Israel junta-se a Inglaterra nos apurados: campeã Alemanha e Rep. Checa eliminadas

Europeu Sub-21 Israel junta-se a Inglaterra nos apurados: campeã Alemanha e Rep. Checa eliminadas

INTERNACIONAL28.06.202319:53

A vitória por 1-0 ante a Rep. Checa, na tarde desta quarta-feira, aliado à derrota (0-2) da campeã europeia que defendia o título (2021), a Alemanha, diante da Inglaterra - já de antemão vencedora deste Grupo C antes desta 3.ª e última jornada, e rival de Portugal nos quartos de final, domingo, dia 2 de julho (17 horas) – permitiram a Israel apurar-se, também, para a fase a eliminar do Campeonato da Europa de sub-21 da UEFA, a decorrer na Geórgia e Roménia, em que os ingleses voltaram a impressionar e a surpresa é a saída de cena, ainda na fase de grupos, dos germânicos.

No Estádio Ramaz Shengelia, em Kutaisi (Geórgia), a Rep. Checa, orientada pela antiga estrela dos relvados Jan Suchoparek, jogou 82 minutos com o 0-0 e o relógio a seu favor, ciente de que, com o resultado a convir-lhe no Inglaterra-Alemanha que em simultâneo decorreu em Batumi (Geórgia), o empate e um ponto ante os israelitas chegaria para ir, como segunda classificada do Grupo C, defrontar a Geórgia, sábado, dia 1 de julho, no primeiro jogo dos quartos de final da prova (17 horas de Portugal continental, em Tbilisi).

Mas o golpe de teatro aconteceu a oito minutos dos 90’ (82’), com Omri Gandelman a marcar o golo que permitiu à seleção orientada por Guy Luzon a imprescindível vitória para se qualificar. Assim, se a Inglaterra fez o pleno – três vitórias em três jogos, e nove pontos, com seis golos marcados e, à atenção de Portugal, nem um golo sofrido ainda…-, Israel foi segundo classificado, com quatro pontos, enquanto a Rep. Checa foi terceira classificada, com três pontos e a Alemanha campeã de 2021, orientada por Antonio Di Salvo, foi quarta e última classificada, saindo de cena da competição com um só ponto: mais uma grande surpresa na prova na Geórgia-Roménia.

A Inglaterra, orientada pelo irlandês Lee Carlsley, de 49 anos, provou que será um osso bem duro de roer para a equipa das quinas, orientada por Rui Jorge, nos ‘quartos’, e aos 21’ já vencia a Alemanha por 2-0, com golos de Cameron Archer (avançado do Aston Villa, de 21 anos) aos 4’ - assistido por Ramsey – e de Harvey Elliott, jogador do Liverpool, de 20 anos, aos 21’. Mesmo refrescando a equipa e, com a vitória no grupo garantida, trocando oito jogadores em relação ao onze iniciaç que apresentara ante Israel, que descansaram já a pensar nos 'quartos'... e em Portugal.

Com o apuramento e o primeiro lugar do Grupo C já garantido de antemão, o selecionador de Inglaterra, Lee Carlsley, apresentou os ‘três leões' em 4x4x2, da seguinte forma: Trafford na baliza, quarteto defensivo constituído por Johnson (Aarons, 59’), Cresswell, Branthwhite e Thomas, linha de quatro na intermediária formada por Elliott, Skipp, Ramsey (Smith Rowe, 59’) e Palmer, com Archer (Gordon, 69’) e Madueke (Garner’ 59) na frente de ataque.

Os dois últimos jogos do Grupo D, relativos à 3.ª jornada, concluem na noite desta quarta-feira a fase de grupos e vão encontrar os rivais de Ucrânia e Espanha nuns quartos de final com dois jogos já definidos: Geórgia-Israel sábado, dia 1 (17 horas, em Tbilisi) e Inglaterra-Portugal no domingo, dia 2 (17 horas, Kutaisi).

A Espanha espera o segundo classificado do Grupo D no duelo dos ‘quartos’ da noite de sábado, dia 1 (20 horas, em Bucareste), enquanto a Ucrânia irá defrontar na noite de domingo, dia 2 de julho (20 horas, Cluj-Napoca) o vencedor do agrupamento, que congrega França, Itália, Suíça e Noruega.

À partida para a 3.ª e última jornada, a França lidera o Grupo D, com seis pontos, enquanto a Itália é segunda classificada, com três pontos, em igualdade com a Suíça, terceira colocada, e a Noruega é quarta e última, ainda sem ter pontuado.

A partir das 19.45 horas de Portugal continental, jogam-se o Suíça-França no Estádio Dr. Constantin Radulescu, em Cluj-Napoca (Roménia), e o Itália-Noruega, na Arena Cluj (na mesma cidade romena), a concluir a fase de grupos deste Europeu de sub-21.