Papa já foi sepultado, Roma saiu à rua para o último adeus (fotos)
Caixão do Papa Francisco foi transportado no papamóvel pelas ruas de Roma. Foto IMAGO

Papa já foi sepultado, Roma saiu à rua para o último adeus (fotos)

DIVERSOS26.04.202514:40

Túmulo na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, pode ser visitado já a partir da manhã deste domingo

O Papa Francisco já foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, numa cerimónia privada, sem acesso de público, comunicação social ou convidados das delegações dos 156 estados que marcaram presença, antes, na homilia na Praça de São Pedro.

Segundo o serviço de imprensa do Vaticano, o túmulo do Papa Francisco pode ser visitado já a partir da manhã deste domingo. Foi colocado no chão de um nicho da nave lateral entre a capela Paulina e a capela Sforza.

Foi Francisco quem pediu para ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma — onde ia rezar com frequência, antes e depois de viagens oficiais, por exemplo —, em vez de na Basílica de São Pedro, no Vaticano, quebrando tradição com mais de cem anos. O Papa anterior a ser sepultado fora do Vaticano tinha sido Leão XIII, que escolheu a Basílica de São João de Latrão, também em Roma.

Francisco também fugiu à tradição ao escolher um caixão simples de madeira, revestido de zinco, quando o protocolo dita que os papas devem ser enterrados em três caixões, de carvalho, chumbo e cipreste.

Se a cerimónia na Basília de Santa Maria Maior foi privada, a população de Roma aproveitou o cortejo proveniente do Vaticano para sair à rua para a última despedida. Terão estado 150 mil pessoas a acompanhar o percurso de cerca de seis quilómetros, depois de, na própria Praça de São Pedro, onde decorreu a homilia, terem estado 250 mil.

Essa cerimónia foi oficiada pelo cardeal Giovanni Battista Re e nela marcaram presença chefes de Estado e Governo de todo o mundo. Portugal fez-se representar pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco, pelo Primeiro-ministro, Luís Montenegro e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel. Marcelo Rebelo de Sousa ficou sentado na segunda fila, imediatamente atrás de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

Trump reuniu-se com Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, antes da cerimónia, um frente a frente de 15 minutos ao qual se juntaram, em dado momento, Emmanuel Macron, presidente francês, e Keir Starmer, primeiro-ministro inglês. Foi o primeiro encontro dos dois líderes depois da humilhação a que o ucraniano foi sujeito na Casa Branca, em Washington, a 28 de fevereiro, e Zelensky considerou-o «potencialmente histórico», caso sejam alcançados os objetivos que foram falados.

Sugestão de vídeo

Claudio Ranieri e jogadores da Roma participam de velório do Papa Francisco na Basílica de São Pedro
0 seconds of 1 minute, 20 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:20
01:20