Lesão retira Ana Rodrigues do Mundial

Natação Lesão retira Ana Rodrigues do Mundial

NATAÇÃO26.07.202318:54

«Campeonato do Mundo termina mais cedo do que previa... No dia 20 de julho, num exercício com elástico assistido, calculei mal a chegada à parede e a única coisa que senti foi o meu braço a estalar completamente e uma dor insuportável. Fomos diretos ao hospital, onde nos disseram que não havia fratura, pelo que a partir daí sobrepôs-se a vontade de nadar e o fazer tudo para que isso fosse possível», foi assim, através das redes sociais que Ana Rodrigues anunciou que não irá mais competir no 20.º Campeonato do Mundo de Fukuoka, onde sábado ainda iria disputar os 50 livres e 50 bruços.

A lesão aconteceu três dias antes de começar o campeonato, já após a semana de estágio de adaptação que a Seleção realizou em Nagazaki, e nem o tempo desde então terá permitido a recuperação para que possa estar ao mais alto nível e não corra o risco de a vir agravar.

Ela que, apesar de já ter sido olímpica nos Jogos de Londres-2012 aos 100 bruços (35,ª) e ter nadado em quase tudo o que são os grandes palcos da natação,, várias vezes, estava, aos 29 anos, a disputar o primeiro campeonato do mundo de piscina longa.


«Não foi fácil, mas apesar das dores e deste obstáculo que me foi colocado, no dia 24 de julho vesti o fato e fui para cima do bloco com a mesma garra de sempre. Foi o resultado que queríamos? Não. Foi para o que trabalhamos? Não. Mas no final, sinto um orgulho imenso de não ter baixado os braços e de ter tentado...», vai escrevendo na mensagem.


«Isto só mostra o quão delicado é o desporto e de como há coisas que não conseguimos prever nem controlar. Ao mesmo tempo, fez-me crescer e perceber que muitas vezes nos queixamos sem razão, que devemos estar gratos mais vezes e aproveitar cada momento».

«Infelizmente neste momento as dores prevalecem e sinto que é necessário dar prioridade à minha recuperação e à minha saúde», acrescenta antes de agradecer a toda a equipa médica e ao marido e treinador na Desportiva de Viana Rafael Ribas que a acompanhou ao Japão.

Apesar da lesão, Ana, que é recordista nacional nas três provas a que estava inscrita em Fukuoka, ainda chegou a nadar os 100 livres no segundo dia do evento, tendo terminado no 37.º lugar, com 1.09,97m, entre 57 participantes. O seu máximo na distância são 1.08,22.