Liveblog Aves SAD vs Rio Ave dezembro 2025

Aves SAD-Rio Ave: já são conhecidos os onzes
João Pedro Sousa com pouca margem de manobra no comando técnico da equipa avenses, que carrega lanterna vermelha da Liga, e em Vila do Conde onda de despedimentos gera apreensão

Faltam 10 minutos para o apito inicial.

O árbitro deste jogo é José Bessa (AF ), que será assistido por Miguel Martins e Hugo Santos, enquanto Vítor Lopes desempenhará as funções de 4.º árbitro. O VAR/AVAR estará a cargo de Pedro Ferreira/Nelson Cunha.

Do lado do Rio Ave não é feita qualquer alteração em relação ao último onze, no Aves SAD há quatro a registar: saem Sidi Bane, Babatunde Akinsola, Diogo Spencer e Nenê (todos por opção, estão no banco de suplentes) e entram Carlos Ponck, Ángel Algobia, Devenish e Tomané.

Os guarda-redes de ambas as equipas já estão a cumprir período de aquecimento no relvado.

Chove com bastante intensidade na Vila das Aves.

Suplentes do Rio Ave: Alfonso Pastor, Jakub Brabec, João Tomé, Julien Lomboto, Georgios Liavas, Tamás Nikitscher, Antonis Papakanellos, João Graça e Karem Zoabi.

Suplentes do Aves SAD: Simão Bertelli, Sidi Bane, Leonardo Rivas, Diogo Spencer, Tiago Galletto, Pedro Lima, Babatunde Akinsola, Nenê e Diego Duarte.

Onze do Rio Ave: Cezary Miszta; Marious Vrousai (C), Pancho Petrasso e Jonathan Panzo; Andreas Ntoi, Nikos Athanasiou, Nelson Abbey e Brandon Aguilera; André Luiz, Clayton Silva e Ole Pohlmann.

Onze do Aves SAD: João Gonçalves; Carlos Ponck, Rúben Semedo, Cristian Devenish e Kiki Afonso (C); Jaume Grau e Ángel Algobia; Gustavo Assunção, Guilherme Neiva e Tomané; Óscar Perea.

Já há onzes!

Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro desta tarde, em que o treinador Sotiris Silaidopoulos surgiu sozinho, tendo em conta que Vítor Ramos, até então diretor de comunicação, foi um dos abrangidos no processo de despedimentos em curso no emblema vila-condense, o grego focou-se apenas na equipa: «Tivemos uma boa semana e preparámos bem um jogo difícil.»

Do lado do Rio Ave, que ocupa a 11.ª posição, com 13 pontos conquistados numa dúzia de jornadas, com registo de duas vitórias, sete empates e três derrotas (10 golos marcados e 14 sofridos), a onda de despedimentos praticamente em todos os departamentos do futebol profissional está a gerar apreensão entre os adeptos.

Os avenses voltam a jogar em casa após a pesada derrota sofrida em Guimarães (0-4) e na antevisão ao jogo com o Rio Ave, o treinador João Pedro Sousa assumiu, sem rodeios, a exigência de uma reação imediata: «A pancada em Guimarães foi forte, mas merecida. Serviu para percebermos que temos de basear sempre o nosso jogo em determinados pressupostos: agressividade, intensidade, concentração. Muitos desses pressupostos não estiveram presentes e temos de os ter.»

O Aves SAD carrega a lanterna vermelha da Liga, com apenas três pontos conquistados em 12 jornadas - três empates, nove derrotas e ainda nenhuma vitória (oito golos marcados e 29 sofridos).

Boa tarde, A BOLA vai relatar-lhe todas as incidências do encontro entre Aves SAD e Rio Ave, dois clubes que atravessam período negro por diferentes motivos. Acompanhe-nos neste jogo referente à 13.ª jornada, que teve como cartaz um sempre empolgante dérbi entre Benfica e Sporting, que terminou empatado a um golo.