalo Nogueira (30) e Matija Mitrovic (6); Oumar Camara (19), Samu (20) C e Noah Saviolo (48); Alioune Ndoye (90)
Estoril (treinador): Ian Cathro
Estoril (suplentes): Martin Turk (16), Ferro (4), Antef Tsoungui (5), Xeka (8), Khayon Edwards (11), Gonçalo Costa (20), Pizzi (21), Pedro Carvalho (22) e Peixinho (70)
Estoril (titulares): Joel Robles (1); Ricard Sánchez (2), Kévin Boma (44), Felix Bacher (25) e Pedro Amaral (24); Jandro Orellana (6) e Jordan Holsgrove (10); Rafik Guitane (99), Yanis Begraoui (14) e João Carvalho (12) C; Alejandro Marqués (9)
Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria); Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques; 4.º Árbitro: Flávio Lima; VAR/AVAR: João Bento e Pedro Sousa
Já há equipas oficiais!
Foi desta forma que Luís Pinto, técnico do Vitória de Guimarães, projetou a deslocação ao reduto dos estorilistas:
Recorde as declarações de Ian Cathro, treinador do Estoril, na antevisão do embate desta noite, diante dos conquistadores:
Olhando ao momento atual das duas equipas, ambas somaram três triunfos nos últimos quatro jogos. Ainda que em competições diferentes. O Estoril bateu Estrela da Amadora (5-0), Alverca (4-1) e SC Braga (1-0), e perdeu com com o Benfica (1-3), sempre em duelos do campeonato. Já o Vitória de Guimarães vem de um desaire na receção ao FC Porto (0-1), para a Liga, mas antes disso tinha vencido o Nacional (2-1). Pelo meio, uma semana de sonho para a formação orientada por Luís Pinto, que foi a Leiria conquistar a Taça da Liga: 2-1 ao Sporting, nas meias-finais, e o mesmo resultado frente ao eterno rival, SC Braga, no jogo decisivo.
Na primeira volta, no Minho, o Vitória de Guimarães recebeu e venceu o Estoril por 3-2. A 16 de agosto de 2025, jogava-se, então, a 2.ª ronda deste campeonato, Rafik Guitante colocou o emblema da Linha em vantagem, mas Miguel Nóbrega e Nélson Oliveira deram a volta ao texto para os da casa. Tiago Parente ainda voltou a deixar tudo empatado, mas Tiago Silva - que entretanto já deixou os vimaranenses e rumou ao Al-Rayyan (emblema do Catar que é orientado pelo português Artur Jorge) -, de penálti, selou o triunfo dos conquistadores.
Estamos na presença de duas equipas que estão na zona média da tabela classificativa e que têm horizontes mais alargados. O Estoril encontra-se na 9.ª posição, com 23 pontos, o Vitória de Guimarães segue logo à frente, no 8.º posto, com 25 pontos somados. Significa isto que, em caso de triunfo esta noite, os canarinhos trocam de lugar com os vitorianos. Mas se os três pontos rumarem a Guimarães, então os minhotos chegaram aos 28 e ultrapassam, à condição, o Famalicão - que só joga amanhã, diante do Tondela (18 horas).
O Estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira, é palco de um dos encontros da 19.ª jornada da Liga. A partir das 20h30, Estoril e Vitória de Guimarães estarão na disputa pelos três pontos e A BOLA, claro está, vai contar-lhe tudo sobre este desafio. Tal como sempre acontece, contamos consigo desse lado, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa noite!