Já se sabe quem são os árbitros que descem!

Arbitragem Já se sabe quem são os árbitros que descem!

NACIONAL21.06.202320:26

Os árbitros Rui Costa e Vítor Ferreira descem à segunda categoria da arbitragem nacional por terem obtidos os dois últimos lugares na classificação final da época 2022/2023 a que A BOLA teve acesso.

Dos 22 árbitros da 1.ª categoria apenas um ficou sem classificação, Fábio Melo, por ter sofrido rotura de ligamentos e ficado sem igualdade de circunstâncias relativamente aos restantes árbitros. Ao abrigo do regulamento da arbitragem, Fábio Melo manter-se-á, apesar disso, na categoria principal.

A diferença na classificação dos árbitros é, como pode ver-se pelo quadro anexo, muitas vezes mínima. Ainda assim, ao que A BOLA apurou, a descida de Rui Costa, por exemplo, ficará a dever-se sobretudo à penalização pelo trabalho realizado nos primeiros jogos da época. Quanto a Vítor Ferreira, o que o grande público guarda é o sucedido no FC Porto, 1-Rio Ave, 0, da 21.ª jornada da Liga, em fevereiro deste ano, quando o dirigente portista, Luís Gonçalves, após ter sido expulso pelo juiz agora despromovido, o ameaçou verbalmente, como foi então visível na transmissão televisiva do encontro.

Desse jogo, em fevereiro, até final da época, Vítor Ferreira dirigiu mais seis partidas da Primeira Liga, uma em março, duas em abril e três em maio, entre as quais três do Arouca, duas do SC Braga e uma do Sporting. Vítor Ferreira, de 34 anos, da Associação de Futebol de Braga, é técnico de recursos humanos. Árbitro internacional, estava na 1.ª categoria desde a época 2016/2017.

Quanto ao professor de educação física Rui Costa, de 47 anos, estreou-se na Primeira Liga em outubro de 2003, num Beira-Mar, 3-E. Amadora, 0.

Rui Costa e Vítor Ferreira descem agora à 2.ª categoria. Serão, entretanto, promovidos três árbitros da 2.ª categoria, segundo o critério de alargamento do quadro principal.

A secção de classificações dos árbitros é, como todas as secções do Conselho de Arbitragem, presidida por Fontelas Gomes, e tem como vice-presidente Lucílio Baptista, e como vogais Albano Fialho e Pedro Portugal.

Veja aqui classificação dos árbitros e auxiliares.