Mesmo goleada pela França, Suíça está nos ‘quartos’: Itália e Noruega eliminadas

Europeu Sub-21 Mesmo goleada pela França, Suíça está nos ‘quartos’: Itália e Noruega eliminadas

INTERNACIONAL28.06.202322:53

Uma goleada por 4-1 diante da Suíça, na noite desta quarta-feira, permitiu à França qualificar-se para os quartos de final da prova da UEFA como vencedora do Grupo D e aos helvéticos o segundo lugar do agrupamento e também o apuramento para a fase a eliminar do Campeonato da Europa de sub-21, a decorrer até 8 de julho na Geórgia e Roménia, enquanto a Itália foi batida (0-1) pela Noruega, com ambas as seleções a despedirem-se da competição.

À partida para a 3.ª e última jornada, a França liderava o Grupo D, com seis pontos, enquanto a Itália era segunda classificada, com três pontos, os mesmo que tinha a Suíça, terceira colocada e a Noruega era quarta e última, sem pontos.

Em Cluj-Napoca (Roménia), com os dois jogos a decorrerem simultaneamente, no Estádio Dr. Constantin Radulescu os ‘bleus’ adiantaram-se no marcador no Suíça-França aos 16’, por Amine Gouiri, avançado do Rennes, na conversão de um penálti, com direito a dedicatória ao companheiro Michel Olise (exibiram a sua camisola, após o tento inaugural), que se lesionou no encontro da 2.ª jornada, diante na Noruega, após ter apontado o golo da vitória de França (1-0), neste dia ausente da equipa por lesão.

A formação orientada por Sylvain Ripoli viu, no entanto, a Suíça – que, com o empate que prevalecia no outro jogo, entre italianos e noruegueses, só vencendo chegaria ao segundo lugar e se apuraria – igualar 1-1 aos 35’, por Dan Ndoye, assistido por Amdouni, e a devolver a esperança no apuramento à seleção helvética, orientada por Patrick Rahmen.

A França carregou no acelerador na segunda metade e venceu mesmo o jogo e o Grupo D - com o pleno, três vitórias e nove pontos em três jogos -, graças a três golos sem resposta, por Bradley Barcola (65’), Rayan Cherki (76’) e Maxence Caqueret (82) até chegar ao 4-1 final.

A França vai defrontar a Ucrânia, na noite de domingo, dia 2 de julho (20 horas de Portugal continental), no último jogo dos quartos de final, ainda em Cluj-Napoca (Roménia).

Já o Itália-Noruega, na Arena Cluj, na mesma cidade romena, decorreu com os pupilos de Paolo Nicolato (Itália) a par e confortáveis, durante 65 minutos, com as notícias que chegavam do outro estádio e jogo simultâneo na cidade – o empate chegava -, sem forçar a nota, a controlar as ambições de uma Noruega, treinada por Leif Gunnar Smerud, que… já estava eliminada de antemão.

Os noruegueses conseguiram anotar a sua única vitória, e assim igualar Suíça e Itália nos três pontos, graças a um golo de Erik Botheim, aos 65’ minutos. Tudo mudava com o golo do jogador de 23 anos que alinha... na Salernitana (Serie A, Itália), onde tem como técnico o português Paulo Sousa.

Com as três equipas empatadas, nos pontos e golos entre as três equipas, o critério de desempate favoreceu os helvéticos: a formação de Patrick Rahmen, cujo jogo já se tinha concluído há alguns minutos no estádio vizinho na mesma cidade, ficou no relvado à espera do apito final no Itália-Noruega para festejarem o apuramento… mesmo goleados.

Num ‘campeonato a três’, com Itália e Noruega – as três equipas acabaram o Grupo D com três pontos - e apesar de deter o pior saldo de golos das três seleções, prevaleceu o apuramento para a Suíça. Defrontará sábado nos ‘quartos’ a Espanha, em Bucareste (20 horas de Portugal Continental).

Durante a tarde, Israel lograra, também, vaga na fase a eliminar deste Europeu de sub-21, a decorrer na Geórgia e Roménia até 8 de julho.

Israel venceu a Rep. Checa por 1-0 em Kutaisi, graças a um golo de Omri Gandelman aos 82’, e beneficiou do triunfo da Inglaterra, de antemão já virtual vencedora do Grupo C antes desta 3.ª e última jornada – e rival de Portugal, vice-campeão europeu do escalão, domingo, nos ‘quartos’, recorde-se - ante a Alemanha. por 2-0, com golos de Archer (4’) e Elliott (21’): os germânicos, campeões em título (2021) foram eliminados, tal como os checos.

QUARTOS DE FINAL (hora portuguesa):

Geórgia-Israel (sábado, Tbilisi, 17 h)

Espanha-Suíça (sábado, Bucareste, 20 h)

Inglaterra-PORTUGAL (domingo, Kutaisi, 17 h)

França-Ucrânia (domingo, Cluj-Napoca, 20 h)