28 abril 2025, 11:44
Portugal e Espanha sofrem apagão geral
Ainda sem explicações para a falha de energia
E-REDES revelou que até à meia-noite já estavam ligadas parcialmente 424 subestações
A E-REDES informou em comunicado que às 00h00 já estavam «ligadas parcialmente 424 subestações, 3200MW e alimentados cerca de 6,2 milhões de clientes», de um universo de cerca de 6,5 milhões de consumidores de eletricidade no País.
Recorde-se que a A REN - Redes Energéticas Nacionais confirmou esta segunda-feira um corte generalizado no abastecimento elétrico na Península Ibérica e parte de França e comunicou a ativação de planos de restabelecimento do fornecimento de energia por etapas.
28 abril 2025, 11:44
Ainda sem explicações para a falha de energia
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, sublinhou que, «apesar de todas as adversidades de uma crise inédita, os serviços essenciais mantiveram-se em funcionamento e o Estado revelou capacidade de resposta».
O chefe de Governo disse ainda que foi sendo avaliada ao longo do dia a manutenção de fornecimento de energia de todos os serviços e entidades críticas, prioritárias e essenciais, na área da saúde, órgãos de soberania, forças de segurança, telecomunicações, transportes, justiça, órgãos de comunicação social nacional, grande distribuição alimentar, entidades do sistema científico e tecnológico nacional e o sistema de pagamentos eletrónicos.
Sugestão de vídeo: