«Têm de acreditar em nós!»

Europeu Sub-21 «Têm de acreditar em nós!»

INTERNACIONAL28.06.202319:29

Portugal passou aos quartos de final do Europeu de sub-21 e foi num ambiente de alegria que regressou aos treinos, agora tendo em vista o jogo de domingo com a Inglaterra. Paulo Bernardo abordou a confiança que reina na Seleção Nacional.

- Como está o grupo depois do apuramento?

- Foi um grande dia para nós. Passámos o grupo, que era o nosso principal objetivo, ficámos muito contentes e já festejámos o que tínhamos a festejar. Agora estamos focados no jogo contra a Inglaterra. Ainda não ganhámos nada e também tivemos alguma sorte. Foi bom e deu para respirarmos um bocadinho. Todos nós estávamos a precisar deste momento e acho que foi muito especial. Queremos dar continuidade a isso. É sempre melhor trabalhar sobre vitórias. O espírito está melhor.

- Vocês próprios chegaram ao pôr em causa que fosse possível o apuramento?

- Sabíamos que ia ser difícil. A Holanda tem uma grande equipa e poderia ganhar à Geórgia, felizmente não aconteceu. Não dependíamos só de nós, a sorte também esteve do nosso lado e tivemos um penalti, já a acabar o jogo, que soubermos aproveitar. Nós como equipa acreditamos sempre porque enquanto houver 1% de possibilidade nós temos de acreditar.

- Rui Jorge disse que a Seleção ainda não mostrou tudo o que pode mostrar.

- Sim sabemos que ainda temos muito mais futebol para mostrar. Estamos com um espírito enorme dentro do grupo. Muito unidos. As coisas também têm vindo a melhorar e queremos que continue já para o próximo jogo. Felizmente passámos um grupo bastante difícil e isso dá-nos outra confiança para o próximo jogo. Agora é aproveitar os treinos que temos até ao dia do jogo e para nos prepararmos.

- Conhecem bem a equipa de Inglaterra?

- Sim já vimos jogos deles. Têm muitos craques, jogam muito bem, são uma bela equipa e só temos de estar ao nosso melhor nível para conseguirmos passar às meias-finais.

- Olhando para o patamar de rendimento que as duas seleções demonstraram nesta primeira fase, a Inglaterra é a favorita?

- O jogo começa 0-0 e acho que são duas grandes equipas. Nós vamos dar o nosso melhor e eles também. Nós temos vindo a melhorar e passar o grupo foi bom para nós.

- Rui Jorge destacou a importância no grupo dos jogadores que ainda não jogaram. O Paulo ainda não foi titular. É importante o reconhecimento do selecionador nacional?

- Todos os jogadores sabem que podem ser importantes a qualquer momento do Campeonato da Europa. Nós aqui estamos a lutar todos para o mesmo objetivo e o mister Rui Jorge faz as suas escolhas. Só temos de estar preparados para representar da melhor maneira o nosso país, quando a oportunidade surgir.

- Falta a Portugal o título de Campeão da Europa de sub-21. Será desta?

- Acreditar nós temos de acreditar sempre. Se nós não acreditarmos mais ninguém vai acreditar. Mas, não nos basta só acreditar e não fazer nada em campo. Têm de acreditar em nós. Vamos dar o máximo de nós dentro de campo.