«As vitórias trazem sempre confiança»

Farense «As vitórias trazem sempre confiança»

NACIONAL01.09.202316:21

Na antevisão ao jogo do Farense em Famalicão, neste sábado às 18 horas, José Mota pede «afinco e determinação» aos seus jogadores para enfrentarem uma tarefa «difícil».

«As vitórias trazem sempre confiança e a esta com o Chaves foi importante, por vários aspetos: foram os primeiros três pontos para nos dar tranquilidade e sentimento de dever cumprido, que as vitórias proporcionam, e traz confiança ao grupo de trabalho. Já referi que este grupo de trabalho em que para muitos dos atletas foi a primeira vitória na 1ª liga e espero que eles percebam que muitas mais está ao alcance do grupo. O importante é que trabalhem com a intenção de melhorarem e evoluírem todos os dias, a confiança e trabalhar sobre vitórias traz um melhor ambiente, mais saudável e maior alegria. Tudo isso é diferente quando se tem vitórias, para mais alcançada com este resultado de 5 a 0», observou o treinador, que frente aos flavienses, na passada jornada, os algarvios obtiveram o primeiro triunfo no campeonato.

«Mas isto passou, o futebol, é viver dois ou três dias sobre essas vitórias e depois é preparar e pensar no próximo adversário e nós estamos muito concentrados e focados no Famalicão, uma equipa muito boa, com jovens jogadores de muito talento, num misto de experiência e com uma equipa também já experiente na 1ª liga. Os jogos que fizeram foram muito interessantes, mostrou um adversário com grande capacidade e muito bem organizado. Isto faz antever grande dificuldades para o Farense e vamos continuar a trabalhar e a preparamo-nos para dar uma boa resposta, que é lutar pelos três pontos, estar muito concentrados em todos os momentos do jogo, perceber os pontos fortes e fracos do adversário, saber exatamente o quanto este jogo vai ser difícil, porque se estivermos cientes dessas dificuldades, enfrentamos as nossas tarefas, quer individuais como coletivas, com mais afinco e determinação», pede.

Sobre o facto de nos dois últimos jogos – FC Porto e Chaves – ter apresentado o mesmo onze sem reforços, o treinador referiu: «Gosto muito deste grupo de trabalho. Todos vão ser importantes durante a época para o que pretendemos para a equipa, estão a trabalhar muito bem e estão preparados para a qualquer momento, assim que sejam chamados, darem respostas de evolução a nível de equipa. Os plantéis são feitos desta forma, temos agora 24 elementos, e todos eles vão ajudar o grupo e o Farense a atingir os seus objetivos. É preciso que todos estejam a trabalhar desta forma, porque a qualquer momento são chamados e vão responder ao que o treinador pretende para cada um deles.».

«O fundamental é a equipa, aqui não há valores individuais. Se a equipa e o grupo estiverem bem, se conseguirmos bons resultados e se formos uma verdadeira equipa, naturalmente os valores individuais acabam por sobressair e é isso que que eu quero, que esta equipa seja muito forte e unida porque as dificuldades, neste campeonato, vão ser muitas», acrescentou o treinador, que na deslocação a Famalicão não vai poder contar com Jhon Velázquez, que está lesionado.