Open dos EUA: Swiatek não poupa melhor amiga

Ténis Open dos EUA: Swiatek não poupa melhor amiga

TÉNIS02.09.202300:59

A polaca Iga Swiatek, tenista número um mundial, regressou aos oitavos de final do Open dos Estados Unidos, de que é campeão em título, num jornada em que os jogadores deste país, Frances Tiafoe, Tommy Paul e Ben Shelton, também venceram, qualificando-se para a ronda seguinte.

Numa jornada de despedida para o português Francisco Cabral e o parceiro brasileiro Rafael Matos, após a derrota diante do neerlandês Tallon Griekspoor e do australiano Thanasi Kokkinakis, por 4-6, 6-4 e 6-4, Swiatek demorou apenas 49 minutos para eliminar a melhor amiga, a eslovena Kaja Juvan (145.ª WTA), em dois sets, pelos parciais de 6/0 e 6-/1.

Swiatek obteve 21 ‘winners’ e apenas cinco erros não forçados para construir a terceira vitória consecutiva sobre aquela adversária e o 10.º triunfo seguido no USTA Billie Jean King National Tennis Center, em Nova Iorque.

«O meu nível foi alto e não cometi muitos erros não forçados. Estou contente com a minha exibição e, de um modo geral, comecei e mantive-me disciplinada, sem mudar o nível de jogo até ao fim do encontro», afirmou a tenista polaca.

Nos oitavos de final, Iga Swiatek, de 22 anos, vai defrontar a letã Jelena Ostapenko (26.ª WTA), que hoje superou a norte-americana Bernarda Pera (73.ª WTA) em três equilibrados parciais, decididos por 4/6, 6/3 e 6/3, ao fim de uma hora e 48 minutos.

Ao contrário de Swiatek, a checa Karolina Muchova, que figura no 10.º lugar no ranking WTA, sentiu algumas dificuldades para se impor ante a norte-americana Taylor Townsend (132.º WTA), que só cedeu pelos parciais de 7/6 (7-0) e 6/3, ao cabo de uma hora e 55 minutos.

Quem também seguiu em frente na prova feminina foi a dinamarquesa Caroline Wozniacki, de regresso à competição três anos e meio depois da retirada do circuito, após o triunfo ‘arrancado a ferros’ à anfitriã Jennifer Brady, ao cabo de três sets, resolvidos por 4/6, 6/3 e 6/1.

O próximo desafio da duas vezes vice-campeã do Open dos Estados Unidos (2009 e 2014) será com a vencedora do encontro entre a norte-americana Coco Gauff e a belga Elise Mertens, agendado para domingo.

No quadro de singulares masculinos, Frances Tiafoe, Tommy Paul e Ben Shelton continuam a fazer as honras da casa e a alimentar as esperanças do público norte-americano de ver um tenista local voltar a vencer o último ‘major’ da temporada, desde Andy Roddick, em 2003.

Depois de Tommy Paul (14.º ATP) precisar de quatro sets, por 6-1, 6-0, 3-6 e 6-3, para afastar o espanhol Alejandro Davidovich Fokina (21.º ATP), foi a vez do jovem Shelton, de 20 anos, ultrapassar o russo Aslan Karatsev (77.º ATP) também em quatro parciais, por 6-4, 3-6, 6-2 e 6-0.

Por seu turno, o número 10 mundial, semifinalista há um ano em Flushing Meadows, só conseguiu o apuramento para a quarta ronda no ‘tiebreak’ do quarto set disputado com o francês Adrian Mannarino (35.º ATP), que acabou por perder por 4-6, 6-2, 6-3 e 7-6 (8-6), ao fim de duas horas e 55 minutos de um encontro disputado no Louis Armstrong Stadium.

Na madrugada de sexta-feira, o espanhol Carlos Alcaraz, número um mundial, assegurou facilmente o acesso à terceira ronda, onde os russos Daniil Medvedev e Andrey Rublev sentiram algumas dificuldades para seguir em frente. A defender o título, o primeiro do Grand Slam da carreira, o jovem jogador de Múrcia, de 20 anos, ainda foi testado na reta final do encontro com o sul-africano Lloyd Harris, mas conseguiu resolver o desafio em três ‘sets’, decididos por 6/3, 6/1 e 7/6 (7-4), ao fim de duas horas e 26 minutos.

Depois de ter beneficiado na primeira ronda da desistência do alemão Dominik Koepfer, lesionado no tornozelo esquerdo, Alcaraz entrou realmente em jogo no último ‘major’ da temporada diante do número 177 do ATP, de 26 anos, defendendo 10 ‘break points’ e recuperando de um ‘break’ abaixo na última partida.

«Fiz um bom encontro desde o início até à última bola. Se tivesse de escolher algum momento, penso que joguei um segundo ‘set’ bom, sem muitos erros e a fazer o meu jogo», comentou o campeão de Wimbledon, que defronta na terceira eliminatória o britânico Daniel Evans, campeão de Washington, após o triunfo deste sobre o neerlandês Botic van de Zandschulp.

Ao contrário do tenista espanhol, os russos Daniil Medvedev e Andrey Rublev tiveram tarefas mais complicadas para garantir a continuidade no torneio. Medvedev, número três do mundo, somou a sua 250.ª vitória em piso rápido frente ao australiano Christopher O’Connell, por 6/2, 6/2, 6/7 (6-8) e 6/2, qualificando-se para a terceira ronda em Flushing Meadows, onde em 2021 se tornou campeão.

«Encontro duro. Não sei porquê, mas a dado momento ele decidiu jogar melhor. Joguei igual do primeiro ao último ponto. Tornou-se mais difícil para mim, por isso estou contente por conseguir continuar aqui. Tive oportunidades no terceiro set e só as consegui aproveitar no quarto», comentou o moscovita, depois de desperdiçar dois ‘match points’ no terceiro parcial.

Enquanto Medvedev vai agora medir forças com o argentino Sebastian Báez, Andrey Rublev, oitavo no ‘ranking’ ATP, vai ter como próximo adversário o francês Arthur Rinderknech (73.º ATP), depois de ter derrotado na segunda eliminatória o também gaulês Gael Monfils, por 6/4, 6/3, 3/6 e 6/1.