Sporting conquista 17.ª Taça de Portugal!

Andebol Sporting conquista 17.ª Taça de Portugal!

ANDEBOL11.06.202318:44

O Sporting aumentou para 17 o recorde de edições ganhas da Taça de Portugal depois de ter ganho ao Marítimo por 30-29, esta tarde, no Pavilhão CS Marítimo, no Funchal, na Madeira.

Os leões, vencedores em 2022, inauguraram o marcador com Etiénne Mocquais, mas depressa Eldin Vrazalica repôs a igualdade e João Miranda deixou por instantes a turma de Paulo Fidalgo na frente (1-2), na única vez que os leões estiveram em desvantagem. Apesar dos bons serviços do guardião Diogo Valério, que na já véspera registara 60% de eficácia, as transições rápidas no ataque leonina se distanciou atá o 9-3 até que o 7X6 acionado pelo técnico dos insulares começar a funcionar e Délcio Pina, melhor marcador do campeonato, dar o contributo para reduzir a vantagem a dois golos (10-8).

Ainda assim, o Sporting, que chegou ao intervalo a liderar por 17-14, tendo o segundo tempo começado com um festival de golos de Francisco Costa para os leões e Délcio Pina, do lado dos maritimistas, tendo o lateral dos insulares, por intermédio da conversão de um livre de sete metros, a repor a igualdade (19-19) ao minuto 8 da segunda parte.

Kiko e Natán Suarez deram dois balões de oxigénio às pretensões dos comandados de Ricardo Costa, Pina voltou a reduzir (22-21), mas com o jogo a ser disputado a um ritmo acelerado, o Sporting voltou aos seis de vantagem, mas a um minuto e meio do fim, Délcio deixou de novo o pavilhão a sonhar com prolongamento (29-28). Mocquais distanciou os leões (30-28) e a segundos do fim, Pina, o homem da ilha que raramente falha, não marcou. Fê-lo, todavia, Guilherme Tavares, fixando o resultado em 30-29 a 10 segundos do apito.

Do lado do Sporting, os irmãos Francisco e Martim Costa foram os mais certeiros, com 10 e 7 golos, respetivamente. Do lado do Marítimo, Délcio Pina assinou 11 e justificou mais ainda o troféu que lhe fora oferecido antes do início da final por ser o melhor marcador do Andebol 1.