Portugal abica dos 4x100m estilos mistos no Mundial para poupar Diogo Ribeiro

Natação Portugal abica dos 4x100m estilos mistos no Mundial para poupar Diogo Ribeiro

NATAÇÃO10.07.202300:07

Com uma Seleção de oito nadadores, quatro de cada sexo, a Federação Portuguesa de Natação chegou a equacionar a aposta nas estafetas mista de 4x100 estilos e masculina de 4x100 estilos para o 20.º Campeonato do Mundo de Fukuoka, que na vertente da natação pura decorrerá entre 23 e 30 de julho e para qual a equipa viaja, quarta-feira, para o Japão a fim de efetuar um estágio de adaptação em Nagasaki.

Porém, ficou depois decidido que, afinal, apenas o quarteto masculino, composto por João Costa (costas), Gabriel Lopes (bruços), Diogo Ribeiro (mariposa) e Miguel Nascimento (crawl) competirá coletivamente para também aí piscar o olho à qualificação para os Jogos de Paris-2024.

O selecionador Alberto Silva explicou a A BOLA a razão de tal decisão. «Tínhamos duas estafetas apuradas para o Mundial, ambas de estilos: 4x100 mista e 4x100 masculina. Esta, que será no último dia do Mundial, está confirmada», responde de imediato.  

«Quanto à mista, já na concentração que fizemos no Gloria Sports [Turquia, em junho] e que foi muito produtiva, tive oportunidade de conversar com os treinadores e atletas que possivelmente iriam compor o quarteto – hoje, no papel, seria a Camila Rebelo e a Ana Rodrigues na primeira parte da prova, seguidas pelo Diogo Ribeiro e o Miguel Nascimento», vai explicando antes de começar a esmiuçar as razões.

«O Mike, até pela classificação que tem [apurado para os Jogos de Paris-2024 aos 50 livres], está na primeira época em que lhe preparei um treino só para os 50m. Pode até ser que os treinos que lhe fazia para os 100m façam mais efeito, mas espero que não», brinca.

«Já o Diogo, será o nadador a nível individual que mais hipótese tem de chegar a meias-finais e finais. Como os 4x100 estilos misto é na quarta-feira [4.º dia dos oito da competição] e este é o primeiro Mundial absoluto dele, achamos por bem não o obrigar a mais esse esforço no meio da competição. Tinha falado com os técnicos e os nadadores e todos mostraram disposição em nadar, mas preferi não fazer essa aposta. O próprio Diogo ainda está a aprender», afirma sobre o homem do Benfica que em Fukuoka disputará os 50 e 100 livres, 50 e 100 mariposa, estando já com visto para Paris-2024 em todas menos nos 50 mariposa, que não faz parte do programa olímpico.

«Antes dos Jogos, dentro dessa esfera de competições absolutas, ainda haverá o Mundial em Doha [fevereiro de 2024] para aperfeiçoar algumas coisas. Por isso agora é preciso ir com tranquilidade vendo com acerto e erro. Mas espero acertar mais do que errar», volta a brincar o técnico luso-brasileiro. «Se acontecer alguma coisa que não saia bem ainda poderemos corrigir».

Alberto Silva recordou então que foi muito criticado quando liderava a seleção brasileira e retirou Cesar Cielo da estafeta de 4x100 livres porque considerava que o velocista [três vezes medalhado nos Jogos e ouro em Pequim-2008 e sete vezes medalhado em Mundiais de longa, seis de ouro] necessitava de descansar naquela eliminatória.

«Era ele ajudar a estafeta a ir à final e depois, provavelmente, lutar por um 6.º/7.º lugar, ou poder dar o máximo nas provas individuais. Tratava-se de um atleta que necessitava daquele descanso», lembra.

«Como considero que o Diogo [18 anos] tem muito a oferecer ao País individualmente e ainda vai realizar o primeiro Mundial, acho que será melhor assim. Quando já for mais experiente e souber como tudo acontece, poderá ser diferente. Tomara eu que chegue já a Doha numa posição mais confortável e vendo-se na final com tempos que dão essa confiança. Então aí poderemos administrar outras provas e ter também um objetivo mais coletivo», rematou.

SELEÇÃO PARA O MUNDIAL DE FUKUOKA

Masculinos

Diogo Ribeiro               Benfica   

50 e 100 livres, 50 e 100 mariposa, 4x100 estilos

Gabriel Lopes              Louzan   

100 bruços e 200 estilos, 4x100 estilos

João Costa                  V. Guimarães 

50, 100 e 200 costas, 4x100 estilos

Miguel Nascimento      Benfica   

50 livres, 50 mariposa, 4x100 estilos

Femininos

Ana Rodrigues        Desp. Viana    

50 livres, 50 e 100 bruços

Camila Rebelo        Louzan   

50, 100 e 200 costas

Diana Durães          Benfica   

1500 livres

Tamila Holub         Braga      

800 e 1500 livres