Campeão vence com classe em Basileia (veja os golos)

Benfica Campeão vence com classe em Basileia (veja os golos)

NACIONAL16.07.202317:53

O Benfica venceu o Basileia, por 3-1, sem dificuldades, não esperando muito para mostrar a sua melhor face, com golos dos reforços estreantes Di María e Jurásek e ainda de um velho conhecido, Gonçalo Ramos.

Roger Schmidt, treinador dos encarnados, lançou um onze muito sério, que não estará muito longe daquele que entrará em campo na Supertaça, diante do FC Porto, e depressa lucrou com a aposta.

A equipa encarnada instalou-se no meio campo suíço, não deixava o adversário jogar e os erros sucediam-se, beneficiando Bah, que por duas vezes recuperou a bola em zona ofensiva para iniciar lances de golo.

Primeiro foi Di María a beneficiar, marcando à boca da baliza, depois foi Gonçalo Ramos, apontando mais um, mesmo ao seu estilo, desvio subtil evitando o guarda-redes. Os encarnados venciam por 2-0 ao minuto 29.

Perto do intervalo, e enquanto prosseguia o show Di María, o momento da tarde, que fez saltar milhares e milhares de emigrantes, que vestiram o St. Jakob-Park de vermelho: argentino serve lateral-esquerdo checo e Jurásek, de primeira, atira com violência, golo espetacular, digno de Grimaldo.

Segunda parte diferente em todos os aspetos, até no resultado: o Benfica perdeu o segundo tempo (0-1), pois viu o Basileia marcar na reta final, por intermédio de Onyegbule. 

Roger Schmidt só deixou ficar Vlachodimos e terá gostado de unidades como Ristic e Schjelderup, que ajudaram o Benfica a dominar e a controlar.

Recorde as incidências do encontro:

Invasão de campo pacífica por parte dos adeptos benfiquistas, à caça de autógrafos, fotografias... e camisolas!

Termina a partida!

89' Vlachodimos faz boa defesa, intercetando cruzamento perigoso.

82' Golo! 1-3! Basileia reduz! Onyegbule dispara à entrada da área, bola rasteira, fora do alcance de Vlachodimos.

Xhaka, Vogel e Onyegbule saltam para o relvado.

Schjelderup estava no chão, adversário não o deixou levantar-se, e João Victor veio em socorro do companheiro, desencadeando confusão, mas já está tudo resolvido.

Calafiori e Schjelderup admoestados com o cartão amarelo.

Problemas em Basileia: empurrões entre jogadores e adeptos benfiquistas a lançar 'bocas' e não só para o relvado.

68' - Tengstedt a dar espetáculo! Ristic saca excelente cruzamento da esquerda, a bola parecia uma bala, e o dinamarquês desvia com classe, bela defesa de Salvi a evitar o 4-0!

Jogo mais calmo, Benfica mantém o controlo. 

Djiga também entra no Basileia.

Basileia refresca: Kade, Zé Junior, Essiam e Kink em campo.

60' - Schjelderup dispara de longe e falha por muito pouco! Dá nas vistas o jovem norueguês!

Basileia só fez uma alteração, trocando de guarda-redes. Agora joga Mirko Salvi.

56' - Quase o 0-4! Schjelderup recupera na direita, serve impecavelmente David Neres, mas o brasileiro erra a baliza por muito pouco!

Vlachodimos é o único repetente em relação à equipa da primeira parte, mas quase parece um espectador.

Joga-se sobretudo na área, ou muito perto, do Basileia. Benfica ameaça novo golo.

Aursnes em destaque: braçadeira de capitão de equipa pela primeira vez!

Benfica muito diferente: Roger Schmidt lança Vlachodimos, João Victor, Lucas Veríssimo, Tomás Araújo, Ristic, João Neves, Chiquinho, David Neres, Aursnes, Schjelderup e Tengstedt. 

46' - Recomeça a partida!

Brilho intenso de Di María, que esteve nos três golos, mas também do outro estreante, David Jurásek, que para início de conversa faz golo digno de... Grimaldo. Roger Schmidt apostou em equipa próxima da ideal, agora deve começar a dar palco a outro tipo de alternativas, procurando novas soluções.

INTERVALO! Termina a primeira parte. Benfica dominador.

41' - GOLO! 0-3! Jurásek estreia-se a marcar! Passe bonito de Di María e o lateral-esquerdo checo, de primeira, acerta em cheio, golaço na suíça!

29' - GOLO! 0-2! Bah repete a ação, mais uma recuperação no meio campo ofensivo, bola passa por Di María, que encontra Rafa, e este, com boa visão de jogo, deixa a bola à frente da baliza, onde agora coube a Gonçalo Ramos encostar!

24' - GOLO! 0-1! Di María volta aos golos pelo Benfica! Bah recupera a bola junto à área suíça, cruza rasteiro, tenso, e o argentino encosta de pé esquerdo!  

22' - Pé esquerdo de Di María em ação, bola disparada de muito longe, por cima da trave. Pressiona o Benfica.

17' - Kokçu em zona frontal, com perigo! Bola ligeiramente ao lado do poste direito da baliza suíça.

11' - Burger atira de cabeça em plena área benfiquista, Vlachodimos vai à relva de segura! 

7' - Livre perigoso para o Benfica, Kokçu acerta na barreira, Di María faz a recarga, mas de pé direito, e atira por cima da trave.

Benfica mostra finalmente os números dos jogadores. Gonçalo Ramos é o 9 (era o 88), Jurásek tem o 13, Di María joga com o 11, Kokçu fica com o 10.

1' - Já se joga em Basileia! E com a Taça de Campeão Nacional de Portugal no estádio!

O árbitro suíço Mirel Turkes vai dirigir o encontro, os assistentes serão Marco Zurcher e Marco Burgi. 

Roger Schmidt dispensou do encontro os guarda-redes Marcel Mendes e André Gomes e ainda Otamendi e Henrique Araújo, lesionados

Siga aqui todas as incidências do teste das águias no St. Jakob-Park, em Basileia.

Pré-jogo

O Benfica entra daqui a pouco (15 horas) em campo para o segundo teste de pré-temporada e bem pode dizer-se que Roger Schmidt vai por ‘a carne toda no assador’.

Di María e Jurásek farão a estreia pelos encarnados, Kokçu também está no alinhamento, sinónimo de todos os reforços em ação.

Mas o treinador das águias, em sinal de estar a levar este teste com o Basileia muito a sério, ainda lança equipa muito próxima daquela que certamente enfrentará o FC Porto na Supertaça.

Grande jogo em perspetiva, com milhares e milhares de emigrantes portugueses presentes na Suíça a apoiar as águias!

BASILEIA: Hitz; Comas Feixas, Dubasin, Thierno Barry e Fabian Frei; Lopez Galache, Burger e Van Breemen; Ndoye, Calafiori e Avdullahu  

SUPLENTES:  Salvi, Fink, Hunziker, De Mol, Essiam, Djiga, Vogel, Onyegbule, Kade, Arlet Zé, Xhaka e Akalé

BENFICA: Vlachodimos; Bah, António Silva, Morato e Jurásek; Florentino e Kokcu; Di María, Rafa e João Mário; Gonçalo Ramos.

SUPLENTES: Samuel Soares, Leo Kokubo, Lucas Veríssimo, João Neves, Aursnes, Meite, Paulo Bernardo, Tengstedt, Schjelderup, Chiquinho, Ristic, Tiago Dantas, Musa, João Victor, Tomás Araújo, Tiago Gouveia, Rafael Rodrigues, Martim Neto e David Neres