Automobilismo Fórmula E em Londres: Cassidy ganha qualificação, Félix da Costa 20.º

AUTOMOBILISMO30.07.202314:49

Nick Cassidy (Envision), após a perda do título de pilotos para Jake Dennis (Andretti) na corrida de ontem do ePrix de Londres, etapa final do Mundial de 2023, garantiu a ‘pole position’ para a corrida de hoje, que tem apenas 34 voltas (menos duas), mas também está programada para as 17.04 horas de Portugal Continental, e encerra esta Época 9 do campeonato de monolugares elétricos. No circuito semicoberto montado no centro de congressos e exposições da capital britânica (ExCeL), outra vez lotação esgotada, com mais de 40 mil adeptos nas bancadas.

O neozelandês, que ontem arrancou da ‘pole’, beneficiando de penalização atribuída ao compatriota Mitch Evans (Jaguar) na antepenúltima corrida da época, a segunda do fim de semana do campeonato em Roma (perda de cinco lugares na grelha de partida), vingou a derrota na véspera na final da qualificação, vencendo o 'duelo' por 0,010 s.

Para Cassidy, primeira ‘pole’ de 2023, quinta na na Fórmula E e, mais importante, três pontos que valem à Envision a primeira posição isolada no Mundial de Equipas, três pontos à frente da Jaguar, curiosamente a fornecedora dos monolugares da escuderia inglesa (I-Type 6).

António Félix da Costa (Porsche), 17.º na qualificação da véspera, teve outra qualificação má (o 9XX Electric está no topo em ritmo de corrida, mas não apresenta a mesma capacidade numa volta rápida…) e não conseguiu melhor do que a 10.ª posição no Grupo B, a 0,773 s do mais veloz (Mitch Evans), o que vale somente um 20.º lugar na grelha de partida, o pior resultado da temporada no pior momento. Ontem, o português acabou em segundo, mas penalização que está a alimentar muitas discussões ‘empurrou-o’ para 17.º na classificação - terminou o ePrix com um furo lento no pneu dianteiro direito e a FIA 'castigou-o' com a soma de três minutos ao tempo final por pressão irregular!

Esta tarde, na corrida que encerra a temporada, conhece-se a sucessora da Mercedes-EQ como campeã de equipas. A Envision comanda a classificação (271 pontos), seguindo-se-lhe Jaguar (268), Porsche (241) e Andretti (236). Este ePrix, combinando os resultados dos dois pilotos, vale um máximo de 44.

Grelha de partida provisória

1.º Nick Cassidy, Envision

2.º Mitch Evans, Jaguar

3.º Norman Nato, Nissan

4.º Jake Dennis, Andretti

5.º Stoffel Vandoorne, DS

6.º Sam Bird, Jaguar

7.º Sébastien Buemi, Envision

8.º Nico Muller, ABT Cupra

9.º Dan Ticktum, NIO

10.º Pascal Wehrlein, Porsche

11.º Jean-Éric Vergne, DS

12.º Edoardo Mortara, Maserati

13.º René Rast, McLaren

14.º André Lotterer, Andretti

15.º Sérgio Sette Câmara, NIO

16.º Maximilian Gunther, Maserati

17.º Lucas di Grassi, Mahindra

18.º Sacha Fenestraz, Nissan

19.º Jake Hughes, McLaren

20.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, Porsche

21.º Robin Frijns, ABT Cupra

22.º Roberto Merhi, Mahindra