«Somos melhores do que o Benfica, Sporting e SC Braga»

FC Porto «Somos melhores do que o Benfica, Sporting e SC Braga»

NACIONAL12.06.202311:25

Atravessou o Atlântico no verão passado com o desejo de singrar ao serviço do FC Porto, mas dificuldades de adaptação ao futebol que se joga na Europa, aliado a várias lesões, fizeram com que a primeira época de Veron em Portugal fosse bastante discreta a todos os níveis. Ainda assim, o extremo contratado ao Palmeiras a troco de 10,2 milhões de euros, acrescidos de 2,2 milhões relativos a encargos adicionais, ajudou a equipa orientada por Sérgio Conceição a conquistar três dos quatro títulos no panorama nacional -só faltou mesmo a conquista do campeonato, que escapou para o rival Benfica.


Ainda assim, Veron partilha da mesma opinião de Sérgio Conceição, que, apesar do segundo lugar, assegura que o FC Porto foi a equipa mais forte do campeonato. «Exato, sim, sem dúvida, ficámos a dois pontos, sabemos que jogando com o Benfica de igual para igual somos melhores, com o SC Braga, com o Sporting, mas frente às equipas inferiores, com todo o respeito, não conseguimos mostrar o que realmente somos e isso prejudicou-nos no final, mas que sirva de aprendizagem para a próxima época», deixa o aviso

Apesar de alguns percalços a nível físico, Veron faz na mesma um balanço positivo do seu primeiro ano no Dragão. «Acho que foi um ano de aprendizagem, tive algumas lesões, foi também um ano de adaptação, pelo facto de trocar de uma liga para a outra, mas acho que foi um ano muito bom. Três títulos em quatro, que a próxima época possa ser uma época de mais vitórias ainda e que eu possa ter mais oportunidades para mostrar o que sei fazer, que é jogar futebol», sublinha, reiterando a ideia de que «a equipa do FC Porto é a melhor que há, infelizmente não ganhámos o campeonato, que era o nosso maior objetivo, mas fizemos uma grande época, ganhámos três títulos nacionais em quatro, que a próxima época possa ser ainda melhor», acrescenta.

E as diferenças entre o futebol brasileiro e o futebol na Europa, são muitas? «Acho que sim, até a forma de jogar do míster daqui com o míster de lá [Abel Ferreira treinou-o no Palmeiras], são bastante diferentes, mesmo sendo os dois portugueses, mas há uma grande diferença da Europa para o Brasil, mas a bola é redonda e temos de mostrar dentro do campo. Na próxima temporada vamos entrar mais fortes, mais firmes, e mostrar o nosso real valor. Quanto a mim, os adeptos ainda vão ver o verdadeiro Veron. Podem esperar muito mais para honrar a camisola do FC Porto, não pode faltar nada», deixa a promessa.


MALDITA ONDA DE LESÕES!
Veron, de 20 anos e que herdou a camisola 7 de Luis Díaz, apontou apenas um golo na época transata, na Taça de Portugal, diante do Anadia, mas espera estrear-se a faturar na liga portuguesa já no recomeço de 2023/2024. «Assim espero. Fiquei muito feliz com tudo o que aconteceu esta época, foi uma época de aprendizagem, de adaptação, e que a próxima temporada possa vir ainda mais brilhante», deseja, esperando que a onda de lesões não o volte a prejudicar na sua progressão ao serviço dos azuis e brancos.

«As lesões impediram-no de brilhar esta temporada? Acho que sim, um pouco, mas não foram apenas as lesões, tive algumas oportunidades, que acho que consegui aproveitar bem, mas na próxima temporada possa estar ainda mais forte, mais firme para poder aproveitar melhor as oportunidades. Tive alguns momentos em que falhei, mas a intenção nunca será essa, o nosso maior objetivo é colocar o FC Porto onde ele sempre merece estar, que é no topo de tudo», reitera.

Vários contratempos físicos impediram Veron de se assumir como potencial titular na formação portista. «Foi um pouquinho isso, não vou dizer que foram as lesões que atrapalharam, já tive bastantes problemas com lesões, não quero colocar a culpa nas lesões, porque isso é do meu corpo, espero que não aconteça a mesma coisa na próxima época e possa mostrar o meu real valor», augura.