Alterações à Youth League e proposta à FIFA para mudar modelo de qualificação do Mundial-2026

UEFA Alterações à Youth League e proposta à FIFA para mudar modelo de qualificação do Mundial-2026

INTERNACIONAL28.06.202318:23

Seis jogos, dos quais três em casa e outros tantos como visitante, ante meia dúzia de diferentes adversários, ao género de um liga ou campeonato doméstico. Será assim a Youth League, competição maior da UEFA para o escalão sub-19 (já ganha por FC Porto e Benfica) a partir da época 2024/25/, de acordo com as alterações aprovadas esta quarta-feira pela organização liderada pelo esloveno Aleksander Ceferin, na reunião do respetivo Comité Executivo, realizada na sede da confederação continental europeia de futebol, em Nyon (Suíça).

Um conclave na qual delinearam, também. novo esquema de apuramento das seleções do velho continente para apresentar à FIFA já válido para a qualificação para o Mundial dos EUA/Canadá/México-2026.

No primeiro caso, é a Youth League a acompanhar as alterações que também irão, a partir de 2024/25, retocar o formato da Champions, que da fase de grupos com as atuais 32 equipas, passa para 36 equipas, que irão jogar oito encontros – quatro em casa, quatro fora, contra outros tantos oito rivais sempre diferentes – também ao género de um campeonato.

Já o denominado ‘Caminho dos Campeões’ da Youth League – forma de salvaguarda e qualificação destinada a campeões dos seus países, destinado aos campeões de juniores cujas equipas seniores dos seus emblemas não se tenham apurado para a Champions – é alargado a todas as 55 federações filiadas na UEFA, e não reservado às melhores 32, de acordo com o modelo em vigor.

Quanto à qualificação das seleções europeias para o Mundial, o Comité Executivo pretende que o modelo da corrida ao Catar-2022 – dez grupos de qualificação europeus, com os dez vencedores diretamente qualificados, enquanto os dez segundos classificados (incluindo Portugal, recorde-se) mais os dois melhores vencedores de grupos da Liga das Nações disputaram um ‘play-off’ a duas mãos, que apuraram mais três, num total de 13 seleções da Europa em 32 finalistas da prova -, seja alterado.

E a UEFA quer a alterações do modelo de qualificação já na qualificação o Mundial dos EUA/México/Canadá-2026, o primeiro que terá não 32… mas, e pela primeira vez, alargado a 48 seleções finalistas na prova maior de seleções da FIFA.

Aprovou esta quarta-feira o Comité Executivo da UEFA - sujeito a retificação e aprovação pela FIFA, ainda, ressalve-se – que a corrida ao Mundial-2026, na Europa, seja retocada: 12 grupos de quatro ou cinco equipas cada um, com os vencedores apurados de forma direta, enquanto os segundos classificados dos agrupamentos e os melhores da Liga das Nações joguem um ‘play-off’ a duas mãos por mais vagas.