Francisco Costa e Viktoriya Borshchenko jogadores do ano

Andebol Francisco Costa e Viktoriya Borshchenko jogadores do ano

ANDEBOL02.09.202300:57

Francisco Costa e Viktoriya Borshchenko receberam, esta noite, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo o prémio de jogadores do ano na X Gala do Andebol, que homenageou ainda a equipa do Benfica, as Seleções Nacionais A masculina, de sub-20 e de andebol em cadeira de rodas.

Após três anos de interregno devido à pandemia, a festa do andebol deu ênfase aos feitos de 12 jogadores, sendo sido Francisco Costa, internacional e lateral do Sporting, eleito para o Prémio de Melhor Jogador do Campeonato Placard Andebol 1, com 45,22% das votações, à frente do capitão da Seleção Nacional e central do FC Porto, Rui Silva (42,26%). Martim Costa, o irmão mais velho do vencedor, internacional e também jogador leonino foi terceiro classificado com (12,52%). Aos 18 anos, Kiko tornou-se no jogador mais jovem de sempre a vencer o galardão.

Aos 37 anos, a central do Viktoriya Borshchenko mereceu o prémio feminino com um total de 47,08% das votações, depois de uma época notável ao serviço do Benfica que se sagrou bicampeão nacional feminino. A atleta ucraniana superou os 27,48% e os 25,44% das internacionais lusas Mihaela Minciuna e Maria Unjanque, também andebolistas encarnadas.

Vasco Costa, lateral e internacional jovem que atuou no FC Gaia por empréstimo do FC Porto, estreou-se na lista de vencedores, com o Prémio de Jogador Revelação do Campeonato Placard Andebol 1 (38,67%). O guardião Diogo Rêma Marques (32,75%) e João Gomes, que deixou o Águas Santas para rumar ao Sporting ocuparam os lugares seguintes.

A lateral do CDE Gil Eanes, Carmen Figueiredo, de 18 anos, foi a única atleta a receber dois galardões como revelação do campeonato (55,71% dos votos), dado que os 202 remates certeiros em 22 jogos lhe valeram  o Prémio de Melhor Marcadora do Campeonato da I Divisão Feminina.

Entre os guarda-redes, a internacional portuguesa Isabel Góis, que regressou ao Madeira SAD na temporada passada, foi a escolhida (56,05%) em femininos, tendo Sergey Hernandez, que se despediu do Benfica esta época, recolhido o prémio para o guarda-redes masculino (49,75%).

Já fora do campeonato português, mas com um histórico de quatro temporadas gloriosas ao serviço do FC Porto, Magnus Andersson, de 57 anos, foi eleito o Melhor Treinador do Campeonato Placard Andebol 1 (41,35%), seguido de Ricardo Costa, do Sporting e Filipe Magalhães, do ABC. João Florêncio, que levou o Benfica a bicampeão feminino, ao fim de 30 anos, foi eleito o treinador feminino (42%).

O cabo-verdiano Délcio Pina, lateral de 31 anos do Marítimo que assinou 201 golos em 26 jogos, foi o melhor marcador entre os homens.

A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, liderado por Danilo Ferreira, recebeu uma das maiores ovações da noite, pela conquista histórica do Mundo e Europeu, em 2022. Também a Seleção Nacional A masculina homenageada, tal como os vice-campeões europeus de sub-20.

A vitória na Liga Europeia o ano passado pelo Benfica não foi esquecida entre as homenagens.