Jorge Andrade assume: «Jorge Jesus é o melhor treinador que tive. De longe!»

Futebol Jorge Andrade assume: «Jorge Jesus é o melhor treinador que tive. De longe!»

FUTEBOL28.08.202315:18

Fernando Santos (FC Porto), Javier Iruteta e Joaquín Caparrós (Corunha), Claudio Ranieri (Juventus) e Scolari (Portugal) foram alguns dos treinadores com que Jorge Andrade trabalhou durante a carreira. Mas nenhum o marcou tanto como Jorge Jesus, que orientou no Estrela da Amadora, clube onde se formou e chegou a profissional.

«As equipas do Jorge Jesus estão sempre muito bem colocadas em termos de disposição tática. Tinha também uma ou duas jogadas sempre preparadas, para surpreender o adversário. Nas bolas paradas defensivas, começou a implementar a marcação à zona, que ninguém queria assumir, e a partir daí toda a gente começou a fazer zona. Até as grandes equipas europeias fazem zona nos cantos. Em termos de treino e capacidade de passar a informação, é o melhor treinador que tive. De longe!», diz o antigo internacional português no Final Cut, o podcast da Sports Tailors.

O antigo defesa-central recordou ainda que esteve perto de se mudar para o Benfica e que chegou a ter acordo com o presidente da altura, Vale e Azevedo, cuja ostentação acabou por o afastar da Luz: «Em vez de falar do meu contrato, mostrar-me o estádio ou falar de futebol, passou o tempo todo a falar de barcos e de iates, e eu não estava a perceber nada... o meu contrato era só mais um e deu aquilo como garantido.»

A final perdida no Euro-2004 foi outro dos temas abordados: «Hoje não fazia sentido passar por aquele cordão humano todo. Baixámos a guarda, ficámos com o sentimento de dever cumprido. No último jogo tinha de existir uma solução para irmos diretamente para o estádio e não passarmos por todas essas emoções. Nós devíamos de ter estado mais vivos contra a Grécia, desde o primeiro momento.»