Liveblog Arouca vs Aves SAD agosto 2025
A crónica deste encontro, as reações de Vasco Seabra e de Paulo Sousa e ainda as notas de todos os jogadores que estiveram em campo:
Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto deste encontro. Dentro de breves momentos, publicaremos a crónica, as notas dos jogadores e as reações dos treinadores.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo. Vitória repleta de justiça para os lobos, com uma exibição que deixa água na boca para os adeptos arouquenses no que toca ao resto da época. Já o Aves SAD ainda tem de crescer para evitar uma época tão intermitente como a última e o golo no final não mascarou as fragilidades da equipa, que também não deixou de dar alguns sinais positivos.
Kiki Afonso! Com um cruzamento venenoso quase ameaçou o golo, com a bola a passar perto do poste.
O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos
Hyun-Ju Lee sai do campo e é substituído por Brian Mansilla.
Edson Mucuana sai do campo e é substituído por Gustavo Mendonça.
Rafael Barbosa sai do campo e é substituído por Diego Duarte.
O jogo é reiniciado.
David Simão está no chão depois de colocar mal o pé no chão. O médio é assistido pela equipa médica do Arouca.
O Arouca perde um pouco o domínio da bola, mas não o controlo do jogo. João Valido ainda não foi obrigado a aplicar-se.
Pedro Santos sai do campo e é substituído por Mateo Flores.
Taichi Fukui sai do campo e é substituído por David Simão.
Nais Djouahra sai do campo e é substituído por Miguel Puche.
Pedro Lima sai do campo e é substituído por Tiago Galletto.
O jogo fica praticamente decidido. O Aves SAD arriscou com uma postura mais ofensiva e deixou espaço demais atrás. Aproveitou Arouca, que dá sinais muito positivos nesta 1.ª jornada.
Ángel Algobia sai do campo e é substituído por Guilherme Neiva. A equipa de José Mota vai atrás do golo, tirando agora um médio para pôr um avançado.
Jordi Escobar sai do campo e é substituído pelo veterano Nenê. Jogo azarado para o avançado espanhol, que falhou muitas vezes.
O Arouca entrou muito bem na 2.ª parte e foi atrás do golo como se fosse a equipa em desvantagem ao intervalo. Mérito para a equipa de Vasco Seabra, que materializou esta atitude positiva numa vantagem mais confortável.
G O O O O O L O - Nais Djouahra fatura de pé direito! Bom passe atrasado de Trezza, que depois de marcar agora assistiu o golo do Arouca.
Grande passe a rasgar de Danté para Dylan Nandín e o uruguaio rematou com perigo, para defesa apertada de Bertelli, que saiu muito bem da baliza.
Amadou Danté faz uma grande simulação na grande área, mas depois perde tanto tempo a tomar uma decisão que o lance de perigo acaba por morrer.
Arnau Solá já tinha visto o cartão amarelo e sai de campo. É substituído por Amadou Dante.
Início da segunda parte.
O golo de Alfonso Trezza (8') que dá vantagem ao Arouca:
Trezza com um golpe de primeira para abrir o marcador 🐺#sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #LigaPortugalBetclic #FCArouca #AFS #betanolp pic.twitter.com/QW1ChqpSMF
— sport tv (@sporttvportugal) August 9, 2025
Intervalo: jogo bem animado na Serra da Freita, com as equipas a conseguirem criar várias chances de golo. Vantagem justa do Arouca, que até podia ter marcado mais, mas o Aves SAD também só se pode queixar de si mesmo por ainda não ter empatado.
O corredor esquerdo do Arouca funciona muito bem, Solà dá muito apoio no ataque e permite que Djouahra pise terrenos mais interiores. Lee Hyunju ou Fuku têm sido os elementos-surpresa nesta equação, atuando quase como falsos-extremos.
O Arouca teve um contra-atque muito venenoso, mas Pedro Santos falhou o passe decisivo à entrada da área, graça a um excelente corte de Devenish. O jogo anima-se.
Que bem joga Babatunde! Excelente investida do nigeriano, a vir para dentro e depois a deixar a bola em Rafael Barbosa na direita. Aí, o médio atirou com força, de novo desenquadrado com a baliza.
Que perdida de Escobar!!! Cruzamento milimétrico de Babatunde encontra a cabeça do avançado espanhol, que estava desmarcado, mas mesmo assim rematou com pouca força ao lado da baliza do Arouca. Foi a melhor oportunidade da equipa de José Mota até agora.
Novo remate de Rafael Barbosa, novamente desenquadrado com a baliza do Arouca. O médio está a ser o jogador mais incisivo da sua equipa.
Que perigooo do Arouca! Excelente combinação entre Fukui e Djouahra, com o francês a ganhar espaço no ataque antes de rematar com muito perigo, tendo a bola beijado a as redes da baliza de Bertelli, mas do lado de fora.
A homenagem dos adeptos do Aves SAD a Jorge Costa, que subiu a equipa à Primeira Liga:
Por mais do que uma vez, Boris Popovic já tentou lançar os homens da frente, mas os passes saíram com demasiada força. De resto, as equipas cometem alguns erros despropositados. Dinâmicas que certamente ainda precisam de melhorias.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão. Kiki Afonso fica no relvado após uma carga de Nandín. O árbitro assinala falta e o capitão Aves SAD é atendido pela equipa médica, mas a situação não é grave.
Lee Hyunju começa a afigurar-se como uma figura do Arouca: muito irrequieto nos movimentos, descai sobre a esquerda para destabilizar a defesa contrária. Foi assim que o jogador que passou pelo Bayern agora ameaçou o golo, com um remate que desviou em Aderllan Santos.
Ameaça o Aves SAD: Tunde e Mucuana combinam bem na direita do ataque e o moçambicano faz um cruzamento venenoso para a área, onde Rafael Barbosa, acabou por cabecear à figura de Valido.
Primeiro remate do Aves SAD é de Rafael Barbosa, que atira com força e ao lado da baliza de João Valido.
G O O O O O L O - Alfonso Trezza remata no ar com o pé direito para o fundo da baliza! Lee Hyunju teve todo o tempo do mundo para trabalhar na esquerda antes de fazer o cruzamento e Trezza apareceu solto de marcação na pequena área, entre Devenish e Kiki Afonso.
Ambas as equipas alinham em 4x2x3x1, com e sem bola. Um sistema que, para já, é melhor aproveitado pelo Arouca, já instalado no meio-campo adversário.
Sinal mais para o Arouca nestes minutos iniciais. A equipa procura o espaço entrelinhas e causa alguns calafrios na defesa do Aves SAD.
Arouca sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Realiza-se um minuto de silêncio em homenagem a Jorge Costa, ele que foi o responsável por subir o Aves SAD à Liga e também treinou o Arouca.
Os jogadores das duas equipas entram agora em campo, de mão dada com crianças vestidas de bombeiros, homenageando aqueles que, todos os anos, arriscam a vida para apagarem fogos forestais.
Homenagem aos bombeiros na entrada para o relvado em Arouca 👨🚒
— sport tv (@sporttvportugal) August 9, 2025
Obrigado, guerreiros ❤️#sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #LigaPortugalBetclic #FCArouca #AFS #betanolp pic.twitter.com/WGFzqauDmE
Já temos onzes!
O onze do Arouca: João Valido, Alex Pinto, José Fontán, Boris Popovic, Arnau Solà; Pedro Santos, Taichi Fukui; Alfonso Trezza, Lee Hyunju, Nais Djouahra; Dylan Nandín.
As escolhas inicias de José Mota: Simão Bertelli; Jaume Grau, Cristian Devenish, Aderllan Santos, Kiki Afonso; Ángel Algobia, Pedro Lima; Babatunde Akinsola, Rafael Barbosa, Edson Mucuana; Jordi Escobar.
Enquanto, a 40 minutos do apito inicial, ainda não foram revelados os onzes de cada equipa, o Aves SAD já mostrou a chegada da equipa ao Estádio Municipal de Arouca:
Estas equipas empataram a uma bola em Arouca na última temporada, com golos de Jason e de Gustavo Assunção. Recorde aqui o resumo desse jogo:
Vasco Seabra começa a época no mesmo clube em que terminou a anterior pela primeira vez desde 2022, quando o fez no Marítimo. Esta continuidade, para o treinador de 41 anos dá «estabilidade e reforça a confiança» para o Arouca «fazer melhor do que na última temporada».
Por seu lado, José Mota inicia a sua 20.ª participação numa edição da Liga. Como o técnico ainda cumpre castigo nesta partida, Jaume Grau fez a antevisão à mesma: «Sabemos que o Arouca joga muito bem, que nos vai exigir o máximo se quisermos ficar com os três pontos.»
Em 2024/25, o Aves SAD foi das equipas da Liga com menos vitórias fora de casa – só ganhou em Faro e na Reboleira. Se hoje ganhar, já terá um quarto de todos os pontos que fez fora de casa na época passada.
O Arouca quer melhorar o 12.º lugar da época passada, o que, para o Aves SAD, já seria uma melhoria, já que lutou até à última pela manutenção (venceu no play-off o Vizela). Ambos os conjuntos mantiveram os respetivos treinadores e vários jogadores, mas também trouxeram um número considerável de reforços (cinco para o Arouca e 11 para o Aves SAD).
Este é apenas o quarto embate da história entre Arouca e Aves SAD. O primeiro foi para a Taça da Liga em 2023, com vitória dos arouquenses. Na época passada, as equipas empataram em Arouca (1-1) e o Aves SAD perdeu depois em casa (0-1). Os avenses procuram hoje a primeira vitória de sempre sobre este adversário.
Boa tarde! A 1.ª jornada da Liga 2025/26 passa pela Serra da Freita, com a receção do Arouca ao Aves SAD às 20.30 horas, um jogo que vamos acompanhar aqui ao minuto!