«Matematicamente possível, realisticamente muito difícil»

Surf «Matematicamente possível, realisticamente muito difícil»

SURF26.07.202321:11

Portugal garantiu, para já, três surfistas, Raquel Bento e António Dantas, longboard e Guilherme Ribeiro, surf open, nas finais do campeonato europeu de surf, prova que termina esta quinta-feira em Santa Cruz, Torres Vedras.

Os três surfistas lusos ficam à espera de Mafalda Lopes. Eliminada na ronda 5 (4.ª classificada), terá na repescagem final a derradeira hipótese de regresso ao heat das decisões, para, juntamente com os surfistas já apurados para as finais, lutarem pelas contas do título europeu de seleções. Uma contabilidade que, à primeira vista, favorece a Espanha.

A seleção espanhola colocou quatro surfistas nas finais do European Surfing Federation (ESF) - open masculino (1), open feminino (2) e longboard feminino (1), mais dois nas repescagens, surf feminino e longboard masculino. Ou seja, pode colocar seis no total, um contingente superior quando comparados com os três (garantidos) ou quatro surfistas portugueses.

Isto porque Guilherme Fonseca, após ter galgado heats de salvação, sucumbiu à entrada da penúltima porta de reentrada do quadro principal, na repescagem 7, onde caiu igualmente Gabriela Dinis.

Afastada do quadro principal por Mafalda Lopes, a jovem surfista de Lisboa, 18 anos, viria a ser eliminada pela espanhola Leticia Bilbao, uma eliminação que acicatou os ânimos portugueses após terem tido conhecimento da nota da última onda da espanhola, “10 minutos” após a conclusão da bateria, de acordo com um comunicado da Federação Portuguesa de Surf.

«Foi inconcebível a Gabriela não passar o heat. É uma decisão polémica que nos coloca praticamente fora da corrida pelo título», ao transformar uma bateria em «que tinha passado uma portuguesa (Gabriela) e uma espanhola (Leticia) tinha sido eliminada para o inverso», disparou David Raimundo, selecionador nacional. «Amanhã seríamos cinco portugueses para cinco espanhóis e agora estaremos em desvantagem de quatro para seis. Matematicamente ainda é possível, mas realisticamente será muito difícil», antecipou.