Portugal empata em Inglaterra num excelente teste de preparação para o Mundial

Futebol Feminino Portugal empata em Inglaterra num excelente teste de preparação para o Mundial

FUTEBOL FEMININO01.07.202318:37

Um excelente teste para o Campeonato do Mundo. Assim pode qualificar-se o jogo particular que Portugal realizou diante da Inglaterra, na tarde deste sábado, em Milton Keynes (Inglaterra).

Diante da atual campeã europeia em título e 4.ª classificada no ranking FIFA, a Seleção Nacional deixou uma extraordinária imagem e reforçou, aos olhos do mundo, a tremenda ascensão que tem tido no futebol feminino à escala planetária e cujo ponto mais alto será vivido de 20 de julho a 20 de agosto, por ocasião da primeira participação de sempre de Portugal num Mundial.

O encontro desta tarde ofereceu, como já era esperado, naturais dificuldades às comandadas de Francisco Neto, sendo que, a todos esses problemas criados pelas inglesas, responderam as jogadoras nacionais com uma organização e uma solidariedade a todos os títulos notáveis.

Se, na primeira parte, apenas por duas vezes a Inglaterra 'cheirou' o golo - Rachel Daly (5') e Georgia Stanway (45') estiveram perto de marcar -, na etapa complementar houve mais momentos de 'frisson' junto da baliza de Inês Pereira. Especialmente entre os 59 e os 79 minutos, período em que as britânicas carregaram nas ações ofensivas e criaram várias oportunidades para marcar. Ana Borges, em cima da linha, impediu o golo de Alessia Russo (59'), Lucy Bronze, de cabeça, atirou ao poste (60'), Alessia Russo rematou a rasar o poste (61'), situação idêntica à que se verificou aos 79 minutos, também com a mesma interveniente a atirar com perigo, mas ao lado.

Pelo meio, acrescente-se, mais concretamente ao minuto 69, Portugal podia também ter chegado ao golo na sequência de uma... oferta inglesa: atraso de Lauren Hem para Mary Earps, com a guarda-redes a calcular mal a trajetória do esférico e a assistir à saída da bola a milímetros do seu poste esquerdo.

Daí até final, a pressão inglesa continuou de forma acentuada, mas não mais Inês Pereira foi chamada verdadeiramente a intervir, pelo que o nulo imperou.

Contas feitas, e num jogo em que o resultado não era assim tão importante, uma vez que se tratava de uma partida de caráter particular, a verdade é que Portugal saiu satisfeito de Milton Keynes. Os mais de 30 mil espectadores presentes no recinto inglês terão, por certo, reconhecido a qualidade da Seleção Nacional, até porque os ingleses estão obrigados a ver a sua equipa 'atropelar' os adversários. É que, além de ser campeã da Europa em título e atual 4.ª classificada no ranking FIFA, a Inglaterra realizou uma fase de qualificação para o Campeonato do Mundo absolutamente brilhante no que aos números diz respeito: 80 golos marcados e... nenhum sofrido!

Portugal conseguiu, com organização e muita resiliência, travar o ímpeto inglês e isso, por si só, é elucidativo quanto à exibição da Seleção Nacional.

Para fechar este capítulo da preparação antes da partida para o Mundial - que vai realizar-se na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto -, Portugal tem ainda em agenda mais um jogo particular, desta feita diante da Ucrânia, na próxima sexta-feira (20 horas), no Estádio do Bessa.

Espera-se que as bancadas do recinto axadrezado possam estar repletas para que as jogadoras da equipa das quinas sintam todo o carinho e apoio do povo português antes da mais importante jornada da história do futebol feminino nacional: a inédita presença num Campeonato do Mundo!

Recorde o filme do jogo:

Final da partida! Inglaterra 0 Portugal 0.

90+5 minutos: Remate de Alessia Russo, já dentro da área, para excelente corte de Diana Gomes, que cedeu canto.

90+3 minutos: Cartão amarelo a Diana Gomes.

Cinco minutos de tempo adicional mínimo adicionados à segunda parte.

85 minutos: Remate acrobático de Laura Coombs, junto à marca de penálti, para defesa segura de Inês Pereira.

81 minutos: Substituição na Inglaterra, com a saída de Lauren Hemp, para a entrada de Katie Robinson.

81 minutos: Dupla substituição em Portugal, com as saídas de Catarina Amado e Andreia Norton, para as entradas de Lúcia Alves e Carolina Mendes. 

80 minutos: Cartão amarelo a Tatiana Pinto.

79 minutos: Remate frontal de Alessio Russo, com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza de Inês Pereira.

77 minutos: Cruzamento da direita de Chloe Kelly e corte decisivo de Diana Gomes a impedir uma possibilidade de finalização a Alessia Russo.

69 minutos: Grande oportunidade para Portugal (numa oferta da Inglaterra...)! Atraso de Lauren Hemp para Mary Earps, mas a guarda-redes inglesa controlou mal a trajetória do esférico e não conseguiu o domínio, fazendo com que a bola saísse muito perto do seu poste esquerdo, dando origem a um canto para a Seleção Nacional.

65 minutos: Dupla substituição em Inglaterra, com as saídas de Georgia Stanway e Keira Walsh, para as entradas de Katie Zelem e Laura Coombs.

62 minutos: Dupla substituição em Portugal, com as saídas de Dolores Silva e Diana Silva, para as entradas de Andreia Jacinto e Telma Encarnação.

61 minutos: Grande oportunidade para a Inglaterra! Passe de Chloe Kelly e remate de Alessia Russo, de pé esquerdo, no coração da área, com a bola a passar a rasar o poste esquerdo da baliza portuguesa.

60 minutos: Grande oportunidade para a Inglaterra! Canto da direita de Geogia Stanway e cabeceamento de Lucy Bronze, ao segundo poste, a levar a bola ao poste direito da baliza de Inês Pereira.

59 minutos: Grande oportunidade para a Inglaterra! Passe de rotura de Lauren James para Alessia Russo, que contornou Inês Pereira, já dentro da área, e depois rematou para a baliza nacional, valendo, no entanto, o enorme corte de Ana Borges, que em cima da linha (!), impediu o golo à formação inglesa.

54 minutos: Chloe Kelly, ligeiramente descaída para o flanco esquerdo, remata cruzado para defesa apertada de Inês Pereira.

Kika Nazareth saiu com muitas queixas, sendo até visível algumas lágrimas a escorrerem pelo rosto da internacional portuguesa. A número 20 da equipa das quinas lesionou-se no pé direito, num lance em que apoiou mal o pé no relvado. Depois de ser assistida ainda no relvado, Kika Nazareth acabou mesmo por ser substituída, entrando, no caso, Ana Capeta para o seu lugar.

50 minutos: Substituição em Portugal, com a saída de Kika Nazareth (lesionada), para a entrada de Ana Capeta.

46 minutos: Tripla substituição na Inglaterra, com as saídas de Alex Greenwood, Rachel Daly e Ella Toone, para as entradas de Niamh Charles, Chloe Kelly e Alessia Russo.  

Início da segunda parte!

Primeiros 45 minutos de grande personalidade da Seleção Nacional. Ao teórico favoritismo da Inglaterra (atual campeã da Europa e n.º4 do ranking mundial), tem respondido a equipa das quinas com uma organização de grande nível.

O meio-campo português, composto por Andreia Norton, Dolores Silva, Tatiana Pinto e Kika Nazareth, tem controlado muito bem todas as construções ofensivas das inglesas, sendo que Jéssica Silva e Diana Silva, na frente de ataque, também não têm medido esforços na hora de impedir a saída contrária na primeira fase. Depois, e quando a Inglaterra chega perto da área de Inês Pereira, o quarteto defensivo português tem demonstrado uma enorme segurança.

A guarda-redes de Portugal, refira-se, apenas por duas vezes viveu momentos de maior 'aflição': logo aos 5 minutos, quando teve de se aplicar a fundo para negar o golo a Rachel Daly, que tinha cabeceado como mandam as regras, e, depois, já perto do intervalo, quando viu a bola rematada por Georgia Stanway ser desviada pela barra.

A esta exibição muito bem conseguida das comandadas de Francisco Neto falta apenas a criação de situações de finalização, algo que, com paciência e engenho, pode acontecer durante a etapa complementar.

No entanto, e acima de tudo, Portugal está a provar que pode bater-se contra qualquer adversário. E tudo isto às portas de um Campeonato do Mundo, competição onde a Seleção Nacional vai participar pela primeira vez na sua história...

Intervalo! Inglaterra 0 Portugal 0.

45 minutos: Grande oportunidade para a Inglaterra! Cruzamento da esquerda de Lauren Hemp e Georgia Stanway, à entrada da pequena área, desvia com o joelho e faz a bola bater na barra da baliza de Inês Pereira antes de sair pela linha final.

42 minutos: Incursão de Rachel Daly da esquerda para o centro, sendo que o remate da ponta de lança inglesa, efetuado já no interior da área, foi bem intercetado por Diana Gomes, que impediu que o esférico seguisse na direção da baliza de Inês Pereira.

35 minutos: Remate acrobático de Rachel Daly, dentro da área, com a bola a sair muito por cima da barra da baliza de Inês Pereira.

33 minutos: Aproximação portuguesa à área contrária, com Carole Costa a endossar o esférico a Tatiana Pinto, mas o remate da número 11 nacional foi intercetado por uma adversária.

30 minutos: Mais um cruzamento do lado esquerdo de Lauren Hemp, mas Diana Gomes, atenta, no coração da área, faz o corte pela linha final.

Sensivelmente a meio da primeira parte, Portugal está a demonstrar uma excelente organização. Apesar de, no capítulo ofensivo, a Seleção Nacional ainda não ter criado uma verdadeira situação de perigo, a verdade é que, defensivamente, as comandadas de Francisco Neto estão muito bem coordenadas e, à exceção de um cabeceamento perigoso de Rachel Daly, logo aos 5 minutos, a baliza portuguesa não tem passado por momentos de sobressalto. Está bem Portugal no jogo.

18 minutos: Remate de longe de Ella Toone, com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza portuguesa.

9 minutos: Livre lateral apontado por Kika Nazareth, alguma confusão na área inglesa, mas a bola acaba por sair pela linha final, sem perigo para a baliza de Mary Earps.

6 minutos: Mais um cabeceamento de Rachel Daly, no centro da área, para intervenção atenta de Inês Pereira.

5 minutos: Grande oportunidade para a Inglaterra! Cruzamento da esquerda de Lauren Hemp e cabeceamento de Rachel Daly para uma excelente defesa de Inês Pereira, a negar autenticamente o golo à formação inglesa.

Início da partida!

Portugal: Inês Pereira; Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes e Catarina Amado; Andreia Norton, Dolores Silva C, Tatiana Pinto e Kika Nazareth; Jéssica Silva e Diana Silva

Suplentes: Patrícia Morais, Rute Costa, Lúcia Alves, Sílvia Rebelo, Joana Marchão, Andreia Jacinto, Ana Rute, Fátima Pinto, Ana Seiça, Carolina Mendes, Ana Capeta, Telma Encarnação e Alícia Correia

Treinador: Francisco Neto

Inglaterra: Mary Earps C; Lucy Bronze, Esme Morgan, Alex Greenwood e Jess Carter; Georgia Stanway, Keira Walsh e Ella Toone; Lauren James, Rachel Daly e Lauren Hemp

Suplentes: Hannah Hampton, Ellie Roebuck, Niamh Charles, Lotte Wubben-Moy, Laura Coombs, Chloe Kelly, Bethany England, Katie Zelem, Katie Robinson, Alessia Russo, Maya Le Tissier e Lucy Staniforth

Treinador: Sarina Wiegman

Árbitro: Esther Staubli (Suíça)

Assistentes: Susanne Kueng e Katrin Rafalski

Já há equipas oficiais!

Para já, é, então, importante 'afinar a máquina' e nada melhor que medir forças com a poderosa seleção inglesa, que ocupa o 4.º lugar no ranking da FIFA. Portugal, recorde-se, está num altamente meritório 21.º posto.

Portugal vai iniciar a sua participação no Campeonato do Mundo no próximo dia 23, com a 1.ª jornada a marcar um duelo com os Países Baixos (8.30 horas, hora portuguesa). Depois disso, as comandadas de Francisco Neto irão medir forças com o Vietname (dia 27, também às 8.30 horas), terminando a fase de grupos diante dos Estados Unidos da América (dia 1 de agosto, às 8 horas).

Recorde-se que Portugal irá estar num Mundial pela primeira vez na sua história, sendo que o certamente realizar-se-á de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia. A equipa das quinas está incorporada no Grupo E, juntamente com Países Baixos, Vietname e Estados Unidos da América.

Portugal defronta, esta tarde (15.15 horas), a Inglaterra, numa partida que vai realizar-se em Milton Keynes e que serve de preparação para o Campeonato do Mundo. A Seleção Nacional feminina terá pela frente um adversário de enorme valor, pelo que o teste promete ser de grande qualidade para as comandadas de Francisco Neto. A BOLA online, como é habitual, está sempre presente nos grandes momentos e, dessa forma, vai contar-lhe tudo sobre esta partida. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!