De quatro finais a quatro... esperanças

Jogos Europeus De quatro finais a quatro... esperanças

MAIS DESPORTO30.06.202322:16

Portugal tinha ontem a possibilidade de garantir quatro finais nos Jogos Europeus Cracóvia2023, mas vai lutar por quatro bronzes, em equipas, masculinas e femininas, no ténis de mesa e no futebol de praia

TÉNIS DE MESA

No ténis de mesa, a seleção portuguesa feminina perdeu com a congénere alemã por 3-0 (3-0, 3-1 e 3-1) e os masculinos, também frente a germânicos, não tiveram melhor resultado. João Geraldo e Tiago Apolónia ainda surpreenderam Patrick Franziska e Dimitrij Ovtcharov com concludente 3-0 no jogo de pares, contudo Marcos Freitas, por duas vezes, e Tiago Apolónia perderiam os seguintes jogos de singulares, todos por 3-0. Em ambas as situações, a França será a oponente na luta pelo bronze.

TIRO COM ARMAS DE CAÇA

No tiro com armas de caça, o olímpico João Paulo Azevedo recuperou até alcançar a final de oito, na qual não foi além do sétimo lugar na prova de fosso olímpico, enquanto Armelim Rodrigues, que iniciou o dia em sexto, empatado com o segundo, falhou a final no shoot off do apuramento. Maria Inês Barros foi 14.ª na qualificação feminina em Wroclaw.

ESGRIMA

Depois da inédita e surpreendente prata de Miguel Frazão na competição individual de espada, a prova de equipas na mesma arma não correu tão bem a Portugal, já que, em aliança com o irmão Miguel e Max Rod nos 16 avos de final, foi derrotada pela Bélgica e relegada para o 17.º lugar. Os belgas venceram cinco disputas contra quatro de Portugal, para um resultado agregado de 45-43.

CANOAGEM

O canoísta José Carvalho, nono no Rio2016 em C1, não conseguiu as meias-finais destinadas aos 30 mais rápidos, terminando com o 32.º registo, a pouco mais de um segundo do êxito, que vai procurar nos Mundiais de setembro, em Londres, que qualificam para Paris2024.

TEQBAL

No teqball, e após os singulares masculinos e femininos se ficarem pela fase de grupos, ontem o par misto Manuela Parente e Luís Santos atingiu os quartos de final, nos quais foi afastado pelos sérvios Maja Umicevic e Nikola Mitro 2-0, com 12-6 e 12-4.

FUTEBOL DE PRAIA

Depois do bronze em Baku2015, o futebol de praia luso chegou ao ouro em Minsk2019, medalha que não poderá defender hoje em Tarnow, já que os pupilos de Mário Narciso perderam, no desempate por penáltis, com a Suíça e agora só podem aspirar ao bronze.

A formação das quinas esteve quase sempre na frente e liderava por 4-2 quando permitiu o empate 4-4, que não se desfez no prolongamento: Elinton Andrade deu vantagem ao defender um castigo máximo, mas Coimbra e Léo Martins falhariam e a festa foi dos helvéticos, que venceram por 4-3.

No jogo anterior, a seleção feminina sentiu muitas dificuldades frente à Ucrânia e perdeu por 3-1, com o desaire a contar um golo oferecido pela displicência da guarda-redes; vai reencontrar a Polónia, a quem venceu, com muita felicidade, por 2-1.

Portugal soma 13 pódios em Cracóvia2023, com os três ouros, as sete pratas e os três bronzes já conquistados.