Pelotão com novo teste no Grande Prémio do Douro

Ciclismo Pelotão com novo teste no Grande Prémio do Douro

CICLISMO13.06.202320:25

A terceira edição do Grande Prémio Douro Internacional, que se corre entre quarta-feira e domingo, serve de teste e preparação para as equipas Continentais prepararem a Volta a Portugal e darem continuidade ao calendário elaborado no principio do ano.

Mantendo o figurino das edições anteriores, com a maioria das etapas com partidas e chegadas na mesma localidade, a corrida apresenta cinco etapas em linha, Marco de Canavezes - Marco de Canavezes com 130,2 km, Tabuaço - Armamar 135,3 km, Pinhão  - Alijó 161,6 km, Resende - Resende 142,7 km e Lamego - Lamego 176,8 km, com percursos de quilometragem aceitável tendo em conta as equipas de clube e com um grau de dificuldade média-baixa, com duas contagens de montanha de 1.ª categoria, três de 2.ª categoria e cinco de 3.ª categoria.

As equipas Glassdrive-Q8-Anicolor, Efapel, Kelly-Simoldes-UDO, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Radio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua e ABTF Betão-Feirense vão apresentar algumas das melhores unidade nas quais se incluem Maurício Moreira e António Carvalho vencedores das edições anteriores, com as equipas de clube ACDC-Trofa, CCL-Matdiver-Anastácio Mendes, Fonte Nova-Felgueiras. Portos-Windmob, Maia, Óbidos, Santa Maria da Feira-Segmento D´Época e os espanhóis Padron-Cortizo, a tentarem dar nas vistas e se possível serem protagonistas numa corrida bem desenhada nas margens do Rio Douro, com paisagens deslumbrantes As bonificações nas chegadas e metas volantes poderão ser decisivas para encontrar o vencedor da classificação geral.

Na quarta-feira, a 1.ª etapa tem partida de Marco de Canavezes às 13.30 h e chegada cerca das 16.40 h na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro.

No ano em que o Jornal de Notícias comemora 135 anos, a empresa Global Media já organizou este ano o Grande Prémio O Jogo, além do Grande Prémio Douro Internacional, e vai colocar na estrada entre 2 e 10 de setembro o 32.º Grande Prémio JN, uma das provas mais antigas do calendário nacional.

ETAPAS

1.ª Etapa Marco de Canavezes - Marco de Canavezes   130,2 km

2.ª Etapa Tabuaço - Armamar                                           135,3 km

3.ª Etapa Pinhão – Alijó                                                    161,6 km

4.ª Etapa Resende - Resende                                           142,7 km     

5.ª Etapa Lamego - Lamego                                              176,8 km

Total                                                                                   746,6 km

PALMARÉS

2022  António Carvalho (Glassdrive)*

2021 Maurício Moreira (Glassdrive)

* Por desclassificação de José Fernandes (W52)