Casa Pia-Estoril: canarinhos ligam o pisca e ultrapassam gansos na tabela

Eduardo Pedrosa Marques • 10:33 - 28.04.2025/ Atualizado: 22:26 - 29.04.2025

Yanis Begraoui, Alejandro Marqués e João Carvalho marcaram os golos do triunfo dos estorilistas. Cassiano, de penálti, apontou o tento de honra dos casapianos

Muito obrigado por ter estado desse lado, caro leitor. Continue na nossa companhia porque dentro de instantes vamos trazer-lhe a crónica e toda a reportagem desta partida.

FINAL DA PARTIDA!! CASA PIA 1 ESTORIL 3. Houve luz da Amoreira a Rio Maior e os canarinhos foram à cidade ribatejana bater os gansos, ligando, assim, o pisca para a respetiva ultrapassagem na classificação. Yanis Begraoui adiantou a formação da Linha no marcador, aos 21 minutos, mas Cassiano, de penálti (43'), levou tudo empatado para o intervalo. Jérémy Livolant foi expulso logo nos instantes iniciais da etapa complementar e os casapianos nunca conseguiram reagir à desvantagem numérica. Aproveitou o conjunto orientado por Ian Cathro, que chegou à vantagem por Alejandro Marqués (82') e selou o triunfo aos 87 minutos, com um tento apontado por João Carvalho. O Estoril passa a somar 42 pontos e termina a 31.ª jornada no 8.º posto, ao passo que o Casa Pia (41) desce uma posição na pauta classificativa e ainda não foi desta que conseguiu o melhor registo pontual da sua história no mais alto patamar nacional.

90+6'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90+1'
Substituição

Jordan Holsgrove sai do campo e é substituído por Jandro Orellana.

90+1'

O quarto árbitro mostra 5 minuto(s) de descontos

90'
Substituição

Iyad Mohamed sai do campo e é substituído por Renato Nhaga.

87'

GOLO DO ESTORIL!! João Carvalho, à entrada da pequena área, rematou para o fundo das redes da baliza do Casa Pia. Os canarinhos têm a vitória no bolso. 1-3.

87'

G O O O O O L O - Um excelente toque de João Carvalho do Estoril com o seu pé direito.

Wagner Pina expulso do banco devido a protestos. O lateral/ala direito junta-se, assim, a Jordan Holsgrove (completou uma série de cinco cartões amarelos) no lote de baixas do Estoril para a receção ao Benfica, na próxima jornada.

86'

O jogo é reiniciado.

84'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

83'
Vermelho

EXPULSO! - Wagner Pina é expulso, por palavras dirigidas ao árbitro.

82'

Golo do Estoril!! Remate de longe de Vinícius Zanocelo, defesa de Patrick Sequeira para a frente e, na recarga, Alejandro Marqués recolocou os canarinhos na frente do marcador. 1-2.

82'

G O O O O O L O - Alejandro Marqués coloca no fundo das redes de pé esquerdo!

81'
Substituição

Fahem Benaissa sai do campo e é substituído por Tiago Dias.

81'
Substituição

Henrique Pereira sai do campo e é substituído por Cauê dos Santos.

80'

Por cima da barra! Pontapé de canto batido à direita por Jordan Holsgrove e Felix Bacher cabeceou ligeiramente por cima do travessão.

76'
Substituição

Yanis Begraoui sai do campo e é substituído por Rafik Guitane.

74'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

70'
Substituição

Wagner Pina sai do campo e é substituído por Pedro Carvalho.

70'
Substituição

Pedro Álvaro sai do campo e é substituído por Gonçalo Costa.

70'
Substituição

André Lacximicant sai do campo e é substituído por Alejandro Marqués.

70'
Substituição

Cassiano sai do campo e é substituído por Korede Osundina.

70'
Substituição

Pablo Roberto sai do campo e é substituído por Miguel Sousa.

64'
Amarelo

Jordan Holsgrove comete falta e é admoestado.

51'

Ameaça o Casa Pia! Assistência de Pablo Roberto e remate de primeira de Cassiano, com a bola a passar perto do poste esquerdo da baliza à guarda de Joel Robles.

51'

O jogo é reiniciado.

49'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

48'
Vermelho

EXPULSO! - Depois de uma falta grave Jérémy Livolant é expulso.

48'

Cartão vermelho a Jérémy Livolant! O extremo francês entrou de forma muito ríspida sobre Vinícius Zanocelo e foi expulso. O Casa Pia fica reduzido a 10 jogadores.

46'

Início da segunda parte.

INTERVALO!! CASA PIA 1 ESTORIL 1. Belo espetáculo de futebol em Rio Maior. As duas equipas já estão totalmente tranquilas na tabela classificativa e o facto de não estarem pressionadas para a conquista de pontos tem sido um fator determinante para que a bola ronde constantemente as duas balizas. Yanis Begraoui colocou os canarinhos na frente (21'), Cassiano empatou para os gansos, de penálti, aos 43 minutos. Se a toada se mantiver, a etapa complementar promete...

45+4'

O árbitro apita para o intervalo

47'

Golo anulado ao Estoril! Transição rapidíssima dos canarinhos e André Lacximicant, ao segundo poste, encostou para o fundo das redes da baliza dos casapianos. No entanto, o ponta de lança dos canarinhos estava em posição irregular.

45+2'
Amarelo

Iyad Mohamed comete falta e é admoestado.

45+1'

O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos

45'

O jogo é reiniciado.

44'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

43'

GOLO DO CASA PIA!! Cassiano, chamado à conversão do castigo máximo, não perdoa e restabelece a igualdade. 1-1.

43'
Golo (P)

G O O O O O L O - Cassiano do Casa Pia de pé direito marca o penalti. Joel Robles escolheu mal o lado.

41'

Penálti para o Casa Pia! O árbitro da partida entende que Wagner Pina derruba Jérémy Livolant à margem das leis e aponta de imediato para a marca dos 11 metros.

32'

O jogo é reiniciado.

32'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

28'

Segura Joel Robles! Pontapé de canto bem trabalhado pelo Casa Pia, com remate exterior de Larrazabal para defesa segura do guarda-redes espanhol do Estoril.

26'

A rasar o poste! Remate cruzado de André Lacximicant, já dentro da área, com a bola a passar a milímetros do ferro. O Estoril esteve muito perto de aumentar a vantagem...

21'

GOLO DO ESTORIL!! Passe de João Carvalho e Yanis Begraoui, depois de ganhar em velocidade à defensiva contrária, atirou para o fundo das redes da baliza à guarda de Patrick Sequeira. 0-1.

21'

G O O O O O L O - Yanis Begraoui marca de pé direito!

15'

Grande oportunidade para o Casa Pia! Henrique Pereira beneficia de um ressalto de bola e aparece isolado na cara de Joel Robles, ainda conseguiu tirar o guarda-redes do caminho, mas o espanhol recuperou posição a tempo e acabou por defender o remate do extremo dos gansos.

Primeiros 10 minutos animados, com as duas equipas a tentarem chegar às balizas contrárias. O Casa Pia parece estar a querer pegar nas rédeas do jogo, mas o Estoril não perde de vista o último reduto ofensivo.

7'
Amarelo

Cassiano comete falta e é admoestado.

1'

Estoril sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro dá início à partida.

Já Ian Cathro, técnico do Estoril, promove três mexidas relativamente à derrota (0-2) frente ao SC Braga, na ronda anterior: saem Pedro Carvalho, Gonçalo Costa e Rafik Guitane, entram Wagner Pina, Felix Bacher e João Carvalho.

João Pereira, treinador do Casa Pia, procede a duas alterações no onze tendo como termo de comparação o empate (1-1) diante do Aves SAD, na última jornada: saem André Geraldes e Ruben Kluivert, entram João Goulart e Fahem Benaissa.

Estoril (treinador): Ian Cathro

Estoril (suplentes): Kevin Chamorro (1), Jandro Orellana (6), Alejandro Marqués (9), Fabrício Garcia (17), Gonçalo Costa (18), Pedro Carvalho (22), Tiago Brito (90), Israel Salazar (92) e Rafik Guitane (99)

Estoril (titulares): Joel Robles (27); Kévin Boma (44), Pedro Álvaro (23) C e Felix Bacher (25); Wagner Pina (20), Vinícius Zanocelo (7), Jordan Holsgrove (10) e Pedro Amaral (24); Yanis Begraoui (14), André Lacximicant (19) e João Carvalho (12)

Casa Pia (treinador): João Pereira

Casa Pia (suplentes): Ricardo Batista (33), Tiago Dias (11), Korede Osundina (13), Miguel Sousa (14), Rafael Brito (17), Isaac Monteiro (44), Renato Nhaga (57), Cauê dos Santos (88) e Andrian Kraev (89)

Casa Pia (titulares): Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), José Fonte (6) C, Fahem Benaissa (12); Larrazabal (72), Iyad Mohamed (24), Pablo Roberto (80) e Leonardo Lelo (5); Jérémy Livolant (29), Cassiano (90) e Henrique Pereira (52)

Árbitro: Gonçalo Neves (AF Coimbra); Assistentes: Pedro Ribeiro e José Mira; 4.º Árbitro: Sophia Rosa; VAR/AVAR: Rui Costa e Sérgio Jesus

Já há equipas oficiais!

A partida entre Casa Pia e Estoril, recorde-se, estava agendada para ontem, mas devido ao apagão geral que se registou em Portugal (bem como noutros países da Europa) acabou por ser adiada para esta terça-feira. O pontapé de saída será dado às 20h30.

Eis a projeção de Ian Cathro, técnico do Estoril:

Recorde a antevisão de João Pereira, treinador do Casa Pia, ao jogo desta noite:

A 15 de dezembro de 2024, no Estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira, o Casa Pia superiorizou-se ao Estoril e venceu por 2-0. Telasco Segovia (entretanto já transferido para o Inter Miami, dos Estados Unidos da América) e Cassiano foram os autores dos golos da vitória casapiana.

Ainda no que concerne aos gansos, há a registar mais um fator que pode servir de motivação: igualar o Famalicão. Os azuis e brancos empataram nesta ronda, diante do SC Braga (1-1), pelo que em caso de triunfo esta noite o Casa Pia chega aos 44 pontos, encostando aos famalicenses. Recorde-se que lisboetas e minhotos ainda vão medir forças esta época - na 34.ª e última jornada, em Vila Nova -, sendo que o duelo entre ambos na primeira volta terminou empatado (1-1).

Por parte dos estorilistas há também um dado negativo a evitar esta noite: três derrotas seguidas na presente edição do campeonato. O conjunto liderado por Ian Cathro já por quatro vezes somou dois desaires consecutivos, mas reagiu sempre a seguir. Neste momento, os canarinhos vêm de resultados negativos diante de Famalicão (0-3) e SC Braga (0-2), pelo que desejam dar um pontapé na crise de resultados frente ao Casa Pia.

Do lado casapiano, à vontade de vencer para chegar ao melhor registo pontual de sempre e também para segurar o 8.º lugar da tabela classificativa junta-se ainda a ambição de não igualar o pior registo da época: apenas por uma vez a formação orientada por João Pereira esteve quatro jogos consecutivos sem ganhar - Rio Ave (2-2), Farense (1-1), FC Porto (0-2) e Aves SAD (1-1), da 10.ª à 13.ª jornadas. Sendo que depois desta série o regresso aos triunfos aconteceu... diante do Estoril: 2-0, na 14.ª ronda, a 15 de dezembro de 2024.

Casa Pia e Estoril não vivem propriamente as melhores fases da época. Os gansos não venceram nenhum dos últimos três jogos - Aves SAD (1-1), FC Porto (0-1) e Farense (0-0), os canarinhos vêm de duas derrotas consecutivas - Famalicão (0-3) e SC Braga (0-2). O forte desejo que ambas as equipas têm de regressar aos triunfos - e também o facto de ambas já não estar pressionadas com a questão pontual no que a objetivos diz respeito - pode fazer antever um embate de qualidade no anfiteatro riomaiorense.

Cai o pano sobre a 31.ª jornada da Liga e o Estádio Municipal de Rio Maior é o cenário para o duelo entre Casa Pia e Estoril. A partir das 20h15, gansos e canarinhos vão medir forças num jogo que pode ser histórico para os casapianos - em caso de empate ou vitória garantem automaticamente o melhor registo pontual da sua história na elite nacional -, mas que também se reveste de importância relevante para os estorilistas - um triunfo permitirá à formação da Linha ultrapassar o seu adversário desta noite na classificação e passar a figurar na primeira metade da tabela. A BOLA já está em Rio Maior para lhe contar tudo sobre esta partida e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!