Casa Pia
0 - 2
Sporting

Liveblog Casa Pia vs Sporting agosto 2025

Liga Portugal Betclic • Jornada 1 Estadio Municipal de Rio Maior
Casa Pia Casa Pia
0 - 2
Terminado
Sporting Sporting
Casa Pia-Sporting: bicampeão entra em grande!
Francisco Trincão e Morten Hjulmand apontaram os tentos dos leões no embate com os gansos

FINAL DA PARTIDA! CASA PIA 0 SPORTING 2. Aí está o primeiro passo dos leões rumo ao tricampeonato. A formação orientada por Rui Borges confirmou todo o seu favoritismo diante dos gansos e conquistou em Rio Maior os primeiros três pontos da edição 2025/2026 da Liga. Francisco Trincão (42') e Morten Hjulmand (62') coloriram o marcador de verde e branco, dando corpo a uma exibição de bom nível do conjunto de Alvalade. O emblema de Pina Manique não existiu ofensivamente na primeira parte, tendo um ligeiro crescimento na etapa complementar, algo que, ainda assim, nunca foi suficiente para causar mossa no último reduto defensivo do Sporting. Para Rui Borges, além do triunfo, fica ainda o lamento (e a preocupação) pelas lesões de Maxi Araújo e Ousmane Diomande, ambos substituídos no decorrer da segunda parte.

90 +7

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

95

Segura Patrick Sequeira! Remate forte de Luis Suárez, após assistência de Conrad Harder, mas o guarda-redes do Casa Pia voltou a negar o golo ao ponta de lança do Sporting.

92

Rui Silva! Cabeceamento de Max Svensson, à entrada da pequena área, para defesa atenta do guarda-redes do Sporting, a impedir que o Casa Pia encurtasse distâncias neste período de compensação.

90 +1

O quarto árbitro mostra 6 minuto(s) de descontos

87

Em cima da linha! Duplexe Tchamba fez de guarda-redes (de forma legal, entenda-se) e negou autenticamente o golo a Giorgi Kochorashvili.

85

À figura! Remate de Max Svensson, em zona frontal, para defesa atenta de Rui Silva.

84
Substituição

Morita sai do campo e é substituído por Kochorashvili.

84
Substituição

Pedro Gonçalves sai do campo e é substituído por Conrad Harder.

82

Desperdiça Duplexe Tchamba! Na sequência de um livre lateral, o defesa-central camaronês apareceu ao segundo poste, em boa posição para visar a baliza de Rui Silva, mas o remate saiu enrolado e não ofereceu perigo ao guarda-redes do Sporting.

82
Substituição

Gaizka Larrazabal sai do campo e é substituído por Max Svensson.

82
Substituição

Fahem Benaissa sai do campo e é substituído por Miguel Sousa.

76
Cartão Amarelo

Renato Nhaga vê cartão amarelo por falta

73

Por pouco! Luis Suárez, lançado em profundidade, rematou cruzado, já dentro da área e ligeiramente descaído para a direita, mas o tiro do ponta de lança colombiano do Sporting saiu à malha lateral da baliza à guarda de Patrick Sequeira.

71

O jogo é reiniciado.

71
Substituição

Kelian Nsona está lesionado e é substituído por Korede Osundina.

NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 7.071

69

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

Foi desta forma, aos 42 minutos, que Trincão colocou os leões em vantagem no duelo desta noite diante do Casa Pia, em Rio Maior:

62

GOOOOOLOOOOOO DO SPORTING!! Pontapé livre batido por Francisco Trincão na meia esquerda de Morten Hjulmand, com um desvio de primeira, no coração da área, aumenta a vantagem dos leões. 0-2.

62
Golo

G O O O O O L O - Morten Hjulmand remata em volei com o pé direito para o fundo da baliza. Grande finalização!

61

Para fora! Passe de Morita a chamar a entrada de Ricardo Mangas à esquerda, mas o cruzamento do estreante saiu sem direção.

Mais uma lesão no Sporting. À imagem do que acontecera há instantes com Maxi Araújo, também Ousmane Diomande foi obrigado a sair do relvado devido a problemas físicos. Em vantagem no marcador, é certo, mas já com dois problemas para resolver nos próximos dias. Assim está, neste momento, Rui Borges.

57
Substituição

João Goulart sai do campo e é substituído por André Geraldes.

57
Substituição

Ousmane Diomande está a sair com queixas físicas e é substituído por Debast.

57
Substituição

Geny Catamo sai do campo e é substituído por Quenda.

Partida novamente interrompida para que seja prestada assistência a mais um jogador do Sporting, neste caso, Ousmane Diomande. O defesa-central vai mesmo sair do relvado de maca e Rui Borges pode ter aqui mais um problema para resolver. Recorde-se que há poucos minutos o treinador dos leões teve de lançar Ricardo Mangas para o lugar do lesionado Maxi Araújo.

56
Substituição

Rafael Brito sai do campo e é substituído por Renato Nhaga.

55

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

53
Substituição

Maxi Araújo está a sair com queixas físicas e é substituído por Ricardo Mangas.

53

Confirma-se o pior cenário para o Sporting: Maxi Araújo não recuperou e foi substituído por Ricardo Mangas. É a estreia oficial do lateral-esquerdo português com a camisola da formação verde e branca.

52
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Pedro Gonçalves.

51

O jogo é reiniciado.

Maxi Araújo está caído no relvado junto à linha lateral, perto da bandeirola de canto da forma como ataca o Sporting. O internacional uruguaio vai ser assistido pela equipa médica do emblema leonino.

50

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

Não há alterações em nenhuma das equipas. João Pereira e Rui Borges, treinadores de Casa Pia e Sporting, respetivamente, mantêm as mesmas apostas que tinham feito para o início da partida.

46

Início da segunda parte.

INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!

As três equipas já estão novamente no (bem tratado) relvado do Estádio Municipal de Rio Maior. Dentro de poucos instantes iniciar-se-á a segunda parte desta Casa Pia-Sporting.

INTERVALO! CASA PIA 0 SPORTING 1. Vantagem absolutamente justificada dos leões em tempo de descanso. O golo apareceu apenas aos 42 minutos, é certo - remate colocado de Francisco Trincão após assistência de Pedro Gonçalves -, mas antes a formação orientada por Rui Borges já tinha criado várias situações claras para marcar. Trincão (5', 24'), Diomande (7'), Hjulmand (9'), Luis Suárez (9', 35' e 41'), Pedro Gonçalves (18'), Maxi Araújo (20'), Geny Catamo (26') ameaçaram, cabendo, então, ao camisola 17 colocar o bicampeão nacional em vantagem, apontando, ato contínuo, o primeiro golo da presente edição do campeonato. Os gansos praticamente não se viram em termos atacantes e terão de fazer bem mais na etapa complementar para poderem inverter o rumo dos acontecimentos.

45 +3

O árbitro apita para o intervalo

45 +1

O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos

DOIS MINUTOS DE TEMPO ADICIONAL MÍNIMO!

42

GOOOLOOOOO DO SPORTING! Assistência de Pedro Gonçalves e remate frontal de Francisco Trincão para o 0-1.

42
Golo

G O O O O O L O - Trincão marca de pé esquerdo!

41

Grande defesa de Patrick Sequeira! Remate de Luis Suárez - depois de um pontapé do guarda-redes do Casa Pia que ressaltou em Francisco Trincão - e o camisola 1 dos gansos opôs-se, uma vez mais, com grande categoria, voltando a negar o golo ao ponta de lança colombiano dos leões.

Na habitual rotatividade promovida por Rui Borges no que concerne aos suplentes que saltam para o aquecimento, agora é a vez de Eduardo Quaresma, Alisson Santos e Geovany Quenda realizarem exercícios de ativação junto à linha final.

35

Amarra Patrick Sequeira! Passe de Francisco Trincão e remate cruzado de Luis Suárez, junto ao bico direito da grande área do Casa Pia, para defesa segura do internacional costa-riquenho que é dono da baliza dos gansos.

34

O jogo é reiniciado.

João Pereira, técnico do Casa Pia, também tem quatro elementos a aquecer: Khaly, Max Svensson, Miguel Sousa e Iyad Mohamed.

33

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

Rui Borges, treinador do Sporting, já colocou três jogadores em exercícios de aquecimento: Zeno Debast, Giorgi Kochorashvili e Conrad Harder.

26

Muito ao lado! Agora foi Geny Catamo a tentar a sua sorte, mas o remate do (novo) dono da camisola 10 do Sporting não levou a melhor direção e não ofereceu qualquer problema a Patrcik Sequeira.

25
Cartão Amarelo

Rafael Brito do Casa Pia recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.

25

Cartão amarelo a Rafael Brito (Casa Pia).

24

Por cima! Remate de meia distância de Francisco Trincão, ligeiramente por cima da barra da baliza à guarda de Patrick Sequeira.

20

Na barra!! Pontapé de canto cobrado por Francisco Trincão e cabeceamento de Maxi Araújo ao travessão da baliza do Casa Pia. Mais uma (séria) ameaça do Sporting...

18

Que defesa monumental de Patrick Sequeira! O guarda-redes dos gansos voou, literalmente, para impedir que o remate cruzado de Pedro Gonçalves entrasse na sua baliza. Grande momento em Rio Maior!

Eis o momento da entradas das três equipas no relvado do Estádio Municipal de Rio Maior para este jogo inaugural da 1.ª jornada da Liga 2025/2026:

Casa Pia e Sporting defrontam-se em Rio Maior
12
Cartão Amarelo

Cassiano do Casa Pia recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.

12

Cartão amarelo a Cassiano (Casa Pia).

12

O jogo é reiniciado.

10

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

9

No poste!! Remate de Hjulmand ao ferro direito da baliza de Patrick Sequeira! Na recarga, Luis Suárez também tentou o golo, mas ao remate do ponta de lança colombiano dos leões respondeu o guarda-redes costa-riquenho dos gansos com uma extraordinária intervenção. O bicampeão nacional esteve muito perto de inaugurar o marcador...

7

Outra vez o guarda-redes dos gansos! Pontapé de canto cobrado por Francisco Trincão, do lado direito do ataque leonino, e ao cabeceamento de Ousmane Diomande correspondeu Patrick Sequeira com uma defesa atenta.

5

Agarra Patrick Sequeira! Francisco Trincão ganhou a linha final, pelo lado esquerdo e já dentro da grande área, mas o cruzamento do camisola 17 saiu na direção do guarda-redes do Casa Pia.

4
Cartão Amarelo

João Goulart vê cartão amarelo por falta

4

Cartão amarelo a João Goulart (Casa Pia).

1

Casa Pia sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro dá início à partida.

INÍCIO DA PARTIDA!

Cumpre-se um minuto de silêncio em memória de Jorge Costa.

Aí está a entrada das três equipas!

As três equipas já terminaram os respetivos períodos de aquecimento. Dentro de instantes voltarão a subir ao relvado do Estádio Municipal de Rio Maior para que fique tudo a postos para o pontapé de saída.

Luis Suárez é, de resto, o único reforço do Sporting no onze inicial. Todos os restantes 10 elementos transitam da época passada. Já do lado do Casa Pia, há duas caras novas do plantel que saltam diretamente para a titularidade: Yassin Oukili, médio, ex-RKC Waalwijk (Países Baixos) e Kelian Nsona, extremo, ex-Emmen (Países Baixos).

Recorde-se que Luis Suárez tinha logrado a estreia absoluta com a camisola do Sporting no encontro do passado dia 31, diante do Benfica (0-1), para a Supertaça Cândido de Oliveira, mas, nessa altura, foi suplente utilizado no dérbi eterno. Agora, e no duelo com o Casa Pia, referente à 1.ª jornada da Liga, o antigo jogador do Almeria pontifica nas escolhas iniciais de Rui Borges. Por essa mesma razão, Conrad Harder, que tinha sido titular frente aos encarnados, vai começar este embate com os gansos no banco de suplentes.

Nota de grande destaque para a presença de Luis Suárez no onze inicial do Sporting. Tal como A BOLA tinha perspetivado na sua edição impressa desta sexta-feira, o ponta de lança colombiano está entre os eleitos de Rui Borges para o onze inicial. De resto, o onze escolhido pelo técnico leonino é precisamente o que o nosso jornal tinha aventado:

Sporting (treinador): Rui Borges

Sporting (suplentes): João Virgínia (12), Zeno Debast (6), Geovany Quenda (7), Conrad Harder (9), Georgios Vagiannidis (13), Giorgi Kochorashvili (14), Alisson Santos (27), Eduardo Quaresma (72) e Ricardo Mangas (91)

Sporting (titulares): Rui Silva (1); Fresneda (22), Diomande (26), Gonçalo Inácio (25) e Maxi Araújo (20); Morita (5) e Hjulmand (42) C; Geny Catamo (10), Francisco Trincão (17) e Pedro Gonçalves (8); Luis Suárez (97)

Casa Pia (treinador): João Pereira

Casa Pia (suplentes): Daniel Azevedo (22), Khaly (3), Max Svensson (9), Korede Osundina (13), Miguel Sousa (14), André Geraldes (18), Iyad Mohamed (24), Kaique Rocha (27) e Renato Nhaga (74)

Casa Pia (titulares): Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), José Fonte (6) C e Duplexe Tchamba (2); Larrazabal (72), Yassin Oukili (20), Rafael Brito (8) e Fahem Benaissa (12); Jérémy Livolant (29), Cassiano (90) e Kelian Nsona (7)

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto); Assistentes: André Dias e Fábio Silva; 4.º Árbitro: Diogo Araújo; VAR/AVAR: Luís Ferreira e Francisco Pereira

Casa Pia já divulgou o onze:

Tiago Morais, extremo que chega ao Casa Pia por empréstimo do Lille, vai assistir ao jogo em Rio Maior.

Tiago Morais é reforço do Casa Pia (A BOLA)

A equipa do Sporting também já está no Estádio Municipal de Rio Maior.

Leões enfrentam o Casa Pia na 1.ª jornada do campeonato

Duas adeptas do Sporting deixaram os respetivos prognósticos para o embate com o Casa Pia.

A equipa do Casa Pia já chegou ao Estádio Municipal de Rio Maior.

A pouco mais de duas horas do início do encontro já há vários adeptos do Sporting nas imediações do Estádio de Rio Maior.

Leões começam o campeonato 2025/26 frente ao Casa Pia

Para esta sexta-feira é esperada casa cheia no Estádio Municipal de Rio Maior. Os adeptos já estão, naturalmente, sedentos de voltarem a ver as suas equipas em ação no campeonato e, dessa forma, o anfiteatro riomaiorense deverá engalanar-se para o duelo entre Casa Pia e Sporting.

Olhando para a época passada, refira-se, a título de curiosidade, que o Sporting saiu a sorrir de Rio Maior. A 9 de março de 2025, os leões bateram os gansos por 3-1, com golos de Gonçalo Inácio e de... Vicktor Gyokeres (3). O tento dos casapianos foi da autoria de Ricardo Esgaio, lateral leonino que teve a infelicidade de introduzir a bola na própria baliza. Estávamos na 25.ª jornada e o Sporting dava mais um (grande) passo para a conquista do título, algo que viria mesmo a confirmar-se.

O dia de ontem ficou marcado pelas habituais conferências de Imprensa de antevisão. Começando pelo treinador da equipa visitada, recorde aqui a antevisão feita por João Pereira (Casa Pia). O jovem técnico assume que gostaria de ler, amanhã, que os gansos tinham batido os leões... pela primeira vez na história do campeonato:

Os casapianos estão dispostos a fazer ainda melhor na campanha que agora se inicia. O principal objetivo continuará a ser, claro, a permanência na elite nacional, mas se e quando essa meta for alcançada, então a formação orientada por João Pereira vai olhar sempre para cima e não desdenhará andar pelos lugares da metade cimeira da tabela.

Do lado do Casa Pia, também é de registar a estabilidade. O emblema de Pina Manique fez uma excelente temporada em 2024/2025, terminando o campeonato num muito meritório 9.º lugar e com João Pereira (técnico que se mantém à frente da equipa) a conduzir os gansos à melhor pontuação de sempre no mais alto patamar do futebol português: 45 pontos.

Tal como acontece em todas as atividades, também nio futebol... a vida continua. O Sporting já não tem Gyokeres, mas continua a ter Harder e passou a ter Luis Suárez, ponta de lança contratado ao Almeria. É, pois, em dinamarquês e em colombiano que residem as principais esperanças dos adeptos verdes e brancos no que a golos diz respeito.

Rui Borges mantém-se ao leme do Sporting e depois do sucesso alcançado na temporada passada, onde chegou ainda a tempo de guiar a equipa à conquista do ceptro - selando, assim, o bicampeonato e dando sequência ao título conquistado na época anterior por Ruben Amorim -, depara-se agora com novos desafios, o maior dos quais, é inegável, a perda de Viktor Gyokeres. O supergoleador que encantou o universo leonino nos dois últimos anos já rumou a Londres, para representar o Arsenal (naquela que foi uma autêntica novela de verão pelos motivos sobejamento conhecidos...), e será, pois, um Sporting necessariamente diferente sem o ponta de lança internacional sueco. Para melhor ou pior, logo se verá com o decorrer da temporada. Para já, o que é certo é dizer-se que qualquer equipa do Mundo deve sempre lamentar a perda de um jogador que em duas épocas atingiu um registo absolutamente estratosférico de 102 jogos, 97 golos e 27 assistências. Não é para todos...

No plano meramente teórico, o Sporting parte como favorito para este embate. O emblema de Alvalade é mais forte do que o conjunto de Pina Manique, facto a que acarreta um outro não menos relevante: é o atual bicampeão nacional em título e parte para esta temporada com legítimas aspirações a chegar ao tricampeonato, algo que já não acontece há... 71 anos. Depois dos títulos consecutivos alcançados em 1952, 1953 e 1954, não mais os leões alcançaram esta marca, pelo que partem agora em busca de mais uma página de glória.

Chegou ao fim... a seca. A seca de jogos do campeonato. A principal competição do futebol português regressa esta sexta-feira e no jogo inaugural marca logo presença um dos grandes e o atual bicampeão nacional: o Sporting. Os leões defrontam o Casa Pia a partir das 20h15, no Estádio Municipal de Rio Maior e A BOLA já está no recinto ribatejano para lhe contar tudo sobre este primeiro jogo da Liga 2025/2026. Tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!