Benfica - Tirsense: aproxima-se o intervalo, ainda sem golos

Rafael Batista Reis • 16:24 - 23.04.2025/ Atualizado: 22:33 - 23.04.2025

Águia goleou o Tirsense, do Campeonato de Portugal, por 5-0 na primeira mão; Sporting já está qualificado e espera-se por um dérbi lisboeta na decisão da prova

Tal como se esperava face à diferença de poderio entre os dois conjuntos, o Benfica voltou a golear o Tirsense. Depois de ter imposto 5-0 em Barcelos, a águia triunfou com quatro golos sem resposta perante um adversário digno e organizado, que não resistiu à maior capacidade benfiquista, especialmente na segunda parte.

A águia já vencia ao intervalo, mercê do golo de António Silva, perto do apito para o descanso, e a segunda parte patenteou toda a qualidade dos encarnados, que deram lugar à estreia de jovens da sua formação e ainda assim conseguiram chegar a números de goleada com golos de Bajrami, Belotti e Barreiro. Com um agregado de 9-0, a águia está qualificada para a final da Taça, onde a espera um dérbi frente ao eterno rival Sporting.

Final da partida! Benfica 4-0 Tirsense.

90+1': Golo do Benfica! Os encarnados voltam a mostrar-se superiores na bola parada. Desta feita, é António Silva quem salta mais alto que a defesa tirsense, Tiago Gonçalves ainda defende, mas Leandro Barreiro surge na recarga para o 4-0.

90+1: Golo do Benfica!

2 minutos de compensação

90+1'

Gol Regular

89': Dahl quase dava espetáculo, com um remate de primeira, de pé esquerdo, que passou pouco por cima. Nota para o excelente passe de Prestianni, milimetricamente tirado pela direita.

Reveja o segundo golo dos encarnados... e a estreia a marcar de Bajrami:

86'
Amarelo

Cartão amarelo

Assistência: 48.601 espectadores.

80': Substituição no Tirsense, com a entrada de Rui Maia pela saída de Bruno Carvalho.

Mais duas estreias concedidas por Bruno Lage a dois jovens da formação: André Gomes tem sido o terceiro da hierarquia da baliza encarnada e Hugo Félix tem ganho calo no Benfica B.

80': Dupla substituição no Benfica, com as entradas de André Gomes e Hugo Félix pelas saídas de Samuel Soares e Tiago Gouveia.

81'
Substituição

Substituto sai do campo

80'
Substituição

Substituto sai do campo

79'
Substituição

Substituto sai do campo

78': Golo do Benfica! A resistência dos visitantes parece finalmente quebrada e as águias aproveitam para ampliar diferenças - Belotti estava solto de marcação na área e não perdoou perante o desamparado Tiago Gonçalves após ter sido assistido de bandeja por Tiago Gouveia.

78'

Gol Regular

75': Golo do Benfica! A águia consegue chegar ao segundo golo através de um esquema tático bem trabalhado. Arthur Cabral conseguiu saltar mais alto, chegando de cabeça a canto batido pela esquerda, desviando a bola para a boca da baliza, onde Adrian Bajrami aproveitou para se estrear a marcar pela equipa principal dos encarnados.

75'

Gol Regular

72'
Amarelo

Cartão amarelo

69': Tripla substituição no Tirsense, com as entradas de Geovanny, Túlio e Diogo Gonçalves pelas saídas de Daniel Rodrigues, Bernardo Mesquita e Júlio Alves.

69'
Substituição

Substituto sai do campo

69'
Substituição

Substituto sai do campo

69'
Substituição

Substituto sai do campo

66': Pouco depois, foi João Veloso quem esteve perto de tornar a estreia ainda mais inesquecível com um bom remate de fora da área, que sofreu desvio e resultou em canto.

65': Já não havia Tiago Gonçalves na baliza do Tirsense... mas havia José Pereira, que surgiu sobre a linha de golo a evitar o 2-0 para as águias.

64': Já Amdouni não perdeu tempo e, numa das primeiras intervenções na partida, atirou forte e muito perto do poste esquerdo.

Juventude à solta na equipa encarnada, com as entradas dos teenagers Prestianni e João Veloso. No caso deste último, uma estreia pela equipa principal.

63': Substituição no Tirsense, com a entrada de Alex Reis pela saída de André Fontes.

62': Tripla substituição no Benfica, com as entradas de João Veloso, Gianluca Prestianni e Zeki Amdouni pelas saídas de Florentino Luís, Bruma e Andreas Schjelderup.

62'
Substituição

Substituto sai do campo

62'
Substituição

Substituto sai do campo

62'
Substituição

Substituto sai do campo

62'
Substituição

Substituto sai do campo

62'
Substituição

Substituto sai do campo

Mantém-se a toada na Luz, com o Benfica a conseguir empurrar o Tirsense para o seu último reduto, mas com a defensiva visitante a oferecer o peito às balas e a evitar com sucesso que as tentativas das águias coloquem apuros ao guarda-redes Tiago Gonçalves.

O Benfica regressou dominador para a segunda parte, procurando asfixiar o Tirsense nos primeiros minutos, com tentativas de remate, algumas sucessivas e a serem bloqueadas pela defensiva dos visitantes, que só agora conseguem respirar.

50': Andrea Belotti consegue antecipar-se ao marcador direto e cabecear por cima, caindo de costas e ficando queixoso por instantes.

48': Schjelderup surge em boa posição ao segundo poste, mas não consegue direcionar o remate da melhor forma e atira ao lado!

Já se joga a segunda parte!

Veja o golo de António Silva que, para já, separa as duas equipas:

Como se esperava, a águia exerce superioridade técnica sobre o seu adversário, mas demorava em conseguir ser efetiva e, quando o conseguia, o guarda-redes Tiago Gonçalves respondia presente, bem suportado pelos solidários centrais do Tirsense.

Persistente, a águia conseguiria celebrar a vantagem no marcador a breves segundos do intervalo, numa emenda de António Silva, em momento ofensivo na pequena área visitante. Está criada a diferença no resultado - a eliminatória, essa, está decidida em função do 5-0 aplicado na primeira mão.

Intervalo na Luz, instantes após o golo de António Silva: Benfica 1-0 Tirsense.

45+3': Golo do Benfica! Hoje capitão, António Silva veste a pele de goleador, aparecendo solto na pequena área a emendar uma primeira tentativa de remate de Leandro Barreiro, numa jogada de insistência que, segundos antes, tinha tido uma tentativa de Andrea Belotti a embater no travessão. Está aberto o marcador, a instantes do intervalo!

45+3'

Gol Regular

Dois minutos de compensação.

42': Novamente Tiago Gonçalves a evidenciar-se! Uma boa defesa do guardião do Tirsense perante um remate de Tiago Gouveia, de fora da área, após um lance de disputa em que Andrea Belotti parece ter sofrido falta.

41': O Tirsense, por seu turno, aproveita para alguns momentos com bola e conseguiu um canto, do qual não conseguiu extrair perigo para a baliza benfiquista.

37': Após um período de alguns minutos sem conseguir visar a baliza do Tirsense, o Benfica volta a criar perigo, por Bruma: o internacional português armou forte remate, cruzado, mas não seguiu a direção da baliza.

31': Arthur Cabral não perdeu tempo em atirar à baliza, de primeira, mas Tiago Gonçalves correspondeu com boa defesa e segura o nulo para o conjunto do quarto escalão!

26': Iniciativa individual de Tiago Gouveia - que se estreia a titular na presente época - pela direita, em diagonal, mas falha o remate. A bola perde-se, inclusivamente, pela lateral

O guardião benfiquista está recuperado e a partida irá prosseguir.

23': Samuel Soares recebe assistência, queixando-se da região lombar. O jogo está, por isso, interrompido

19': Responde o Benfica, conseguindo um remate: Arthur Cabral é o autor da primeira tentativa, bloqueada num defensor, e Andrea Belotti atirou de pronto na recarga, atirando ligeiramente por cima do travessão.

18': O Tirsense tenta chegar à baliza benfiquista através de um livre lateral batido por Daniel Rodrigues, mas Samuel Soares saiu com autoridade e segurou o esférico sem problemas.

17': Quase se celebra o primeiro na Luz! Canto batido pela direita para um primeiro desvio no interior da área e ao segundo poste, onde Leandro Barreiro mergulhou de cabeça, atirando muito perto do poste direito e à malha lateral.

12': O Benfica começa a acelerar e cria duas aproximações perigosas: primeiro é Tiago Gonçalves quem sai, rápido, evitando que Arthur Cabral ficasse na cara do golo, segundos depois é José Pereira quem alivia para canto, evitando males maiores para a sua baliza.

Repete-se a dupla de centrais made in Seixal que havia alinhado em Barcelos (casa emprestada para o Tirsense na primeira mão): António Silva, que volta a envergar a braçadeira de capitão, junta-se ao albanês Adrian Bajrami.

Passaram-se os primeiros cinco minutos, ainda sem incidências de registo: o Tirsense conseguiu, ainda no primeiro minuto, uma incursão na área, mas os centrais encarnados resolveram sem dificuldade.

Arranca a partida! O Tirsense inicia com posse de bola.

Cumpre-se minuto de silêncio, em homenagem ao Papa Francisco, falecido esta segunda-feira. As bancadas aplaudem em uníssono, de forma respeitosa.

Benfica e Tirsense, perfilados no relvado, a instantes do apito inicial.

ENTRADA EQUIPAS



0 seconds of 16 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:16
00:16
 

As duas equipas entram no relvado da Luz, e já alinham a meio-campo.

Apenas por uma vez o Tirsense não foi derrotado pelo Benfica em 23 ocasiões e teve lugar há já... 35 anos. Na altura, o emblema de Santo Tirso ainda disputava o primeiro escalão. Outros tempos!

As duas equipas recolheram ao balneário e aguarda-se pelo início da partida, dentro de pouco mais de cinco minutos.

Reedita-se a meia-final da Taça de Portugal disputada no longínquo ano de 1971. Na altura, o Benfica qualificou-se para a final e, atendendo à diferença de escalões entre as duas equipas e o 5-0 registado na primeira mão, as águias parecem ter pé e meio na final.

Bruno Costa (AF Viana do Castelo) foi o árbitro escolhido para ajuizar este Benfica -Tirsense.  Jorge Fernandes e João Pedro Morte serão os assistentes e João Mendes (AF Santarém) o quarto árbitro. O video-árbitro será Rui Silva e o (AVAR) Ângelo Carneiro (ambos AF Vila Real).

A equipa do Benfica vai aquecendo no relvado.

EQUIPA DO BENFICA ENTRA PARA AQUECIMENTO



0 seconds of 15 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:15
00:15
 

Compõem-se também as bancadas da Luz, ainda um pouco despidas.

O Benfica sai também para aquecimento.

Os guarda-redes do Benfica também já aquecem... todos eles ligados à formação do clube: Samuel Soares como titular, André Gomes como suplente e Diogo Ferreira, que não integra a ficha de jogo, hoje participa como terceiro guarda-redes.

AQUECIMENTO GR BENFICA



0 seconds of 13 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:13
00:13
 

Tal como na primeira mão, Bruno Lage operou nove alterações relativamente ao onze que defrontou, no sábado, o Vitória de Guimarães: apenas António Silva e Florentino Luís (que não jogará no próximo fim-de-semana, devido a castigo) se mantém nas escolhas.

A receção à equipa do Tirsense, quando começou a aquecer no relvado da Luz:

O Tirsense sai para aquecimento, para aplauso de algumas dezenas de adeptos que acompanharam a equipa a esta histórica visita à Luz.

ONZE DO TIRSENSE: Tiago Gonçalves, João Martins, Jorge Silva, João Pedro e José Pereira; Júnior Franco, Bruno Carvalho e Daniel Rodrigues; Bernardo Mesquita, André Fontes e Júlio Alves.

Suplentes: João Matos, Gonçalo Cardoso, Rui Maia, Diogo Nascimento, Giovanny Morais, Túlio Lima, Francisco Alves, Diogo Gonçalves e Alex Reis.

Tudo pronto para receber os jogadores de Benfica e Tirsense para os exercícios de aquecimento.

ESTÁDIO PRÉ-AQUECIMENTO



0 seconds of 18 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:18
00:18
 

Assim está o ambiente em redor do Estádio da Luz, a uma hora do apito inicial:

AMBIENTE ESTADIO DA LUZ



0 seconds of 16 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:16
00:16
 

ONZE DO BENFICA: Samuel Soares; Tiago Gouveia, António Silva, Bajrami e Samuel Dahl; Bruma, Florentino, Leandro Barreiro e Schjelderup; Arthur Cabral e Belotti.

Suplentes: André Gomes, Zeki Amdouni, Gianluca Prestianni, Nuno Félix, Joshua Wynder, João Veloso, Leandro Santos, Hugo Félix e João Rego.

O jogo terá início pelas 20h45.

Boa noite! A BOLA irá acompanhar, a par e passo, o Benfica - Tirsense, pela segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Fique connosco!