Alverca
1 - 0
Famalicão

Siga o Alverca vs Famalicão em direto

Liga Portugal Betclic • Jornada 17 Complexo Desportivo Futebol Clube de Alverca
Alverca Alverca
1 - 0
Terminado
Famalicão Famalicão
Alverca-Famalicão: festa rija para uns e jejum prolongado para outros
Chiquinho marcou de penálti (90+5') e deu três preciosos pontos aos ribatejanos, que voltam a sorrir quase um mês depois. Minhotos somam a quarta derrota consecutiva - três para a Liga e uma para a Taça de Portugal

FINAL DA PARTIDA! ALVERCA 1 FAMALICÃO 0. Depois de uma primeira parte com (muito) poucos motivos de interesse - apenas Antoine Joujou (6' e 10') de um lado e Kaiky Naves (37') do outro estiveram perto das balizas contrárias -, a etapa complementar foi rica em incidências e teve um número considerável de oportunidades de golo. Mathias de Amorim (47'), Sandro Lima (48'), Tom van de Looi (49' e 52') não foram felizes, o mesmo acontecendo com Sandro Lima, que desperdiçou um penálti - falta de Justin de Haas sobre o ponta de lança brasileiro - à passagem do minuto 58. Zabiri também podia ter marcado (62'), assim como Sorriso (69') e Nabil Touaizi (90'). A festa estava reservada para os da casa e já no último suspiro: Léo Realpe desviou a bola com o braço no interior da área e, na conversão do respetivo penálti, Chiquinho não perdooou e fez explodir de alegria os adeptos dos ribatejanos. Depois de três derrotas consecutivas, o Alverca volta aos triunfos, ao passo que o Famalicão somou o quarto desaire seguido - três para a Liga e um para a Taça de Portugal.

90 +8

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

95

GOOOOOOLOOOOOO DO ALVERCA!! Chiquinho, chamado à conversão da grande penalidade, não vacila perante Lazar Carevic e dá vantagem aos ribatejanos. 1-0.

94

Penálti para o Alverca! Léo Realpe desviou uma bola com o braço no interior da área e os ribatejanos voltar a ter uma soberana ocasião de golo!

90 +5

G O O O O O L O - Chiquinho do Alverca de pé direito marca o penalti. Lazar Carevic esteve perto de defender.

Yassir Zabiri, aos 62 minutos, desperdiçou uma excelente ocasião de golo:

Chamado à conversão do castigo máximo, Sandro Lima permitiu a defesa a Lazar Carevic (58'):

Eis o lance em que Justin de Haas derrubou Sandro Lima e que originou a grande penalidade a favor do Alverca:

90 +1

O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos

90

Tenta o Alverca! Passe de Figueiredo e remate de pé esquerdo de Nabil Touaizi, já no interior da área, ao lado do poste esquerdo.

Apenas três minutos depois da primeira tentativa, Tom van de Looi voltou a ameaçar o golo, mas o tiro saiu a milímetros do poste da baliza contrária (52'):

Tom van de Looi tentou a sua sorte, aos 49 minutos, mas também não foi feliz:

Lazar Carevic foi gigante ao negar o golo a Sandro Lima, aos 48 minutos:

80
Substituição

Lincoln sai do campo e é substituído por Tiago Leite.

79
Cartão Amarelo

Tom van de Looi vê cartão amarelo por falta

77
Substituição

Yassir Zabiri sai do campo e é substituído por Simon Elisor.

77
Substituição

Rafa Soares sai do campo e é substituído por Pedro Bondo.

74
Cartão Amarelo

Lincoln do Alverca recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.

73
Cartão Amarelo

Rafa Soares vê cartão amarelo por falta

70
Substituição

Sandro Lima sai do campo e é substituído por Chiquinho.

70
Substituição

Sabit Abdulai sai do campo e é substituído por Davy Gui.

69

Sacode André Gomes! Livre direto cobrado por Sorriso com o guarda-redes do Alverca a ser obrigado a dar uma sapatada na bola, cedendo canto.

62

O que falha Yassir Zabiri! Passe fantástico de Mathias de Amorim a isolar o jovem ponta de lança marroquino, mas este, na cara de André Gomes e com tudo para marcar, rematou ao lado do poste esquerdo.

60

O jogo é reiniciado.

59
Substituição

Antoine Joujou sai do campo e é substituído por Romeo Beney.

58

Desperdiça Sandro Lima! O ponta de lança do Alverca denunciou muito o pontapé de penálti e Lazar Carevic travou a investida do brasileiro. Mantém-se o nulo no Ribatejo.

58

FALHA! - Sandro Lima (Alverca) atira da marca de penálti, mas o guarda-redes desvia para canto.

57
Cartão Amarelo

O árbitro volta atrás para mostrar a Lucas Figueiredo (Alverca) o cartão amarelo, por uma falta anterior.

56

Penálti para o Alverca! Justin de Haas cometeu falta sobre Sandro Lima e o árbitro da partida apontou de imediato para a marca dos 11 metros.

Só por uma vez o Alverca se aproximou da baliza do Famalicão durante toda a primeira parte, mas Kaiky Naves não conseguiu dar a melhor direção ao cabeceamento (37'):

52

Esta tirou tinta! Tiro fortíssimo de Tom van de Looi, à cabeça da área, com a bola a sair a milímetros do poste esquerdo da baliza defendida por André Gomes.

49

Ao lado! Tom van de Looi tentou a sua sorte em zona frontal, mas a bola saiu ao lado do poste direito da baliza à guarda de André Gomes.

48

Grande oportunidade para o Alverca! Cruzamento de Nabil Touaizi e cabeceamento de Sandro Lima para uma excelente intervenção de Lazar Carevic.

47

Por cima! Remate de longe de Mathias de Amorim, forte, mas sem direção.

46
Substituição

Cedric Nuozzi sai do campo e é substituído por Lucas Figueiredo.

46

Início da segunda parte.

André Gomes foi obrigado a aplicar-se, aos 28 minutos, para evitar que Justin de Haas fizesse estragos:

INTERVALO! ALVERCA 0 FAMALICÃO 0. A noite está de bater o dente no Ribatejo e o jogo não está menos... gelado. Poucos motivos de interesse nos primeiros 45 minutos e, dessa forma, o nulo é o espelho fiel do que (não) fizeram as duas equipas nesta etapa inicial. Antoine Joujou (6' e 10') podia ter marcado, o mesmo acontecendo do outro lado, com Kaiky Naves (37'). Os artistas não têm estado mesmo nada inspirados e, como tal, espera-se uma etapa complementar (bem) melhor no Complexo Desportivo do emblema alverquense.

45 +2

O árbitro apita para o intervalo

Antoine Joujou voltou a aparecer em boa posição, aos 10 minutos, mas o extremo francês voltou a não acertar com a baliza contrária:

Eis o momento em que Antoine Joujou desperdiçou uma excelente oportunidade para marcar, logo aos 6 minutos:

37

Primeira aproximação perigosa do Alverca! Livre cobrado por Cédric Nuozzi, do lado esquerdo, e cabeceamento de Kaiky Naves a levar a bola a passar perto da barra da baliza à guarda de Lazar Carevic.

Primeiros 25 minutos sem grandes motivos de interesse. O jogo está tão frio quanto o tempo e apenas Antoine Joujou podia, efetivamente, ter dado algum colorido a este duelo. O extremo do Famalicão desperdiçou uma ocasião flagrante, aos 5 minutos, e pouco depois também podia ter feito melhor num cabeceamento após cruzamento de Sorriso. O Alverca até tem mais tempo de posse de bola, mas a verdade é que ainda não conseguiu incomodar Lazar Carevic.

28

Amarra André Gomes! Livre cobrado por Rafa Soares na meia direita, Justin de Haas lutou pelo esférico à entrada da pequena área, mas o guarda-redes do Alverca foi lesto a sair dos postes e a ir ao relvado agarrar o esférico, impedindo que o defesa-central neerlandês dos minhotos conseguisse o desvio vitorioso.

10

Outra vez o emblema de Vila Nova! Cruzamento de Rodrigo Pinheiro e cabeceamento de Antoine Joujou ligeiramente ao lado do poste direito da baliza dos ribatejanos. Os famalicenses estão a ameaçar a vantagem...

6

Grande oportunidade para o Famalicão! Erro do Alverca na primeira fase de construção, os minhotos recuperaram em zona alta, Yassir Zabiri assistiu Antoine Joujou, que rematou de pronto levando a bola a sair a rasar o poste esquerdo da baliza à guarda de André Gomes.

1

Alverca sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro dá início à partida.

As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado do anfiteatro ribatejano. A noite está fria, mas nem isso impede os adeptos de começarem a tomar os seus lugares nas bancadas.

Hugo Oliveira, técnico do Famalicão, também só mexe numa peça relativamente ao encontro diante do Estrela da Amadora (2-3), da ronda anterior: sai Gil Dias (castigado) e entra Antoine Joujou.

Custódio Castro, treinador do Alverca, promove apenas uma alteração no onze que havia apresentado frente ao Estoril (1-4), na jornada passada: sai Julián Martínez e entra Sergi Gómez.

Famalicão (treinador): Hugo Oliveira

Famalicão (suplentes): Ivan Zlobin (1), Gustavo Garcia (2), Umar Abubakar (9), Simon Elisor (12), Otar Mamageishvili (15), Roméo Beney (18), Pedro Bondo (28), Ibrahima Ba (55) e Pedro Santos (80)

Famalicão (titulares): Lazar Carevic (25); Rodrigo Pinheiro (17), Léo Realpe (3), Justin de Haas (16) e Rafa Soares (5); Mathias de Amorim (14) e Tom van de Looi (6); Antoine Joujou (77), Gustavo Sá (20) C e Sorriso (7); Yassir Zabiri (21)

Alverca (treinador): Custódio Castro

Alverca (suplentes): Matheus Mendes (31), Julián Martínez (3), Davy Gui (6), Chiquinho (10), Isaac James (12), Steven Baseya (14), Tiago Leite (19), Figueiredo (20) e Kauan Gomes (37)

Alverca (titulares): André Gomes (13); Kaiky Naves (3), Sergi Gómez (5) C e Bastien Meupiyou (33); Nabil Touaizi (2), Sabit Adbulai (21), Alex Amorim (8) e Francisco Chissumba (55); Lincoln (18), Sandro Lima (91) e Cédric Nuozzi (11)

Árbitro: Diogo Rosa (AF Beja); Assistentes: Hugo Coimbra e Renato Carvalho; 4.º Árbitro: Ricardo Baixinho; VAR/AVAR: João Bento e Pedro Sousa

Já há equipas oficiais!

O jejum do Famalicão não é tão grande... mas por pouco. A última vez que a formação de Hugo Oliveira conseguiu sorrir foi a 14 de dezembro do ano passado e logo com direito a goleada: 4-0 ao Estoril, na 14.ª ronda.

Para encontrar a última vitória do Alverca é preciso recuar quase um mês: a 7 de dezembro de 2025, os comandados de Custódio Castro bateram o Nacional (1-0), na 13.ª jornada do campeonato.

Os momentos de ribatejanos e minhotos não são bons: ambas as formações vêm de três derrotas consecutivas. O Alverca perdeu com Estoril (1-4), FC Porto (0-3) e Arouca (0-1), enquanto o Famalicão baqueou diante de Estrela da Amadora (2-3), Benfica (0-1) e FC Porto (1-4) - este último para a Taça de Portugal.

As duas equipas estão separadas por seis pontos, com vantagem para o Famalicão, que tem 23 contra os 17 do Alverca. Os minhotos estão tranquilamente a meio da tabela - e em caso de vitória esta noite terminarão a ronda no 6.º lugar, ultrapassando Moreirense e Vitória de Guimarães -, ao passo que os ribatejanos pretendem somar para não passarem por sobressaltos no que concerne à zona baixa da classificação.

Cai o pano sobre a primeira volta da Liga e a última partida desta 17.ª jornada vai ser disputada no Ribatejo. A partir das 20h30, Alverca e Famalicão vão estar em contenda na luta pelos três pontos e, tal como sempre acontece, A BOLA vai contar-lhe tudo sobre mais este desafio do principal escalão do futebol português. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!

Boa noite!