Siga o Alverca vs Famalicão em direto
FINAL DA PARTIDA! ALVERCA 1 FAMALICÃO 0. Depois de uma primeira parte com (muito) poucos motivos de interesse - apenas Antoine Joujou (6' e 10') de um lado e Kaiky Naves (37') do outro estiveram perto das balizas contrárias -, a etapa complementar foi rica em incidências e teve um número considerável de oportunidades de golo. Mathias de Amorim (47'), Sandro Lima (48'), Tom van de Looi (49' e 52') não foram felizes, o mesmo acontecendo com Sandro Lima, que desperdiçou um penálti - falta de Justin de Haas sobre o ponta de lança brasileiro - à passagem do minuto 58. Zabiri também podia ter marcado (62'), assim como Sorriso (69') e Nabil Touaizi (90'). A festa estava reservada para os da casa e já no último suspiro: Léo Realpe desviou a bola com o braço no interior da área e, na conversão do respetivo penálti, Chiquinho não perdooou e fez explodir de alegria os adeptos dos ribatejanos. Depois de três derrotas consecutivas, o Alverca volta aos triunfos, ao passo que o Famalicão somou o quarto desaire seguido - três para a Liga e um para a Taça de Portugal.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
GOOOOOOLOOOOOO DO ALVERCA!! Chiquinho, chamado à conversão da grande penalidade, não vacila perante Lazar Carevic e dá vantagem aos ribatejanos. 1-0.
Penálti para o Alverca! Léo Realpe desviou uma bola com o braço no interior da área e os ribatejanos voltar a ter uma soberana ocasião de golo!
G O O O O O L O - Chiquinho do Alverca de pé direito marca o penalti. Lazar Carevic esteve perto de defender.
Yassir Zabiri, aos 62 minutos, desperdiçou uma excelente ocasião de golo:
Chamado à conversão do castigo máximo, Sandro Lima permitiu a defesa a Lazar Carevic (58'):
Eis o lance em que Justin de Haas derrubou Sandro Lima e que originou a grande penalidade a favor do Alverca:
O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos
Tenta o Alverca! Passe de Figueiredo e remate de pé esquerdo de Nabil Touaizi, já no interior da área, ao lado do poste esquerdo.
Apenas três minutos depois da primeira tentativa, Tom van de Looi voltou a ameaçar o golo, mas o tiro saiu a milímetros do poste da baliza contrária (52'):
Tom van de Looi tentou a sua sorte, aos 49 minutos, mas também não foi feliz:
Lazar Carevic foi gigante ao negar o golo a Sandro Lima, aos 48 minutos:
Lincoln sai do campo e é substituído por Tiago Leite.
Yassir Zabiri sai do campo e é substituído por Simon Elisor.
Rafa Soares sai do campo e é substituído por Pedro Bondo.
Lincoln do Alverca recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.
Sandro Lima sai do campo e é substituído por Chiquinho.
Sabit Abdulai sai do campo e é substituído por Davy Gui.
Sacode André Gomes! Livre direto cobrado por Sorriso com o guarda-redes do Alverca a ser obrigado a dar uma sapatada na bola, cedendo canto.
O que falha Yassir Zabiri! Passe fantástico de Mathias de Amorim a isolar o jovem ponta de lança marroquino, mas este, na cara de André Gomes e com tudo para marcar, rematou ao lado do poste esquerdo.
O jogo é reiniciado.
Antoine Joujou sai do campo e é substituído por Romeo Beney.
Desperdiça Sandro Lima! O ponta de lança do Alverca denunciou muito o pontapé de penálti e Lazar Carevic travou a investida do brasileiro. Mantém-se o nulo no Ribatejo.
FALHA! - Sandro Lima (Alverca) atira da marca de penálti, mas o guarda-redes desvia para canto.
O árbitro volta atrás para mostrar a Lucas Figueiredo (Alverca) o cartão amarelo, por uma falta anterior.
Penálti para o Alverca! Justin de Haas cometeu falta sobre Sandro Lima e o árbitro da partida apontou de imediato para a marca dos 11 metros.
Só por uma vez o Alverca se aproximou da baliza do Famalicão durante toda a primeira parte, mas Kaiky Naves não conseguiu dar a melhor direção ao cabeceamento (37'):
Esta tirou tinta! Tiro fortíssimo de Tom van de Looi, à cabeça da área, com a bola a sair a milímetros do poste esquerdo da baliza defendida por André Gomes.
Ao lado! Tom van de Looi tentou a sua sorte em zona frontal, mas a bola saiu ao lado do poste direito da baliza à guarda de André Gomes.
Grande oportunidade para o Alverca! Cruzamento de Nabil Touaizi e cabeceamento de Sandro Lima para uma excelente intervenção de Lazar Carevic.
Por cima! Remate de longe de Mathias de Amorim, forte, mas sem direção.
Cedric Nuozzi sai do campo e é substituído por Lucas Figueiredo.
Início da segunda parte.
André Gomes foi obrigado a aplicar-se, aos 28 minutos, para evitar que Justin de Haas fizesse estragos:
INTERVALO! ALVERCA 0 FAMALICÃO 0. A noite está de bater o dente no Ribatejo e o jogo não está menos... gelado. Poucos motivos de interesse nos primeiros 45 minutos e, dessa forma, o nulo é o espelho fiel do que (não) fizeram as duas equipas nesta etapa inicial. Antoine Joujou (6' e 10') podia ter marcado, o mesmo acontecendo do outro lado, com Kaiky Naves (37'). Os artistas não têm estado mesmo nada inspirados e, como tal, espera-se uma etapa complementar (bem) melhor no Complexo Desportivo do emblema alverquense.
O árbitro apita para o intervalo
Antoine Joujou voltou a aparecer em boa posição, aos 10 minutos, mas o extremo francês voltou a não acertar com a baliza contrária:
Eis o momento em que Antoine Joujou desperdiçou uma excelente oportunidade para marcar, logo aos 6 minutos:
Primeira aproximação perigosa do Alverca! Livre cobrado por Cédric Nuozzi, do lado esquerdo, e cabeceamento de Kaiky Naves a levar a bola a passar perto da barra da baliza à guarda de Lazar Carevic.
Primeiros 25 minutos sem grandes motivos de interesse. O jogo está tão frio quanto o tempo e apenas Antoine Joujou podia, efetivamente, ter dado algum colorido a este duelo. O extremo do Famalicão desperdiçou uma ocasião flagrante, aos 5 minutos, e pouco depois também podia ter feito melhor num cabeceamento após cruzamento de Sorriso. O Alverca até tem mais tempo de posse de bola, mas a verdade é que ainda não conseguiu incomodar Lazar Carevic.
Amarra André Gomes! Livre cobrado por Rafa Soares na meia direita, Justin de Haas lutou pelo esférico à entrada da pequena área, mas o guarda-redes do Alverca foi lesto a sair dos postes e a ir ao relvado agarrar o esférico, impedindo que o defesa-central neerlandês dos minhotos conseguisse o desvio vitorioso.
Outra vez o emblema de Vila Nova! Cruzamento de Rodrigo Pinheiro e cabeceamento de Antoine Joujou ligeiramente ao lado do poste direito da baliza dos ribatejanos. Os famalicenses estão a ameaçar a vantagem...
Grande oportunidade para o Famalicão! Erro do Alverca na primeira fase de construção, os minhotos recuperaram em zona alta, Yassir Zabiri assistiu Antoine Joujou, que rematou de pronto levando a bola a sair a rasar o poste esquerdo da baliza à guarda de André Gomes.
Alverca sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado do anfiteatro ribatejano. A noite está fria, mas nem isso impede os adeptos de começarem a tomar os seus lugares nas bancadas.
Hugo Oliveira, técnico do Famalicão, também só mexe numa peça relativamente ao encontro diante do Estrela da Amadora (2-3), da ronda anterior: sai Gil Dias (castigado) e entra Antoine Joujou.
Custódio Castro, treinador do Alverca, promove apenas uma alteração no onze que havia apresentado frente ao Estoril (1-4), na jornada passada: sai Julián Martínez e entra Sergi Gómez.
Famalicão (treinador): Hugo Oliveira
Famalicão (suplentes): Ivan Zlobin (1), Gustavo Garcia (2), Umar Abubakar (9), Simon Elisor (12), Otar Mamageishvili (15), Roméo Beney (18), Pedro Bondo (28), Ibrahima Ba (55) e Pedro Santos (80)
Famalicão (titulares): Lazar Carevic (25); Rodrigo Pinheiro (17), Léo Realpe (3), Justin de Haas (16) e Rafa Soares (5); Mathias de Amorim (14) e Tom van de Looi (6); Antoine Joujou (77), Gustavo Sá (20) C e Sorriso (7); Yassir Zabiri (21)
Alverca (treinador): Custódio Castro
Alverca (suplentes): Matheus Mendes (31), Julián Martínez (3), Davy Gui (6), Chiquinho (10), Isaac James (12), Steven Baseya (14), Tiago Leite (19), Figueiredo (20) e Kauan Gomes (37)
Alverca (titulares): André Gomes (13); Kaiky Naves (3), Sergi Gómez (5) C e Bastien Meupiyou (33); Nabil Touaizi (2), Sabit Adbulai (21), Alex Amorim (8) e Francisco Chissumba (55); Lincoln (18), Sandro Lima (91) e Cédric Nuozzi (11)
Árbitro: Diogo Rosa (AF Beja); Assistentes: Hugo Coimbra e Renato Carvalho; 4.º Árbitro: Ricardo Baixinho; VAR/AVAR: João Bento e Pedro Sousa
Já há equipas oficiais!
Eis a projeção de Hugo Oliveira, técnico do Famalicão:
Recorde a antevisão de Custódio Castro, treinador do Alverca:
O jejum do Famalicão não é tão grande... mas por pouco. A última vez que a formação de Hugo Oliveira conseguiu sorrir foi a 14 de dezembro do ano passado e logo com direito a goleada: 4-0 ao Estoril, na 14.ª ronda.
Para encontrar a última vitória do Alverca é preciso recuar quase um mês: a 7 de dezembro de 2025, os comandados de Custódio Castro bateram o Nacional (1-0), na 13.ª jornada do campeonato.
Os momentos de ribatejanos e minhotos não são bons: ambas as formações vêm de três derrotas consecutivas. O Alverca perdeu com Estoril (1-4), FC Porto (0-3) e Arouca (0-1), enquanto o Famalicão baqueou diante de Estrela da Amadora (2-3), Benfica (0-1) e FC Porto (1-4) - este último para a Taça de Portugal.
As duas equipas estão separadas por seis pontos, com vantagem para o Famalicão, que tem 23 contra os 17 do Alverca. Os minhotos estão tranquilamente a meio da tabela - e em caso de vitória esta noite terminarão a ronda no 6.º lugar, ultrapassando Moreirense e Vitória de Guimarães -, ao passo que os ribatejanos pretendem somar para não passarem por sobressaltos no que concerne à zona baixa da classificação.
Cai o pano sobre a primeira volta da Liga e a última partida desta 17.ª jornada vai ser disputada no Ribatejo. A partir das 20h30, Alverca e Famalicão vão estar em contenda na luta pelos três pontos e, tal como sempre acontece, A BOLA vai contar-lhe tudo sobre mais este desafio do principal escalão do futebol português. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!
Boa noite!