Casa Pia
1 - 4
Terminado
FC Porto

Siga o Casa Pia vs FC Porto em direto

Henrique Araújo (P) 43'
45' Jakub Kiwior
45+4' André Silva
Khaly 54'
André Geraldes 54'
60' Jakub Kiwior
67' Borja Sainz
David Sousa 87'
Ivan Mandic 90'
90+1' Santiago Gimenez (P)
Casa Pia-FC Porto: reviravolta para a goleada e liderança imaculada
Gansos procuram a primeira vitória na Liga, dragões pretendem manter o pleno na prova

Muito obrigado por ter estado desse lado, caro leitor. Continue na companhia de A BOLA porque dentro de instantes iremos trazer-lhe a crónica, os destaques e a reportagem deste Casa Pia 1 FC Porto 4.

FINAL DA PARTIDA! CASA PIA 1 FC PORTO 4. Foi com direito a reviravolta e goleada que os dragões somaram a sexta vitória em outras tantas jornadas do campeonato. Henrique Araújo colocou os gansos na frente, aos 43 minutos e na sequência da marcação de um pontapé de penálti, mas André Silva, em cima do intervalo (45+3'), levou tudo empatado para o intervalo. A etapa complementar foi absolutamente dominada pelo conjunto orientado por Francesco Farioli e a cambalhota no marcador surgiu com naturalidade. Jabuk Kiwior teve cabeça para colocar os portistas em festa (60'), com Borja Sainz (67') e Santiago Gimenez (90+1', gp) a completarem o triunfo gordo dos campeões nacionais. O FC Porto segue invicto na prova a na próxima jornada há clássico com o Benfica!

90+5'
Final do Jogo 1 – 4
90'+
Tempo de Compensação

O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos

90+1'
Santiago Gimenez 1 - 4
Golo de Grande Penalidade

G O O O L O O O - Santiago Gimenez (FC Porto) concretiza da marca de penálti!

87'
Logotipo da Equipa
Cartão Amarelo
David Sousa (Defesa) Cartão amarelo para David Sousa.
80'
Logotipo da Equipa
Substituição
Seko Fofana Gabri Veiga
80'
Logotipo da Equipa
Substituição
Martim Fernandes Alberto

Pausa para hidratação!

74'
Logotipo da Equipa
Substituição
Cassiano Henrique Araújo
72'

Grande defesa de Diogo Costa! Cabeceamento de Evans Maurin, no coração da área, para mais uma excelente intervenção do guarda-redes do FC Porto.

O FC Porto não demorou a responder ao golo do Casa Pia e André Silva empatou a contenda aos 45+3':

70'
Logotipo da Equipa
Substituição
Alan Varela In-Beom Hwang

Pausa para hidratação!

67' Golo
Borja Sainz 1 - 3

G O O O L O O O - Borja Sainz acerta no alvo!

Henrique Araújo, chamado à conversão do castigo máximo, colocou os gansos em vantagem no marcador (43') — este foi, recorde-se, o primeiro tento do Casa Pia na presente edição do campeonato:

Eis o lance que originou o penálti a favor do Casa Pia, ainda na primeira parte. Pablo Rosario cometeu falta sobre Selvi Clua (40'):

60' Golo
Jakub Kiwior Assistência: Gabri Veiga 1 - 2

G O O O O L - Jakub Kiwior marca, com assistência de Gabri Veiga!

58'

O que voou (outra vez...) Diogo Costa! Remate de muito longe de Selvi Clua, ainda do seu meio-campo defensivo e depois de ver o guarda-redes do FC Porto ligeiramente adiantado, mas o camisola 99 dos dragões foi lesto a recuperar posição e estirou-se todo para defender para canto e impedir o segundo golo do Casa Pia.

55'

Outra vez o FC Porto! Livre direto apontado por André Silva, em zona frontal, com a bola a subir em demasia e a sair por cima da barra da baliza defendida por Ivan Mandic.

54'
Logotipo da Equipa
Cartão Amarelo
Khaly (Defesa) Cartão amarelo para Khaly.
53'

Que perigo! Pontapé de canto cobrado por Gabri Veiga, do lado esquerdo, má abordagem de Ivan Mandic e desvio de Alberto Costa, ao segundo poste, por cima da barra.

À passagem da meia hora, Henrique Araújo teve nos pés uma soberana ocasião para marcar, mas desperdiçou de forma clamorosa:

Primeiros cinco minutos com o FC Porto a dominar, mas sem criar perigo junto da baliza de Ivan Mandic.

46'
Segunda Parte

Aos 25 minutos, Mohamed Salah viu Diogo Costa voar e impedir o primeiro golos dos casapianos:

João Rego deu a resposta do lado do Casa Pia, mas sem sucesso (19'):

Gabri Veiga viu a barra negar-lhe um golaço, aos 6 minutos:

William Gomes também tentou a sua sorte (5'):

Jan Bednarek deu o primeiro sinal de perigo dos dragões logo no minuto inaugural:

INTERVALO! CASA PIA 1 FC PORTO 1. Os azuis e brancos entraram a todo o gás e foram somando oportunidades de golo, mas não concretizaram e acabaram por ser os gansos a chegarem à vantagem: Henrique Araújo transformou com sucesso o pontapé de penálti — falta de Pablo Rosario sobre Selvi Clua — de que dispôs e colocou, naquela altura, o emblema de Pina Manique na frente (43'). E à 6.ª jornada foi também o primeiro golo apontado pelos casapianos na presente edição do campeonato! Os dragões não queriam ir para o descanso em desvantagem e lograram a igualdade aos 45+4': pontapé de canto batido por William Gomes, do lado direito, assistência de Pablo Rosario e remate certeiro de André Silva para o empate. Está tudo em aberto para a etapa complementar!

45+7'
Intervalo 1 – 1
45+4' Golo
André Silva Assistência: Pablo Rosario 1 - 1

G O O O O L - André Silva marca, com assistência de Pablo Rosario!

TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 5 MINUTOS

45'+
Tempo de Compensação

O quarto árbitro mostra 6 minuto(s) de descontos

45'
Logotipo da Equipa
Cartão Amarelo
Jakub Kiwior (Defesa) Cartão amarelo para Jakub Kiwior.
43'
Henrique Araújo 1 - 0
Golo de Grande Penalidade

G O O O L O O O - Henrique Araújo (Casa Pia) concretiza da marca de penálti!

40'

Penálti para o Casa Pia! Na sequência de um lance com vários ressaltos, após canto batido por Pedro Rosas, à direita, e Pablo Rosario a derrubar Selvi Clua no interior da área. O árbitro foi pronto a apontar para a marca dos 11 metros.

Pausa para hidratação.

31'

O que desperdiça Henrique Araújo! Erro colossal do FC Porto na saída de bola, o ponta de lança viu o esférico à disposição no interior da grande área, ganhou o corpo a corpo com Alberto Costa e só com Diogo Costa pela frente, com tudo para inaugurar o marcador, atirou por cima. Dificilmente o ponta de lança formado no Benfica terá outra ocasião deste género até final desta partida...

24'

Que voo de Diogo Costa! Mais uma transição rápida do Casa Pia e remate forte e colocado de Mohamed Salah, à entrada da área, para uma excelente defesa do internacional português que é dono e senhor da baliza do FC Porto. Os gansos estão a subir à tona...

19'

Responde o Casa Pia! Transição rápida dos gansos, assistência de Benjamin Pauwels e remate exterior de João Rego — jovem médio que está emprestado pelo Benfica aos gansos —, fraco e ao lado do poste direito da baliza defendida por Diogo Costa.

15'

Mais FC Porto! Pontapé de canto batido por Gabri Veiga à esquerda, desvio de Inbeom, de cabeça, ao primeiro poste, e Pablo Rosario, também de cabeça, a atirar ao lado.

9'

Primeira tentativa do Casa Pia... em falta. Pedro Rosas integrou-se na manobra ofensiva e tentou reagir a uma bola lançada em profundidade, mas o lateral-esquerdo dos gansos fez falta sobre Alberto Costa e o lance foi imediatamente interrompido.

6'

No ferro! Remate colocadíssimo de Gabri Veiga, com a bola a bater com estrondo na barra da baliza contrária. O FC Porto ficou a milímetros do primeiro golo em Rio Maior...

5'

Outra vez os dragões! Remate de ressaca de William Gomes, forte, mas ao lado do poste direito da baliza à guarda de Ivan Mandic.

1'
Pontapé de Saída
1'

Primeira oportunidade para o FC Porto! Pontapé de canto batido por Gabri Veiga à esquerda e cabeceamento de Jan Bednarek ligeiramente por cima da barra.

Entram as três equipas no tapete verde do Estádio Municipal de Rio Maior. Depois da tradicional saudação ao público e da escolha de campo e bola, ficará tudo a postos para que role a bola neste encontro entre Casa Pia e FC Porto, relativo à 6.ª jornada da Liga.

Os elementos ligados aos Super Dragões, claque oficial do FC Porto, já chegaram ao Estádio Municipal de Rio Maior e o topo onde estão (agora) situados ganhou, naturalmente, muito mais vida.

Estamos a cerca de 20 minutos do início da partida e as equipas estão na reta final dos respetivos períodos de aquecimento. A tarde está muito quente em Rio Maior, com temperaturas bem acima dos 30 graus. As bancadas do anfiteatro ribatejano vão ficando, aos poucos, preenchidas, mas ainda longe da lotação esgotada. O azul e branco impera, naturalmente.

O grupo portista já aquece no relvado, onde já estava o Casa Pia em exercícios. Aplausos dos adeptos dos azuis e brancos.

João Goulart, que começa no banco de suplentes do FC Porto, falou à Sport TV: «Está a ser um ano diferente, mas acreditámos no nosso processo. O histórico não ganha jogos, vamos defrontar o FC Porto da mesma forma que noutros desafios. Há sempre uma motivação extra, claro. O meu papel é ajudar a equipa. O Casa Pia tinha uma linha de cinco, agora temos uma linha de quatro, é um processo que estamos a trabalhar. Mandic? Infelizmente o André Gomes teve uma lesão e ele aproveitou a oportunidade. Ficamos felizes pelo Mandic, mas tristes pelo André Gomes.»

Guarda-redes das duas equipas já fazem o aquecimento no relvado.

A BOLA toma o pulso aos muitos adeptos presentes em Rio Maior.

Suplentes do Casa Pia: Patrick Sequeira, João Goulart, Gabi, Rochinha, Evans Maurin, Kevin Machado, Alassana Jatta, Aymen Zouin, Sebastian Perez, Abdu Dafé, Cassiano e João Morais.

No banco, destaque para a estreia de Gabriel Mec, reforço contratado ao Grêmio de Porto Alegre, por 11 milhões de euros.

Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, João Afonso, Borja Sainz, Nehuén Pérez, Prpic, Alan Varela, Santiago Gimenez, João Souza, Gabriel Mec, Seko Fofana, Martim Fernandes e Tiago Silva.

O onze do Casa Pia: Mandic; André Geraldes, Khaly, David Sousa e Pedro Rosas; Selvi Clua e Lawrence Ofori; Mohamed Salah, João Rego e Benjamin Pauwels; Henrique Araújo.

Três novidades no onze de Fancesco Farioli em relação à equipa que defrontou o Manchester City: entram Bednarek, Francisco Moura e Inbeom Hwang. A BOLA já tinha antecipado a entrada tanto do polaco como do sul-coreano.

Onze do FC Porto: Diogo Costa, Alberto, Bednarek, Kiwior e Moura; Pablo Rosario, Inbeom Hwang e Gabri Veiga; William Gomes, André Silva e Pepê.

Já há onze do FC Porto!

O autocarro que trouxe a comitiva do Casa Pia já está no Estádio Municipal de Rio Maior.

A BOLA já está em modo reportagem em Rio Maior. Não perca a reação dos adeptos de uma e outra equipa!

Farioli fica com as opções de baliza mais reduzidas: João Costa foi operado.

Confira a equipa provável do FC Porto para o jogo com o Casa Pia:

Ivan Mandic foi lançado durante o encontro com o Vitória de Guimarães, na ronda passada, devido à lesão de André Gomes, sendo que o português ainda não deverá estar apto para defrontar os dragões e o croata deve debutar no onze inicial:

Eis a antevisão de Francesco Farioli, técnico do FC Porto, ao embate frente ao Casa Pia:

Foi desta forma que Filipe Coelho, treinador do Casa Pia, projetou a receção ao FC Porto:

Recorde-se que os portistas vêm de um jogo a meio da semana, naquela que foi a estreia da equipa de Farioli na presente edição da Liga dos Campeões: derrota (0-2) na receção ao Manchester City.

Mas o FC Porto não olha para trás e estará, naturalmente, absolutamente focado no encontro desta tarde. Os dragões são claramente favoritos e querem colocar essa teoria em prática. Além da exigência inerente à dimensão do clube, os azuis e brancos pretendem manter a senda de vitórias no campeonato e, assim, garantirem que chegam ao clássico da próxima jornada — receção ao Benfica — no mais alto patamar da tabela classificativa.

A BOLA revisitou esse jogo e durante esta semana esteve à conversa com Álvaro Pacheco:

E para tentar encontrar mais um fator de motivação para a receção ao campeão nacional em título, o Casa Pia pode lembrar-se da época passada. A 2 de fevereiro deste ano, jogava-se, então, a 20.ª jornada do campeonato da temporada transata, os gansos, então orientados por Álvaro Pacheco, bateram os dragões, também em Rio Maior, por duas bolas a uma. Gaizka Larrazabal e Thiago Silva (na própria baliza) foram os autores dos golos do emblema de Pina Manique, Pablo Rosário apontou o tento dos azuis e brancos.

O FC Porto só sabe sorrir na Liga e na ronda passada bateu o Moreirense. Os cónegos até chegaram à vantagem no marcador, mas o conjunto de Francesco Farioli deu a volta ao texto e selou mais um triunfo.

O Casa Pia vem, então, de um empate no reduto do Vitória de Guimarães, pelo que a formação orientada por Filipe Coelho pode tentar transpor essa vertente moral do primeiro ponto conquistado para tentar bater o pé ao FC Porto.

Já no que concerne ao FC Porto... tudo pintado a azul e branco: cinco jogos, cinco vitórias, 15 pontos. E com 11 golos marcados e apenas um sofrido. Esse tento consentido, refira-se, foi exatamente no último encontro, diante do Moreirense (2-1).

No que aos gansos diz respeito, falamos de uma equipa que procura a primeira vitória nesta edição da Liga. Sendo que, refira-se, o ponto até agora conquistado até foi alcançado na ronda anterior, diante do Vitória de Guimarães (0-0). Mas para chegar ao tão desejado triunfo, o Casa Pia tem, no mínimo, de marcar. Porque os lisboetas ainda não festejaram qualquer tento até ao momento, sendo a única equipa nessa situação.

E é caso para dizer que os extremos... tocam-se. O FC Porto está na liderança do campeonato, com 15 pontos somados em 15 possíveis (cinco vitórias nas primeiras cinco jornadas), ao passo que o Casa Pia está no 18.º e último posto, com apenas um ponto (um empate e quatro derrotas).

O Estádio Municipal de Rio Maior é um dos palcos desta 6.ª jornada da Liga e é aqui que, a partir das 18 horas, Casa Pia e FC Porto estarão frente a frente na luta pelos três pontos. A BOLA já está no recinto riomaiorense e vai contar-lhe tudo sobre esta partida. Tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!

A iniciar sessão com Google...