Comemorações do 90.º aniversário... de olho na Liga

Tondela Comemorações do 90.º aniversário... de olho na Liga

NACIONAL08.06.202310:06

O Tondela encerrou as comemorações do 90.º aniversário com uma cerimónia oficial que decorreu esta quarta-feira à noite, no Auditório Municipal de Tondela e na qual marcaram presença o presidente do clube, Gilberto Coimbra, o presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, e a presidente do Município de Tondela, Carla Antunes Borges, entre muitos outros convidados.

O líder do organismo que gere os clubes de futebol profissional salientou na sua intervenção o carater associativo do Tondela, que soube interagir e adaptar-se ao futebol negócio. «Tem sabido crescer de forma sustentada e é hoje exemplo da organização e das práticas daquilo que a Liga Portugal tem incutido nas suas sociedades desportivas».

Pedro Proença valorizou o papel de Gilberto Coimbra . «Falar de Gilberto Coimbra é falar da pessoa que no meu primeiro mandado não me apoiou…», começou por lembrar. O atual presidente da Liga Portugal ganhou essas eleições e com a mesma frontalidade no dia da tomada de posse foi surpreendido: «Recebi um telefonema do meu amigo Gilberto [Coimbra] que me disse: 'Não te apoiei, mas hoje és o meu presidente e dos 34 clubes que representam a Liga Portugal'.»

O presidente do Tondela referiu que 90 anos de história não são fáceis de contar, fazendo ele parte de 21, e foi comedido quanto às hipóteses de o clube voltar à Liga. «Há orçamentos brutais na Liga 2, mas vamos lutar, o que eu prometo à massa associativa é trabalho…»

A melhor prenda dos 90 anos de vida do clube e pedida pelo presidente é que a nova época possa começar bem, contratando o melhor possível. «Não falhar nas contratações…e recuperarmos o mais rápido possível o lugar onde já estivemos, não posso esconder que gostaria de chegar o mais rápido possível à Liga. Agora, se é fácil? Não…»

     

Fundado no dia 6 de junho de 1933, o Clube Desportivo de Tondela viveu, desde a temporada de 2004/2005 o período mais marcante da sua história com quatro subidas de divisão até alcançar, em maio de 2015, a Liga, onde permaneceu durante sete épocas consecutivas.

Na terça-feira foi hasteada a bandeira do clube pelo histórico roupeiro, Rolando da Cruz. Nesse dia de aniversário foi celebrada uma missa com romaria ao cemitério de Tondela onde foram homenageados os antigos sócios, atletas e amigos do clube. Antes, no dia 23 de maio tinha sido apresentado o documentário 'A Caminhada Auriverde', e no último fim de semana, a 3 de junho, reaizou-se o torneio de veteranos ao 'Ao Tom Dela'.