Amorim já decidiu que médio vai querer

Sporting Amorim já decidiu que médio vai querer

NACIONAL28.07.202321:55

O estágio do Algarve serviu também para Rúben Amorim definir o perfil do médio que a administração do Sporting vai contratar. Entre um reforço para a posição seis ou para a posição oito, o treinador do Sporting decidiu-se por um centrocampista de características mais defensivas, capaz de fazer esquecer Ugarte, que já este verão saiu para o Paris Saint-Germain, ou Palhinha, que há um ano trocou o clube leonino pelo Fulham.

Os estágios de pré-temporada servem para as equipas se prepararem fisicamente, para aprumarem aspetos táticos, para reforçarem a união do grupo, para definirem plantéis. Mas para a concentração leonina em Lagos, que terminou na terça-feira, Amorim levou também a tomada de decisão sobre o perfil do médio que a administração vai contratar. A dúvida era entre um jogador mais criativo ou um mais defensivo, a escolha recaiu sobre a segunda hipótese.

Nesta pré-temporada, tem sido o internacional japonês Morita a ser opção para zona mais recuada no meio-campo, ou a alternativa tática com a subida do central Gonçalo Inácio quando a equipa sai em construção. Há ainda o jovem Dário Essugo mas Amorim quer mais alguém que possa fazer o que Ugarte fez na temporada passada ou Palhinha na anterior — e muito bem o fizeram, porque o uruguaio saiu por 60 milhões de euros e o internacional português já tinha saído por 20 milhões.

Para a posição 8, há sempre Morita a poder subir e há Daniel Bragança a voltar de lesão num joelho, que o afastou um ano da competição. E há sempre também Pedro Gonçalves capaz de recuar, como muitas vezes foi solicitado nas últimas épocas, para o meio-campo. Por isso a emergência a recair para a posição seis, a que vai mesmo ser reforçada nesta janela do mercado de transferências.

A administração verde e branca tem, naturalmente, jogadores referenciados. O brasileiro André, 22 anos, do Fluminense é bastante apreciado em Alvalade. Mas caro. O emblema do Rio de Janeiro pede 25 milhões de euros pelo passe do jogador. Os leões já pagaram €22 milhões por um avançado neste verão, o sueco Gyokeres, será que têm capacidade para outro forte investimento?