Automobilismo Lamborghini SC63 também 'ataca' WEC e IMSA a partir de 2024

AUTOMOBILISMO14.07.202312:31

A resistência automóvel passa por momento de fulgor quase sem precedentes, consequência positiva da mudança nos regulamentos introduzida tanto para baixar os custos de participação como para permitir que a geração nova de hipercarros (LMH e LMDh) acelere tanto no Mundial omo no campeonato norte-americano. Na próxima época, a 12.ª com o formato adotado em 2012, mais três marcas no WEC: Alpine (A424) BMW (M Hybrid V8) e Lamborghini (SC63).

A convergência dos regulamentos do WEC e do IMSA também pressupõe que todos os construtores adeptos da fórmula LMDh partilhem a tecnologia híbrida, ao contrário da LMH, que permite mais liberdade de ação, mas obriga a investimento maior. No caso da Lamborghini, o sistema elétrico ‘apoia’ V8 3.8 biturbo novo desenvolvido internamente. A potência máxima está limitada a 500 kW/680 cv, como impõem as regras. No SC63 com 1030 kg, caixa sequencial de 7 velocidades e quatro rodas motrizes.

O departamento de competição da Lamborghini (Squadra Corse), para este programa, seguramente o mais ambicioso na história do fabricante de Sant'Agata Bologneses, associou-se à Iron Lynx, equipa liderada por Andrea Piccini que também prepara a participação da marca do touro na categoria LMGT3 com estreia programada para 2024, em substituição da LMGTE. E os construtores empenhados na categoria principal do WEC estão, automaticamente, autorizados a inscreverem dois GT3 na temporada 12 do campeonato. No próximo ano, oito corridas, nenhuma em Portugal (Portimão este ano, recebendo uma de 6 horas), a primeira no dia 2 de março, no Catar!

Lamborghini, Squadra Corse e Iron Lynx também confirmaram a participação de um SC63 no WEC, um no IMSA e dois na edição 101 das 24 Le Horas de Mans, no Circuito de La Sarthe, a 15 e 16 de junho de 2024. O programa de testes arranca durante agosto e, afirmam-nos os italianos, é pouco provável que a estreia em competição aconteça logo na primeira corrida do campeonato norte-americano (24 Horas de Daytona, a 27 e 28 de janeiro do próximo ano), por falta de tempo de desenvolvimento.

Na equipa, dois ex-F1: Daniil Kvyat e Romain Grosjean. Somam-se-lhes Mirkko Bortolotti e Andrea Cardarelli. Até ao final do ano, anúncio dos nomes dos outros pilotos da equipa para 2024. Este ano, no Mundial, na categoria de topo (Hypercar), Cadillac V-Series.R, Ferrari 499P, Glickenhaus SCG 007 LMH, Peugeot PX8, Porsche 963, Toyota GR010 Hybrid e Vanwall Vandervell 680. A Acura compete só no IMSA, com o ARX-06, campeonato em que a BMW também já acelera, com o M Hybrid V8. Na próxima temporada, no WEC, nove construtores já confirmados.

António Félix da Costa compete no WEC com Porsche 963 entregue ao Team Hertz Jota, enquanto Filipe Albuquerque, que também acelera no Mundial, em LMP2, com a United Autosports (no próximo ano, esta categoria de protótipos não integra o WEC), participa no IMSA, num Acura ARX-06.