Arnaud Démare desolado por não ir ao Tour

Ciclismo Arnaud Démare desolado por não ir ao Tour

CICLISMO15.06.202312:48

O sprinter francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ), foi pelo segundo ano consecutivo excluído dos ciclistas que a equipa francesa vai apresentar na Volta à França, tendo afirmado que vai deixar a equipa no final da temporada.

Em conferência de imprensa, Démare expressou a sua frustração e confirmou ter sido informado pelo diretor desportivo, Marc Madiot, da decisão da equipa. «Estou com raiva e desanimado porque trabalhei para isso e fiz concessões neste inverno, sabendo que teria apenas um companheiro de equipa comigo nos sprints. Normalmente, quando me dizem que não vou fazer o Tour, é em dezembro e não se fala em preparação. Desta vez, eu estava no Tour», acrescentando, «Os meus familiares reservaram férias para acompanhar o Tour, a minha esposa reservou quartos em hotéis para estar comigo nos dias de descanso. Não sei o que vou fazer, mas vou sentir-me mal a ver as etapas que terminam em sprints».

Thibaut Pinot ganhou um lugar na equipa para apoiar David Gaudu, embora Démare tenha sido forçado a ficar de fora mais uma vez. Segundo consta, Démare foi inicialmente apontado como uma possibilidade na seleção da equipa, no decorrer dos estágios de inverno. Essa ideia criou algum mal estar, com Gaudu a afirmar que era contra a presença de Démare. «Ele sabe porque não o quero no Tour e já lhe disse a ele», escreveu Gaudu nas redes sociais, para mais tarde pedir desculpa pelos comentários.

Arnaud Démare com 31 anos, participou por cinco vezes na Volta à França, vencendo duas etapas, afirmou que o contrato com a equipa que expira no final do ano não será renovado. «Este foi o segundo golpe duro que recebi. No decorrer do Boucles de la Mayenne fui informado que o meu ciclo tinha chegado ao fim na Groupama, “Não podemos mantê-lo” foi a frase utilizada por Madiot. Fiz parte da fundação da equipa e juntos fizemos coisas excecionais e ao fim de 12 anos sou varrido desta maneira da equipa».

No início da semana foram anunciados como certos na Volta à França, Thibaut Pinot, Stefan Kung, David Gaudu, Valentim Madouas e Kevin Geniets, os restantes três serão divulgados mais próximo do início da competição.

Segundo Marc Madiot, Gaudu será o corredor que lutará pela geral, enquanto Pinot fará a sua décima e ultima participação no Tour antes de colocar um ponto final na carreira profissional no final da temporada, o objetivo é lutar para conquistar vitórias na etapas de montanha. «Foi uma seleção difícil de fazer, especialmente a decisão de não levarmos Arnaud Démare. Entendo a sua desilusão”, afirmou o diretor desportivo. «Tenho afinidades com os ciclistas, mas os interesses da equipa têm de estar em primeiro lugar. Trata-se de uma escolha desportiva. Estou aqui para decidir qual a equipa que é mais competitiva. Existem pontos fortes e fracos. Eu assumo a responsabilidade pelas escolhas que fizemos». 

No palmarés de Arnaud Démare, destacam-se as vitórias em 8 etapa na Volta à Itália, duas na Volta à França, duas nos 4 Dias de Dunquerque, camisola dos pontos na Volta à Itália (2020 e 2022), vencedor da Milão - San Remo (2016), Paris - Tour (2021 e 2022) e Clássica de Bruxelas (2017 e 2023) entre outros resultados significativos.