«Acabei em forma, a vencer o crono»

Volta a Portugal «Acabei em forma, a vencer o crono»

MAIS DESPORTO21.08.202301:03

Sorridente após vencer a derradeira tirada e pular para segundo classificado da Volta, o espanhol Txomin Juaristi, de 28 anos, da Euskaltel-Euskadi, foi quem mais rápido voou por uma Viana do Castelo apinhada em dia de Procissão do Mar na Romaria da Senhora d’Agonia e engalanada em Santa Luzia também para aplaudir os ídolos do pedal.

«Vim para a Volta a pensar ganhar numa etapa e acabar bem classificado na geral. Foi na última tirada, mas consegui realizar ambos os objetivos. Fico satisfeito, colocámos três corredores entre os dez primeiros da classificação geral, sem falar nas duas vitórias em etapas para a equipa. Fizemos uma corrida absolutamente brilhante», disse o espanhol.

«Vinha em boa forma, mas não pensava que acabaria tão bem esta Volta. Se antes dela ter começado me tivessem dito que a terminaria na segunda posição, não assinaria. Mas cá estou, muito contente», disse aquele que voou a 43,075 km/h nos 17,4 km do contrarrelógio final em Viana do Castelo para vencer lá no alto, superiorizando-se a Mauricio Moreira e… Colin Stussi: mas os 26 segundos apenas ganhos ao suíço não lhe permitiram ir mais além da prata na classificação geral final.