«Quanto melhor fazes o teu trabalho, mais o complicas...»

Benfica «Quanto melhor fazes o teu trabalho, mais o complicas...»

NACIONAL08.06.202315:43

O Benfica oficializou esta quinta-feira a saída de Luís Castro, treinador da equipa B, terminando assim uma ligação que se iniciou em novembro de 2019, quando assumiu a equipa de sub-23. Foi o técnico que conduziu as águias à vitória histórica na UEFA Youth League (2022) e na primeira edição da Taça Intecontinental sub-20 (2022).

Em entrevista à BTV, o técnico fez o balanço de três anos e meio de trabalho.

«É um balanço muito positivo, treinei alguns dos melhores jogadores do mundo. Nesta época o Benfica foi campeão nacional, ganhou o 38... Entre Campeonato, Champions e Taça da Liga, tem nove jogadores utilizados que foram treinados por mim nestas três épocas e meia. E ainda tem o André [Gomes], que não foi utilizado, mas fez parte do plantel. São 10 jogadores. Esse era o objetivo principal desde que entrei, não há medalha melhor. E depois também uma Youth League e uma Intercontinental Sub-20. Nas provas que me foram pedidas para vencer, falhei uma», afirmou..

Falou depois de forma mais concreta sobre a última temporada na equipa B. «Os anos de alteração e de remodelação do plantel são mais difíceis em termos de classificação. O Benfica já teve outros anos assim. Já sabia que ia ser um ano complicado. Depois, é um bocado contraditório... Quanto melhor fazes o teu trabalho de potenciação de jogadores, mais complicas o teu trabalho em termos competitivos. Se fazes um bom trabalho em termos de potenciação, aparecem os Antónios, os Neves, os Cheres a passar para o patamar de cima. É ótimo, porque alcanças o primeiro objetivo, mas em termos competitivos ficamos mais frágeis. Cresci muito, estou muito orgulhoso dos jogadores que tive. A três jornadas do fim, felizmente, conseguimos a manutenção. Sabíamos que era uma época complicada, mas todos os objetivos foram alcançados», vincou.