Ética no desporto e a nossa sociedade (Artigo de Vítor Rosa, 231)

Espaço Universidade Ética no desporto e a nossa sociedade (Artigo de Vítor Rosa, 231)

ESPAÇO UNIVERSIDADE05.07.202313:13

Podemos dizer que a ética desportiva é o ramo da filosofia que aborda as questões éticas específicas, que podem surgir em torno das competições desportivas. Com a cada vez maior afirmação do desporto profissional, bem como o surgimento de uma vasta indústria de entretenimento com ele relacionada, a ética desportiva tornou-se um terreno fértil para testar e desenvolver noções e teorias filosóficas, bem como um ponto de contacto fundamental entre as instituições e a sociedade em geral.

O desporto baseia-se na aplicação justa das regras.

Numa primeira abordagem, isto significa que todos os participantes têm o direito de ver as regras do jogo aplicadas de igual forma, ao mesmo tempo que têm o dever de tentar respeitar as regras o melhor possível. A importância pedagógica deste aspeto não pode ser subestimada. O desporto é um instrumento fundamental para ensinar a justiça, o respeito pelas regras em benefício de um grupo (tanto os participantes, como os espectadores) e a honestidade.

No entanto, como acontece fora de uma competição, podemos perguntar-nos se, por vezes, os jogadores têm justificação para procurar um tratamento desigual. Por exemplo, quando a violação da regra permite compensar uma decisão errada do árbitro no início do jogo ou compensar parcialmente algumas desigualdades económicas, sociais ou políticas entre as equipas em competição parece que um atleta pode ter motivos justificáveis para violar a regra. Trata-se, evidentemente, de uma questão delicada, que desafia as nossas ideias sobre o sentido de justiça, de respeito e de honestidade, de uma forma que reflete as principais questões que os seres humanos enfrentam noutras esferas da vida.

Outra grande área de confronto diz respeito ao aperfeiçoamento humano e, sobretudo, aos casos de dopagem. Tendo em conta o grau de invasão da aplicação de drogas e técnicas médicas no desporto profissional contemporâneo, tornou-se cada vez mais difícil estabelecer uma fronteira inteligente entre os potenciadores de desempenho que devem ser tolerados e os que não devem ser tolerados. Cada atleta profissional que compete por uma equipa recebe ajudas médicas para melhorar o seu desempenho. Isto tem contribuído para se alcançar resultados espetaculares, que muito contribuem para o lado do entretenimento do desporto. A questão que se pode colocar é a seguinte: de que forma estes potenciadores afetam a relação entre o corpo e a alma dos atletas?

Sociólogo, Pós-Doutorado em Sociologia e em Ciências do Desporto, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática.