Pombeiro regressa à Fonte do Bastardo

Voleibol Pombeiro regressa à Fonte do Bastardo

VOLEIBOL19.06.202323:21

No voleibol de praia, Francisco Pombeiro despediu-se do Leixões como campeão nacional na variante, este fim de semana, na modalidade no pavilhão, o distribuidor foi um dos protagonistas para que os conhecidos Bebés do Mar tivessem terminado a Liga Una Seguros na quarta posição, atrás dos campeões do Benfica que só arrecadaram o tetra no quinto jogo do play-off da final diante da Fonte do Bastardo. Precisamente a casa à qual o voleibolista de 27 anos vai voltar em 2023/2024.

«Já lá joguei em 2018/2019, tinha outra idade e o contexto como jogador era outro. Agora a perspetiva de estar sozinho já me agrada mais do que na altura e as viagens constantes vistas com normalidade», comentou a A BOLA o jogador sobre juntar-se às fileiras da equipa orientada por Nuno Abrantes. «Desportivamente é uma opção muito boa. A forma como fui abordado é para ser primeiro distribuidor. Tinha hipótese de continuar no Leixões, uma equipa que fez uma época excelente, gostaria também de voltar ao estrangeiro, mas não surgiram oportunidades. Já se sabe que na Fonte terei mais visibilidade e mais hipóteses de crescer como voleibolista», diz o lisboeta, cujas primeiras memórias na modalidade recuam ao tempo em que cabia dentro dos carrinhos das bolas nos treinos do pai que também foi jogador.

Com percurso pelo SC Caldas, pelo Ginásio Vilacondense, pelo Sporting e uma incursão pelo campeonato francês no Martigues - «Não correu como gostaria», assume -, Pombeiro voltou ao campeonato português pela porta do Vitória de Guimarães, emblema que já defendera em 2016/2017 e 2017/2018 antes de experimentar a insularidade açoriana pela primeira vez e chegar aos quartos de final da Taça Challenge, uma boa montra para a Europa. Agora volta mais formado como voleibolista e homem. «Já estava licenciado em Ciências do Desporto. Quando regressei de França, aproveitei para fazer o mestrado em ensino, só me falta defender a tese, portanto já tenho o plano B para o futuro», acrescentou o distribuidor, sem esconder que gostaria de jogar numa liga lá fora.

Para já, o lá fora de Pombeiro vai ser ainda na praia, no circuito nacional da variante por duplas, antes de entrar e estágio conjunto com a Seleção de sub-22 que serve de preparação para as Universíadas que vão realizar-se, entre 28 de julho e 8 de agosto, em Chengdu, na China, depois de cancelada a organização da prova em Ecaterimburgo, na Rússia, o ano passado, em virtude do envolvimento do país na invasão da Ucrânia.

Pombeiro não será o único a sair do Leixões. Miguel Sinfrónio, internacional português e central, vai ter oportunidade de se mostrar fora de portas, ao chegar a acordo com os vice-campeões austríacos do SK Aich-Dob. Do clube matosinhense, o central Nuno Teixeira, gigante (2.17 metros) do voleibol português, mas para rumar ao V. Guimarães.