Grupo de sócios quer auditoria externa às contas do clube e da SDUQ

Rio Ave Grupo de sócios quer auditoria externa às contas do clube e da SDUQ

NACIONAL09.08.202320:25

Um grupo de associados do Rio Ave solicitou à Direção presidida por Alexandrina Cruz uma auditoria externa às contas no clube e da SDUQ desde «a sua criação em maio de 2013».

Numa carta subscrita por três associados e a que A BOLA teve acesso é sublinhada a preocupação do universo vila-condense motivada por uma situação que tem de ser esclarecida antes da criação de uma SAD.

«É de extrema importância que possamos conhecer a verdadeira situação financeira do clube e da SDUQ antes de qualquer alteração societária que possa existir. Só assim é que os sócios e o clube poderão tomar uma decisão ponderada e sustentada», lê-se, desejando os associados «obter uma visão transparente e completa de como os recursos foram geridos nos últimos anos».

«Solicitamos que a auditoria seja conduzida por uma empresa devidamente qualificada e independente, de forma a garantir a imparcialidade e a credibilidade dos resultados apresentados. Estamos convictos de que esta auditoria será uma ferramenta valiosa para sustentar qualquer decisão futura que envolva alterações na estrutura societária do clube. A transparência e a procura pela verdadeira situação financeira são fundamentais para o bem-estar e a sustentabilidade do nosso clube», sinaliza a missiva, ficando o grupo de sócios a aguarda que Alexandrina Cruz, que na última assembleia geral do clube se mostrou recetiva a analisar as contas, valide o pedido agora formulado.

Leia a carta na íntegra:

Exma. Senhora Presidente do Rio Ave FC,

Os sócios do Rio Ave FC estão confrontados com uma situação que não desejam nem percebem completamente.

Aproveitando o repto lançado na última Assembleia Geral Ordinária e a disponibilidade manifestada pela senhora presidente, vimos por meio desta carta formalizar o pedido de uma auditoria detalhada às contas do nosso Clube e da nossa SDUQ desde a sua criação em Maio de 2013. É de extrema importância que possamos conhecer a verdadeira situação financeira do Clube e da SDUQ antes de qualquer alteração societária que possa existir. Só assim é que os sócios e o Clube poderão tomar uma decisão ponderada e sustentada.

A auditoria tem como objetivo proporcionar uma análise minuciosa de todas as transações financeiras, receitas, despesas, investimentos, e demais aspectos contabilísticos que impactaram diretamente a saúde financeira do Clube. Desejamos obter uma visão transparente e completa de como os recursos foram geridos nos últimos anos.

Solicitamos que a auditoria seja conduzida por uma empresa devidamente qualificada e independente, de forma a garantir a imparcialidade e a credibilidade dos resultados apresentados. Além disso, pedimos que o processo seja conduzido com a devida confidencialidade e sigilo, para preservar as informações sensíveis do Clube.

Os resultados da mesma deverão ser apresentados após a sua conclusão.

Estamos convictos de que esta auditoria será uma ferramenta valiosa para sustentar qualquer decisão futura que envolva alterações na estrutura societária do Clube. A transparência e a procura pela verdadeira situação financeira são fundamentais para o bem-estar e a sustentabilidade do nosso Clube.

Agradecemos desde já a atenção dedicada a este pedido e aguardamos com expectativa uma resposta positiva da sua parte sendo que esta carta-aberta será publicada nos blogues/redes sociais a que alguns destes subscritores estão associados uma semana depois do seu envio, de modo a dar tempo a Direção possa entretanto responder.

Sócio 3883 — Daniel da Costa e Silva

Sócio 675 — João Paulo Menezes

Sócio 334 — Sérgio Oliveira

Vila do Conde, 7 de agosto de 2023.