«Tudo isto deixa-me muito feliz e confiante para a final»

Sub-19 «Tudo isto deixa-me muito feliz e confiante para a final»

NACIONAL13.07.202322:30

Portugal está na final do Europeu sub-19, após golear a Noruega por 5-0 na meia-final. Um resultado que deixou o selecionador nacional, Joaquim Milheiro, muito feliz.

«Fizemos um jogo muito bonito, respeitando aquilo que é a nossa identidade. Corremos riscos dentro do jogo, porque quando estávamos a ganhar 1-0 fomos à procura do 2-0, e assim sucessivamente. Isto está ligado a uma mentalidade individual e coletiva que tem sido desenvolvida, e que nós queremos que ganhe cada vez mais solidez, para estarmos preparados para o próximo embate, que é a final, na qual queremos apresentar-nos com uma grande qualidade de jogo», declarou o técnico de 44 anos.

Joaquim Milheiro admitiu que os dois primeiros golos apontados cedo ajudaram a desmontar um bloco norueguês que se esperava muito compacto: «Nós nunca deixámos que a Noruega tivesse a bola. Entrar com esta intensidade também tem a ver com aquilo que é uma abordagem estratégica ao jogo. É fruto de muito trabalho, muito talento, muita dedicação destes jogadores e de uma capacidade de resiliência e de querer fazer sempre mais. Tudo isto deixa-me muito feliz e confiante para a final.»

O selecionador nacional admitiu que fez alguma gestão disciplinar ao intervalo, quando substituiu os amarelados Gonçalo Esteves e Nuno Félix, e falou sobre o estado físico de Martim Marques, que saiu com queixas aos 74 minutos: «A indicação que tenho, para já, é que o Martim Marques amanhã vai estar completamente disponível para começar a preparar a final. Fiz gestão disciplinar ao intervalo porque me compete perceber o que poderá ser a final. E foi a equipa que criou condições para que essa gestão acontecesse. Não cai do céu, é trabalho e mérito dos jogadores que estavam em campo, que estavam com um excelente desempenho. Isso permitiu-nos gerir a questão dos amarelos e também a questão física de alguns jogadores.»