«Estamos aqui para um belíssimo espetáculo»

Europeu Sub-21 «Estamos aqui para um belíssimo espetáculo»

INTERNACIONAL01.07.202317:34

Portugal defronta este domingo a Inglaterra nos quartos de final do Campeonato da Europa de sub-21 e Rui Jorge considera bastante positivo o facto de ter todos os 23 jogadores estarem aptos para jogar.

O selecionador nacional admite que «podem existir alterações na equipa, mas não quer dizer que existam». Certo é que deposita total confiança nos internacionais lusos.

«Os sub-21 têm sido uma Seleção que tem posto a fasquia muito alta em termos do que é a qualidade do seu jogo e também por isso, nesta altura, as opiniões estejam um pouco condicionadas por todo o peso do passado. A grande responsabilidade que estes jogadores enfrentam é esse passado de qualidade de jogo e acho que isso os tem penalizado em relação à sua prestação aqui. Eles têm sido bravos, têm sido altamente solidários e têm lutado imenso, com muito coração. Não é justo penalizá-los como têm sido penalizados, por não termos apresentado a qualidade de jogo que outrora os sub-21 já apresentaram.»

Antes da viagem para Kutaisi, cidade onde a Seleção se encontra para o decisivo jogo dos 'quartos', Pedro Pauleta, diretor da comitiva portuguesa neste Europeu, disse que os 23 internacionais lusos que estão na Geórgia são os melhores na sua categoria. Rui Jorge sorri: «Sobre as declarações do meu diretor nada a dizer. Sobre o que vamos esperar no jogo, o que efetivamente me importa é que eles continuem a mostrar a paixão que têm por competir, a lealdade que têm para com os adversários e o espírito coletivo que têm.»

Já sobre o adversário, o selecionador nacional  considera que «a Inglaterra é uma equipa fantástica» e o «jogo será equilibrado».

«Acho que pode ser um belíssimo espetáculo e é para isso que aqui estamos. É por isso que queremos melhorar a nossa qualidade no jogo. A Inglaterra é uma equipa recheada de grandes jogadores a nível individual, que têm funcionado muito bem coletivamente. Tem sido muito sólida em termos defensivos e muito acutilante em termos ofensivos e por isso espero defrontar uma grande seleção.»

Um grande adversário que não belisca a determinação de Portugal neste Euro Sub-21 onde está como vice-campeão em título. Para além de ambicionar um lugar na final a Seleção Nacional luta ainda por uma vaga nos Jogos Olímpicos e Rui Jorge esclarece que não somos os únicos a fazer contas.

«Se repararem quase todas as equipas fazem contas desde o primeiro jogo. Dizem que nós estamos sempre a fazer contas. Estamos nós e estão os outros todos. São poucas as equipas que não fazem contas. Queremos ganhar e fazer melhor do que o adversário… O jogador em campo não pensa nas contas. Pensa nas tarefas que tem de desempenhar. Quem está fora é que se fala nas contas.»