Político australiano multado por tráfico de cocaína
David Spiers, antigo líder do partido Liberal do Sul da Austrália, foi condenado esta quinta-feira
Estalou a polémica no governo australiano. David Speirs, antigo líder do partido Liberal do Sul da Austrália, foi condenado esta quinta-feira por fornecimento de drogas, depois de ter inicialmente negado um vídeo que o mostrava a snifar uma substância branca. O político foi multado em nove mil dólares australianos (cerca de cinco mil euros) e condenado a cumprir 37,5 horas de serviço comunitário pelo Tribunal de Adelaide, de acordo com a BBC.
Speirs foi detido em setembro do ano passado, depois de a agência News Corp ter publicado imagens suas a snifar a substância de um prato. Inicialmente, o político de 40 anos rejeitou qualquer irregularidade e terá dito à mesma fonte que se tratava de um deepfake (vídeo falso) e que nunca tinha consumido cocaína. Mais tarde, porém, admitiu que era mentira e o escândalo e as acusações que se seguiram levaram à sua demissão do parlamento.
Em março, Speirs declarou-se culpado de ter fornecido cocaína a dois homens em agosto de 2024. A defesa afirmou que o político consumia drogas «como forma de escape» ao stress do trabalho, sendo que o caso provocou um intenso escrutínio mediático, com os procuradores a argumentarem que era do interesse do público, dada a posição de topo de Speirs na política australiana.
David Speirs assumiu o cargo de líder dos liberais do Sul da Austrália em 2022 e foi deputado durante 10 anos. O político não falou aos meios de comunicação social após a sentença.
Sugestão de vídeo: